Licenciatura em Matemática (Sede)

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    Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto
    (2023-05-10) Santos, Débora Beatriz Batista dos; Almeida, Jadilson Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5828404099372063; http://lattes.cnpq.br/3802386317184840
    Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de formação do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do EF, segundo a Teoria da Objetivação, quando elaboram tarefas de sequências de padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação continuada, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores de escolas de ensino fundamental do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas salas de aula que visam aos alunos pensarem algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de cunho histórico-cultural voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Temos como foco da análise o 6º encontro de um pequeno grupo de professores que elaboraram duas tarefas sobre sequências e padrões em um Labor Conjunto Remoto. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores característicos do pensamento algébrico com base na TO. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar e de construir suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas. Além disso, os professores conseguiram denominar o tipo de generalização de cada tarefa elaborada. Concluímos que uma formação adequada para os professores transforma as suas posturas quanto educadores e observamos que o labor conjunto remoto foi um processo que tornou professores ainda mais reflexivos e críticos no processo de elaboração.