04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
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3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Relações de poder na educação: o Movimento Escola sem Partido e a Lei 4.432/2017 no município de Garanhuns(2019) Silva, Alícia de Araújo; Castro, Lucas da Silva; http://lattes.cnpq.br/4973508507221799; http://lattes.cnpq.br/0005555006606220Esta pesquisa problematiza as relações de poder no contexto político atual da educação brasileira, a partir do Movimento Escola Sem Partido na forma do projeto de lei (PL) Nº 7.180 de 2014, o qual propõe a instauração, do mesmo, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; e a Lei nº 4.432/2017 de Garanhuns, que proíbe quaisquer disciplinas que discutam a “ideologia de gênero” na grade curricular. A pesquisa objetiva voltar-se para a realidade local, relacionando-a ao contexto macro e compreendendo-a à luz de grandes teóricos. No qual o objetivo geral é analisar, a partir dessa referida Lei, como a prefeitura municipal de Garanhuns entende a função social da educação, e os específicos: (a) compreender a partir do Movimento Escola Sem Partido, o processo de utilização da educação como reprodutora de uma ideologia, que se opõe aos princípios constitucionais; e (b) refletir o que se espera da sociedade com a proibição da oferta destas discussões, considerando seu papel participativo nas decisões do coletivo. A pesquisa foi de caráter documental e os seus resultados denunciam a ação conservadora e preventiva, do município, ao privar uma disciplina que nunca existiu, demonstrando desconhecimento quanto a temática “gênero” e negligenciando a oferta de uma discussão latente na sociedade.Item O movimento Escola sem Partido: uma análise das suas demandas e implicações para a prática docente(2019-02-05) Silva, Isac Nascimento; Araújo, Kátia Costa Lima Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3290439499001939; http://lattes.cnpq.br/7940529310167664Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o Movimento Escola sem Partido, suas demandas e implicações para a pratica docente. Para tanto, formulamos as seguintes indagações: quais as principais demandas do Movimento Escola sem Partido? Quais as implicações do Movimento Escola sem Partido para a escola? Definimos como objetivos específicos: 1) Analisar o projeto de lei federal PL 7180/2014 e seus apensados; 2) Analisar as implicações do movimento Escola sem Partido para a escola; 3) Identificar as principais demandas do Movimento Escola sem Partido. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e tem como procedimento metodológico a análise documental. Utilizamos como corpus analítico documentos do site Movimento Escola sem Partido, documentos do site Liberdade para Ensinar, artigos, Revistas e o Projeto de Lei nº 7180/2014 intitulado Escola sem Partido que tramitou na Comissão Especial da Câmara Federal. O nosso objeto de estudo - o Movimento Escola sem Partido -, é um tema atual, pois está no centro do debate educacional entre educadores, sociedade civil e no meio político. Assim, trata-se de um objeto de estudo que envolve disputas político-pedagógicas que giram em torno de temas como a discussão de gênero na escola, concepções acerca do trabalho do professor em sala de aula, a liberdade de cátedra, a neutralidade no ensino, entre outros. Conforme indicam os resultados desta pesquisa, tais temas configuram-se como algumas das principais demandas do Movimento Escola sem Partido.Item A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira(2019-01-31) Souza, Tarcis Silva de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/9796985357020792O presente trabalho busca, partindo de estudos e reflexões obtidas no decorrer do presente curso e de estudos individuais a respeito do tema, tomando por base artigos acadêmicos já publicados em periódicos científicos acerca do tema, aspectos práticos, teóricos e éticos a respeito de uma educação livre das amarras apresentadas pela instituição estatal. A defesa de uma educação livre – em especial no cenário educativo Brasileiro – se dá em face das eminentes falhas do sistema estatal de ensino desde a sua concepção, a qual se mostrou violenta aos indivíduos, impossibilitando o pensamento reflexivo. Partindo das discussões levantadas por Rothbard, Colson, Proudhon, Bakunin, Silva, Althusser, Oliveira Thoreau, e Gallo, foi possível estabelecer um diálogo consistente acerca dos aspectos éticos, morais e práticos de uma educação sem a influência do Estado Já em relação a metodologia adotada, é necessário definir que se trata de uma pesquisa bibliográfica, em face dos próprios objetivos definidos para a realização da mesma, questão de pesquisa, e caracterização da mesma. Também foi possível no decorrer do trabalho, observar os referenciais que mais apareceram nos artigos selecionados, para assim, traçar de maneira mais reflexiva os paradigmas e desafios do pensamento anarquista no cenário educacional Brasileiro. Por fim, busco estabelecer novas perspectivas a respeito da educação nacional, e travar um novo diálogo a respeito da mesma.
