04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
    (2018-08-31T03:00:00Z) Cavalcante, Nataly Santana Luna; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/7321602447120816
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo geral analisar a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia da UAG-UFRPE com base na percepção dos egressos, como objetivos específicos busca investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da UAG-UFRPE sobre sua formação inicial na Educação Infantil e verificar a atuação dos egressos no nível da Educação Infantil. A pesquisa foi documental, de tipo exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário. Os resultados apresentados neste trabalho são um recorte de uma pesquisa que realizei no PIBIC intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Ao total a universidade possuía até a finalização da pesquisa 366 egressos que foram contactados através de e-mail, Whatsapp e Facebook, chegando 59 respostas para análise. Os dados revelaram que os egressos se sentem satisfeitos com a formação oferecida no curso de Pedagogia da UAG-UFRPE na Educação Infantil, principalmente na parte teórica, mas algumas lacunas foram apontadas, principalmente a falta de uma certa concepção de prática no curso. Dentre as sugestões destacaram-se maior carga horária de estágio, eventos e a implantação de um laboratório escola, que mais se destacou, afirmando mais uma vez a necessidade de mais prática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Finalizando, este trabalho aponta uma contribuição para professores, gestores e coordenadores para reflexão de suas práticas através da avaliação dos egressos que estão atuando ou não na Educação Infantil.