04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

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    Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa instituição de educação infantil
    (2019) Macêdo, Aryadyna Thallya Cordeiro Lourenço de; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/0248875672137242
    Este trabalho aqui apresentado, intitulado: Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa intituição de educação infantil, surge da necessidade de se pensar em uma educação que ofereça aos alunos, enquanto imersos no âmbito escolar, uma maior segurança no que concerne a acidentes que, por ventura, possam vir ocorrer na instituição escolar. Tivemos como objetivo geral o de investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos primeiros socorros enquanto agentes de uma escola de Educação Infantil na cidade de Garanhuns-PE. Para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo do tipo etnográfica (ANDRÉ, 1995), pois está se mostrou mais adequada tendo em vista que o objetivo principal é investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos Primeiros Socorros enquanto agentes da Educação Infantil, o que requer um deslocamento até o local de manifestação do fenômeno investigado, observação participante, descrição do fenômeno observado e ênfase no processo ocorrido em campo. Os questionários que serão realizados antes e pós formação, para se analisar qual a compreensão apreendida pelos funcionários a análise se embasa não apenas em um aspecto do campo selecionado, mas em 2 deles (que são a observação e o questionário), observando sempre a prática em consonância com aquilo que foi relatado. Buscou-se assim, trazer a campo esta discussão que pouco tem sido vista no âmbito educacional. Se esperou com este trabalho conscientizar os atores escolares acerca da necessidade de se pensar nesta temática e em formações para os futuros pedagogos. Apesar de ter sido realizada a formação aos professores desta escola de educação infantil, os resultados colhidos por meio da análise dos questionários e observações pré e pós intervenção evidenciam, que ainda há um alto nível de desconhecimento dos funcionários acerca de como lidar com situações corriqueiras de acidentes.
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    Timidez na educação infantil: perspectivas de professoras de uma escola da rede municipal de Garanhuns
    (2019) Silva, Lucineide Maria da; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/8046754200195919
    A temática abordada neste trabalho diz respeito à timidez. A questão norteadora dessa pesquisa foi conhecer quais são as concepções que as professoras de uma Escola da Rede Municipal de Garanhuns do nível da Educação Infantil têm em relação aos seus alunos tímidos, uma vez que este aspecto social pode ser visto como um fator de déficit na aprendizagem dos alunos, sendo necessário um olhar diferenciado para o desenvolvimento integral do educando. Como objetivo geral, buscou-se compreender como se dá a relação das professoras com os seus alunos tímidos no âmbito das salas de aulas da Educação Infantil, e como objetivos específicos, buscou-se conhecer como se dá as interações sociais dos alunos tímidos com os seus colegas, buscando também verificar as possibilidades de subsídios que contemplem formas de expressão da pessoa tímida no processo de desenvolvimento da aprendizagem e por fim, conhecer as dificuldades enfrentadas pela docente diante os alunos tímidos. O presente trabalho possui como tipo de pesquisa um estudo de caso de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram: observação e entrevista aplicada as docentes. De acordo com a análise e discussão dos resultados, foi possível perceber que os alunos tímidos necessitam de um olhar afetuoso e acolhedor por parte do professor (a) para que este aluno se desenvolva da melhor maneira possível.
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    A utilização do computador como recurso didático - pedagógico em uma creche do município de Garanhuns - PE
    (2019) Santos, Lucivânia Bernardo dos; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/7901200189102635
    O presente artigo vem apresentar um estudo acerca do uso do computador como recurso pedagógico em uma creche do município de Garanhuns – PE. A pesquisa teve como objetivo identificar se a informática auxilia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares no âmbito da educação infantil, por se tratar de uma ferramenta que se destaca dentre os meios tecnológicos. O tipo de pesquisa escolhido foi a pesquisa-ação e a observação participante, com abordagem qualitativa das atividades realizadas no contexto da ação dos “UCAs itinerantes”, que tem como objetivo proporcionar o uso dos “UCAs” nas escolas que não foram contempladas com salas de informática permanentes. Constatamos durante a pesquisa que o uso do computador na educação infantil contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos pedagógicos, do raciocínio lógico e na habilidade da coordenação motora.
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    A organização da sala de aula na educação infantil: o despertar da autonomia
    (2019) Melo, Jayne Barbosa de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/3919546536576027
    Esta pesquisa surgiu com o objetivo de analisar a organização do ambiente escolar (sala de aula) na Educação Infantil e a contribuição para o desenvolvimento da autonomia da criança. Como questão norteadora de pesquisa buscamos compreender: Como a organização da sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil?”, mais especificamente objetivamos identificar a relação entre a prática do educador e a organização do ambiente escolar; refletir acerca dos aspectos de autonomia presentes na prática docente e caracterizar quais os sentidos atribuídos pelas crianças ao ambiente escolar em que convivem e constroem diariamente. A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos de pesquisa utilizados na coleta de dados foram observação, entrevistas com os docentes e o desenho com as crianças, para que assim, possa-se dirimir a finalidade educativa que permeia a ideia de sujeito autônomo, cuja sua prática pedagógica se baseia. Ao se apresentar a relação existente entre o ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, compreendemos que a organização do ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia é imprescindível, pois a organização torna-se elemento gerador de significados que possuem relação de causa e efeito no desenvolver singular de cada aluno, ou seja, deve-se buscar o sentido das ações conscientes feitas pelas crianças. Além disso, influencia positivamente na função executiva, ligada ao desenvolvimento cognitivo, melhorando o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, tudo isso constitui para uma educação autônoma, levando em consideração os limites a serem trabalhados e entendidos.
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    A utilização da tecnologia digital na educação infantil
    (2019) Melo, Ariane da Silva Wanderley; Silva, Valdirene Moura da
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: Qual a contribuição das Tecnologias Digitais quando inserida nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo compreender como a Tecnologia Digital pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, através de intervenções desenvolvidas por um projeto intitulado: “Com a Tecnologia Digital eu posso ensinar o que quiser”, realizada em uma turma do Infantil II, no município de Garanhuns-PE. No ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
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    A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
    (2018-08-20T03:00:00Z) Teixeira, Pedro Ferreira Belo; Barza, Valéria Suely Simões; http://lattes.cnpq.br/3592539163484527; http://lattes.cnpq.br/2210851891677197
    O desenho é uma linguagem utilizada pelas crianças para manifestar de forma consciente ou inconsciente seus sentimentos e emoções, um instrumento repleto de imaginação, expressão e fantasias. Essa manifestação acontece principalmente durante a Educação Infantil, e que a partir dela, o docente pode interagir com as crianças contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens ou superando obstáculos que surgem no decorrer do ano letivo. Durante muito tempo o desenho foi considerado como um passatempo, algo para preencher horários vagos ou para distrair as crianças em casos de ausência de conteúdo programado/planejado. Hoje, cabe ao professor utilizar o desenho como instrumento para o desenvolvimento de atividades criativas e construtivas abandonando concepções antigas e oportunizar a aprendizagem a partir de atividades pedagógicas que consideram o desenho como suporte fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.