Bacharelado em Agroecologia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3108
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Do açaí a cannabis: agroecossistemas biodiversos em transição agroecológica(2025-03-17) Silva, Sivaldo Mendes da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/8423409450572038O curso de bacharelado em agroecologia tem uma metodologia de ensino em regime de alternância onde nós estudantes passamos 1 semana de cada mês tendo aula na universidade e as outras 3 semanas com atividades para aplicar no território onde vivemos, seja no agroecossistema onde o estudante está inserido ou em algum que ele adote para poder fazer as atividades. Este memorial busca apresentar uma sistematização das atividades que eu vivenciei durante os 4 anos de curso, que estejam focadas nas experiências que tive com agroecossistemas biodiversos em transição agroecológica, dessa forma trarei relatos de experiências, estudos que fizemos em sala de aula, fotos tiradas a campo, atividades realizadas nas imersões e assim poder mostrar um pouco dos caminhos que trilhei. Em todos os períodos do curso trabalhei com alguma atividade relacionada a produção agrícola, me levando a aprofundar o conhecimento agroecológico sobre a dimensão técnico produtiva e consegui relacionar o que estava sendo estudado em sala de aula com o que eu vivi no campo. O modelo de agricultura que estava mais presente durante esse tempo no curso foram os sistemas agroflorestais e a cultura que mais me chamou atenção pela sua importância atual foi cannabis medicinal.Item ATER agroecológica para a agricultura familiar no semiárido: do enfrentamento da fome, à abundância promovida pelos sistemas agroflorestais nos municípios de Buíque, Exu e Triunfo em Pernambuco(2024-02-04) Silva, Raul Brainer; Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4886000173439874I present my academic and professional career in this memorial in an autobiographical approach, where many of the reflections were obtained through experience in different territories, in the daily lives of farmers in different locations in the Semiarid region. The aforementioned document is specific to my understanding and learning in themes related to Education in Agroecology with rural participatory processes, given the knowledge acquired in the Bachelor of Agroecology Peasantry and Popular Education (BACEP) and the experience of “Sertaneja Culture” in the surrounding territory. from PARNA-Vale do Catimbau, Serra do Araripe and Sertão do Pajeú, through Sítio Alcobaça, Association of Farmers and Farmers of Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA) and the Agroecological Development Center (SABIÁ) in the semi-arid region of Pernambuco. Relating Agroecological Scientific Knowledge to the ancestral knowledge of traditional native communities, we highlight here the importance of different integrated cultivation and breeding systems, with low environmental impact arrangements. Presenting the experiences of Mandatory Supervised Internships (ESO's), based on the management practices, implementation and processing of what is produced in Agroforestry Systems (SAF's), bringing SAF as a strategy for generating income, combating climate change and part of the solution to confront the issue of hunger in the Northeast Sertanejo, portrayed in Josué de Castro's work “Geografia da Fome”, published in 1964 and still current in terms of the developmental problems that threatened food security in the semi-arid region.