03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    Abismos internos: o duplo em “a desumanização” de Valter Hugo Mãe
    (2022-10-07) Cavalcante, Maria Alice Ribeiro; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130; http://lattes.cnpq.br/7900568477223396
    O presente trabalho tem por objetivo pensar sobre as manifestações do elemento do duplo na obra A desumanização, de Valter Hugo Mãe. Busca-se desenvolver uma percepção crítica acerca destes temas, observando como as personagens apresentam as características emblemáticas do duplo e do conflito interno ambíguo. Estabelecendo um diálogo entre trama e teoria. Sob o apoio da psicanálise de Freud com seu trabalho Das Unhemilich (1919), também com o suporte da teoria do duplo de Carla Cunha (2013), retirada do verbete Duplo, presente do “-Dicionário de termos Literários”, organizado por Carlos Ceia. Objetiva-se a confluência teórica, de acordo com a análise da trama. A conclusão sonda a detecção da forma de leitura sob a ótica do duplo, assim como amplitude interpretativa na trama, que promovam outras formas de conceber dilemas de autopercepção.
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    O espaço do visível e do invisível na obra “Ensaio sobre a cegueira”
    (2018) Barbosa, Jéssica Andrade Guabiraba; Cavalcante, Valquíria Maria de Moura; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170; http://lattes.cnpq.br/1979728174658046; http://lattes.cnpq.br/0952255686046703
    O principal objeto de estudo deste trabalho é analisar os espaços visíveis e invisíveis como peça fundamental de transformação dos personagens dentro da obra Ensaio sobre a cegueira (1995) de José Saramago, posto que os personagens se modificam ao longo da narrativa. Pretende-se também trabalhar a categoria espaço, assim como teorias filosóficas sobre o espaço, a fim de relatar os espaços que a narrativa aborda. Dessa forma utilizamos a partir da leitura de Luis Alberto Brandão em sua obra “A teoria do espaço literário”,onde ele apresenta as teorias que foram escolhidas para o estudo da obra. Como “A poética do espaço –Gaston Bachelard”e “Microfisica do poder” de Foucault.
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    Uma busca pela identidade em à Sombra do Oká de Olinda Beja
    (2019) Oliveira, Irlani Ramos de; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170; http://lattes.cnpq.br/6440842116114211
    Neste trabalho, buscamos analisar a obra À sombra do Okáda escritora santomense Olinda Beja, no interesse de aprofundar os estudos na presença do seu Eu-lírico voltado para sua terra natal e, consequentemente a sua construção identitária através de seus poemas. Partiremos da história do colonialismo e o que sedeu após este momento, o pós-colonialismo, na vida e literatura dos países africanos, sempre nos apoiando na teoria de Thomas Bonnici (2009), o qual nos traz uma perspectiva ampla a respeito do pós-colonialismo e suas construções ao longo do tempo, como também utilizaremos as propostas de Inocência Mata (2010), onde a autora aborda em seu livro “Polifonias Insulares” temas relacionados à voz da cultura e literatura de São Tomé e Príncipe.Faremos uma breve apresentação da “Cultura insular”, a qual norteia o nosso tema central, utilizando como embasamento teórico o escritor Amarino Oliveira de Queiroz (2007), onde em sua tese buscou apresentar elementos qualitativos e quantitativos relacionado às ilhas irmãs e também à escritora Olinda Beja. E por fim, apreciamos a obra citada, onde procuramos elencar elementos que nos mostram a construção dessa identidade santomense, sempre citando trechos fragmentados da obra para relacionar às nossas percepções.