04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)
    (2019-07-19T03:00:00Z) Silva Neto, Adelino Lourenço da; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4438662452575726
    As tecnologias sociais podem ser definidas como produtos, técnicas e metodologias desenvolvidas junto a comunidades, na busca de prover soluções que possam transformar o estado social de tais comunidades. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), da UAG-UFRPE, atua diretamente no desenvolvimento desse tipo de solução. O Estagio Supervisionado Obrigatório (ESO) teve enfoque no desenvolvimento de dois sistemas com tais fins sociais. Conhecidos como Vô Na Feira e Educação Especial, os softwares desenvolvidos durante o ESO com finalidades de desenvolver as comunidades e aprimorar o tratamento sobre os Grupos de Consumo Responsáveis (GCRs), facilitando todo o trabalho de gestão e compra para coordenadores e consumidores, e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), buscando aprimorar a comunicação a fim de prover uma educação mais qualificado para portadores de necessidades especiais. Ao fim do período do ESO, foi observado quais impactos os softwares com propostas de tecnologia sociais acabaram por exercer sobre suas respectivas comunidades.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vô na feira: um sistema de informação para gerenciamento de grupos de consumo responsável
    (2019-12-06T03:00:00Z) Silva Neto, Adelino Lourenço da; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/4438662452575726
    O consumo responsável vem se firmando como alternativa ao modelo brasileiro de agricultura em larga escala. O consumo responsável é caracterizado por uma cadeia de produção, comercialização e consumo, pautada na produção sustentável e no desenvolvimento socioeconômico de uma determinada região. Diante disso, surgiram os grupos de consumo responsável. Os grupos de consumo responsável são uma forma de organização que visa viabilizar o consumo responsável, são constituídos de um grupo de pessoas que decidem se organizar para desenvolver uma forma de comércio que diverge do modelo tradicional. Essa relação é baseada na transparência entre todos os agentes do grupo de consumo responsável, produtores, coordenadores e consumidores, e permite aos participantes dos grupos encontrar produtos de melhor qualidade e que foram desenvolvidos com práticas sustentáveis. No intuito de auxiliar coordenadores e consumidores, nas atividades inerentes ao grupo, foi idealizado o Vô na Feira. O sistema foi desenvolvido no framework Laravel e o framework de gestão de projetos Scrum. O Vô na Feira compreende funcionalidades de gestão de grupo de consumo responsável, além de uma plataforma de compra e venda para consumidores. Ao final do desenvolvimento, foram realizadas entrevistas com o público-alvo, coordenadores, a fim de coletar informações sobre o potencial da versão atual da ferramenta e suas possíveis melhorias.