03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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Resultados da Pesquisa

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    Governança da educação básica no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura
    (2022-10-14) Oliveira, Janaína Melo de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/2933377365386425
    A educação é a base para o indivíduo se tornar um cidadão provido de discernimento para exercer seu papel na sociedade. A Governança Pública na área educacional deve seguir as premissas constitucionais, as quais determinam os direitos fundamentais dos cidadãos. O objetivo da pesquisa é analisar o Estado da Arte voltado à associação temática entre a governança pública e a educação básica no Brasil, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa é do tipo descritivo, adotando-se a abordagem qualitativa. Foi inicialmente realizada uma busca sobre a temática de Educação Básica no Brasil para a construção da seção de fundamentação teórica. Após o filtro de revisados por pares restaram 20 trabalhos, os quais serviram de base para o estudo. Cada artigo mostra as peculiaridades dos problemas gerados na área educacional, reforçando que a temática ainda tem múltiplos desafios a serem vencidos e fenômenos a serem estudados, desnudando a ineficiência do sistema de Governança Pública na Educação no Brasil. Como continuidade nos estudos sobre o tema, tendo em vista que as falhas da Governança na Educação Básica do Brasil têm se mostrado crônicas e carecem de reparos urgentes, sugere-se que estudos futuros sejam focados em Pesquisas Quantitativas sobre a Governança Pública e Políticas Públicas Educacionais. A sociedade precisa de resultados na área educacional com mais consistência, com escolas públicas ofertando ensino de qualidade e que estejam aptas a formar indivíduos capazes de mudar a realidade do país.
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    Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória
    (2022-10-19) Domingos, André Luiz; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397
    Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.
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    Letramento: discussões teóricas acerca a concepção dos professores sobre as práticas pedagógicas da leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade em sala de aula, no ensino fundamental II
    (2018) Melo, Adimilsa Alves da Silva; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
    Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar como os professores trabalham em sala de aula o letramento de modo a priorizar os eixos de ensino da língua portuguesa. Mais especificamente, tentamos alcançar os seguintes objetivos:a) Examinar se os professores trabalham todos os eixos de ensino da língua portuguesa;b) Analisar se os gêneros textuais são utilizados como instrumentos para o ensino da língua;c)Averiguar com que frequência os professores realizam atividades para desenvolver o letramento dos alunos. Participaram da pesquisa duas professoras da rede municipal de ensino de Triunfo, a professora A, que atuava em um 7° ano e a professora B, que também lecionava em um 7°ano. Foram realizadas entrevistas e as mesma foram transcritas para analise. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Soares (2003; 2009) e Leite e Botelho (2011) sobre o conceito de Letramento; de Antunes (2003) sobre os eixos de ensino de língua portuguesa, e nas reflexões de Marcuschi (2005) e Barros (2011) acerca da relação entre gêneros textuais e letramento. Através das análises pudemos observar que em relação ao trabalho com os eixos de ensino (oralidade; leitura; produção textual e analise linguística) ambos os professores priorizam a leitura e a produção textual. Em detrimento a isto, o eixo da oralidade foi negligenciado e a análise linguística, para as mesma se restringiu ao trabalho com a gramática normativa. No que diz respeito à utilização de gêneros textuais em suas aulas, as duais professores privilegiaram um ou dois gêneros, prática essa negativa, pois o letramento é favorecido a partir do contato com os mais variados gêneros textuais.Em relação às atividades em que os professores tentam propor situações reais de uso da língua, percebemos que o professor A, através de sua fala tenda a utilizar diversos gêneros textuais, pratica essa positiva, já que tais atividades tendem a ampliar o letramento nos alunos. Já a professora B mostrou a preocupação na escolha dessas atividades, levando, para sala de aula, textos que faziam parte da realidade dos alunos. Diante de tais resultados, acreditamos que ainda haja uma falta de compreensão do que seja o Letramento e suas habilidades. Por isso, fica clara a importância de proporcionar formação inicial e continuada sólida no que diz respeito ao trabalho relativo às práticas de letramento.