03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Eficiência dos gastos públicos em saúde durante a pandemia da COVID-19: uma análise para os municípios pernambucanos
    (2022-10-11) Souza, Camila Vanessa de Lima; Bezerra, Arley Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2745072539647650
    Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde decretou pandemia mundial da COVID-19 e solicitou isolamento social para mitigar o contágio. Ainda assim, mais de 6 milhões de pessoas vieram a óbitos por consequência do coronavírus. Para além das vidas perdidas, o mundo enfrentou um perverso desequilíbrio econômico. No Brasil, essa instabilidade levou a um aumento no nível de desemprego, ao fechamento de empresas, entre outras repercussões. O Nordeste foi uma região bastante afetada pela pandemia em todos os aspectos, o estado de Pernambuco foi o 3º com mais casos de COVID-19 na região. Este cenário possibilitou o aumento da atenção para a administração pública, de modo a verificar-se a condução das atuações dos gestores. Desse modo, o presente trabalho se propôs a identificar quais gestões municipais do estado de Pernambuco obtiveram maior eficiência no gerenciamento de gastos com saúde, no período de março de 2020 a setembro de 2022, considerando os obstáculos causados pela pandemia. No que tange os aspectos metodológicos, deriva-se de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagens quantitativas que possibilitaram a utilização do método DEA para obter os resultados necessário para análise de eficiência. Partindo de duas óticas, foi verificado os índices de eficiência dos municípios através do modelo de retornos constantes de escala (CCR) que indicou que seis municípios atingiram o escore de eficiência igual a um e o modelo retornos variáveis de escala (BCC) que apresentou nove dos 174 municípios analisados, foram considerados eficientes na utilização destas variáveis utilizadas e neste período de tempo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade no atendimento do serviço público de saúde: um estudo realizado em uma Secretaria Municipal de Saúde
    (2022-05-27) Ferreira, Dilson Souza; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Info saúde: uma aplicação mobile para auxiliar usuários da saúde pública no Brasil
    (2019) Silva, Dhonatan Diego Marinho da; D’Emery, Richarlyson Alves; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/2377670834761465
    Com o passar dos anos, o mundo no qual vivemos passou por diversas mudanças, entre elas está o setor da saúde e o de tecnologia. Essas mudanças despertaram a necessidade de informação rápida, precisa e disponível em qualquer hora e lugar, proporcionando o crescimento de forma significativa da utilização de aplicações mobile em smartphones. Em contrapartida, a saúde pública no Brasil ainda enfrenta diversos problemas, entre eles: a superlotação de hospitais, a burocracia na marcação de consulta, falta de medicamentos e médicos, escassez de informações precisas sobre a localização de estabelecimentos e informações sobre médicos. Informações essas fundamentais na velocidade e precisão de decisão do paciente. A partir desse contexto, este projeto teve como objetivo desenvolver um aplicativo para disponibilizar dados sobre estabelecimentos e médicos que trabalham a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). O software usa dados do DATASUS, órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e que tem a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Como estudo de caso, foram utilizados os dados de Pernambuco. A aplicação usa o banco de dados Google Firebase e os recursos Authentication e Realtime Database. Esses recursos garantem um melhor controle sobre usuários e visualização e alteração em tempo real dos dados cadastrados, respectivamente. Os estabelecimentos são geo-representados através da API Google Maps. A aplicação permite que um cidadão visualize os dados, cadastre um perfil e informe dependentes; um administrador é responsável pela manutenção dos dados no aplicativo.