03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    Níveis de serviço pós-venda e a satisfação do consumidor: caso de uma loja agropecuária
    (2019) Cruz, Lucas Alves da; Rocha Júnior, Cláudio Jorge Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5767471085192721; http://lattes.cnpq.br/0520024249810427
    Este trabalho teve como objetivo descrever os serviços pós-venda de uma loja agropecuária e a satisfação dos clientes com os serviços prestados pela empresa. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa sobre a satisfação dos consumidores com os serviços de uma loja agropecuária, localizada em São José do Belmonte-PE, atuante no ramo da agricultura, e que comercializa desde insumos que são aliados à prestação de serviços. Para a pesquisa, foi realizado um estudo de caso durante o período da pesquisa de campo, entre os dias 22/04/2019 a 10/05/2019, no qual foram analisadas de forma qualitativa as relações de vendas e prestação de serviços, tendo como base um estudo sobre os elementos de transação e pós-transação empregados pela empresa e a verificação da confiabilidade do consumidor em relação aos insumos e serviços prestados. Para esse estudo, a coleta de dados foi realizada com os consumidores e funcionários da loja, por meio do uso de formulários, sendo um para cada grupo. A pesquisa ocorreu em um universo de 200 clientes, que é o número médio mensal de diferentes clientes da loja. Durante esse período, foi apresentado um formulário para 20 clientes da loja, referente a 10% dos clientes. Quanto a loja foi entrevistado um vendedor. Durante a pesquisa observou-se o impacto que a boa comunicação entre vendedor e consumidor, bem como uma eficiência na prestação de serviços - tendo como objetivo a satisfação do cliente e por serem atendidos e acompanhados por pessoal qualificado tecnicamente e de boa índole - tem um forte poder sobre a representatividade da empresa perante o mercado local. Para a realização de uma pesquisa mais ampla é importante o estudo tanto da empresa entrevistada como de todas as suas concorrentes com base em informações de seus proprietários e não somente dos vendedores.
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    O crescimento das firmas a partir da capacidade inovativa: um estudo sobre o crescimento das firmas em Pernambuco
    (2019) Beserra, Stephanie Ferraz; Silva, Everlândia de Souza; http://lattes.cnpq.br/9531191173105611
    Dado o avanço do processo de globalização dos mercados, estes estão se tornando cada vez mais competitivos e, em consequência disso, os empreendedores estão recorrendo a inovação como uma ferramenta essencial, tanto para garantir a sobrevivência de suas empresas, assim como também o crescimento sustentado das mesmas. Diante disso, com o intuito de analisar se a inovação, particularmente representada através da existência de diretores e gerentes de pesquisa e desenvolvimento (P&D), influenciou no crescimento das empresas em Pernambuco, para a realização dessa pesquisa, foi utilizado os dados do RAIS - MTE, referente ao período de 2005 a 2009. Foram estimados dois modelos empíricos de Logit em painel de efeitos aleatórios para captar como a existência de Diretores e Gerentes em P&D nas empresas podem determinar a probabilidade de crescimento das empresas. O Modelo 1, foi estimado considerando apenas como variável explicativa, Diretores e Gerentes em P&D, e o Modelo 2, além de utilizar a variável Diretores e Gerentes em P&D, utilizou-se também variáveis de controles. Por meio dos resultados empíricos obtidos nas estimações dos dois modelos verificou-se que, a existência de Diretores e Gerentes em P&D dentro do quadro profissional das empresas aumenta a probabilidade de crescimento das mesmas. Contudo, nos resultados empíricos obtidos na estimação do Modelo 2, somente o coeficiente da variável Diretores e Gerentes em P&D mostrou-se significativo ao nível de 1%, os coeficientes das demais variáveis apresentaram-se estatisticamente não significantes, não influenciando assim a probabilidade de crescimento das empresas em Pernambuco.