Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A influência das produções cinematográficas da Marvel de - 2008 até 2019 (Saga do infinito) - nas relações de consumo da sociedade atual: um estudo sobre o consumo de jogos como processo transmidiático(2024-03-11) Araújo, Giovanne Allan Rodrigues de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/8436503318974218Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o modelo de indústria cultural atual que influencia os consumidores jovens e adultos a consumir determinado produto derivado das produções cinematográficas da Marvel (2008 - 2019) levando em consideração de como esse modelo influencia no consumo de jogos digitais licenciáveis como modelo multimídia. Ao entender o que leva o consumidor a busca de determinados jogos utilizando a narrativa transmídia e o livro da cultura de convergência de Henry Jenkins, para embasamento teórico e metodológico, onde foi utilizado revisões bibliográficas de temas com intersecção ao trabalho. Foi utilizado como base inicial o conceito de indústria cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer em 1944, se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. Será mostrado inicialmente por meio de sites a respeito da venda e consumo desses jogos relevantes que são correlacionados com o tempo de lançamento dos filmes em paralelo, sites como IGN, KOTAKU e ADRENALINE além do fórum oficial da Marvel Studios no REDDIT. Sites de conteúdo acadêmico também foram utilizados, sendo eles; SciELO, CAPES, Scopus e Google acadêmico. Teve como resultado, mostrar a importância e influência dos meios de mídia e da indústria cultural no modelo de consumo familiar das gerações X e Y.Item Banho premium e a mercantilização do autocuidado: explorando as narrativas no consumo feminino e o papel da linha Cuide-se Bem(2025-03-19) Monteiro, Naylla Ramalho; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/6259073332244608O objetivo deste trabalho foi investigar como a tendência do "Banho Premium" e as narrativas de autocuidado da linha "Cuide-se Bem" de O Boticário interagem com a percepção e o comportamento de consumo das mulheres. Buscou-se compreender os elementos simbólicos e emocionais envolvidos no autocuidado e como essas narrativas influenciam as escolhas dos consumidores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou um questionário online com quatro categorias, abordando hábitos, percepções sobre o banho, o conceito de banho premium e o comportamento de consumo em relação aos produtos da linha. A amostra foi composta por mulheres de diferentes realidades e estágios da vida, permitindo uma análise diversificada. Os resultados indicaram que o "Banho Premium" é percebido sob três categorias: sensorial, descompressão e fortalecimento, sendo associados ao prazer físico, intervalo do estresse e renovação emocional, respectivamente. Além disso, as narrativas da linha Cuide-se Bem foram vistas como formas de engajamento emocional, com forte impacto na percepção de qualidade e no valor atribuído aos produtos. A influência do boca a boca e do engajamento digital também se destacou como fatores-chave no comportamento de consumo. O estudo sugere que, embora o uso de elementos simbólicos seja essencial para criar uma conexão emocional com o público, é necessário ficar atento aos riscos que isso pode trazer para os consumidores. A utilização de certas narrativas relacionadas ao autocuidado em estratégias de marketing, muitas vezes superficializam e desvirtuam o significado real do autocuidado, contribuindo para um processo de mercantilização, reduzindo-o a um produto de consumo em vez de uma experiência pessoal.Item Consumismo verde: o paradoxo entre o capital e a crise ambiental, com a venda de soluções em potes(2021) Lopes, Yasmin Gonçalves; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/1249005258212414O consumismo verde — ato de compra impreterível de produtos “verdes” — é a nomeação aqui feita, sobre o fenômeno socioeconômico do século XXI, que manifesta uma crescente oferta e demanda por produtos eco-friendly ou amigos do verde. O presente estudo possui como objetivo analisar o fenômeno do consumismo verde diante do sistema econômico capitalista, bem como a percepção da Sociedade de Consumo sobre o mesmo, por meio da observação do desvio sistemático e o fake green, assim como a investigação sobre o aumento do consumo de produtos eco-friendly ou amigos do verde, verificando-os como possíveis soluções em potes. Diante dessa perspectiva, a percepção dos consumidores sobre o marketing verde e o greenwashing é de suma importância, bem como a averiguação do sentimento de culpa e ansiedade nos jovens tecnologicamente ativos perante a atual crise ambiental. O intuito deste trabalho é produzir uma pesquisa básica estratégica perante o fenômeno da Sociedade de Consumo, denominado como consumismo verde. Baseado na pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, método hipotético-dedutivo, portando os procedimentos elaborados a partir do estudo bibliográfico, documental e de levantamento. Os resultados obtidos através da manifestação do desvio sistemático capitalista mostram claramente a correlação e perpetuação do desvio por meio do fake green ou falso apoio à causa ambiental. Levando ao aumento de produção e consumo de produtos eco-friendly, vistos simbolicamente devido à falha educacional, através das estratégias do marketing verde, como positivas soluções em pote. Dando subsídio ao greenwashing e suas falsas propagandas “ecológicas”, baseado na economia de engano, assim como a demonstração da proporcionalidade direta entre o aumento do consumo de produtos, incluindo os amigos do verde, com o aumento da devastação ambiental, demonstrando o olhar do consumidor crédulo. Destaca-se assim, o sofrimento socioambiental da Sociedade de Consumo. Onde população e meio ambiente são explorados, chegando a números catastróficos na perda da biodiversidade, assim como o adoecimento mental dos jovens, que se sentem culpados, desamparados e ansiosos perante os ecocídios, julgando-se traídos pelos governos.Item Consumo de animações por adultos: uma análise das motivações e percepções(2024-10-04) Silva, Everleyde Roxelle Cavalcanti da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3968848300464810O objetivo desta pesquisa é analisar detalhadamente os aspectos motivacionais que influenciam o consumo de animações comumente associadas ao público infantojuvenil, mas que despertam o interesse de um público mais experiente e diversificado. Este fenômeno reflete uma mudança significativa na percepção coletiva sobre o papel das animações na sociedade contemporânea. O cenário cinematográfico das animações apresenta um vasto e rico campo de temáticas complexas, muitas vezes subestimadas, que refletem e expressam construções socioculturais profundamente enraizadas em diferentes contextos sociais. Ao explorar este universo criativo, torna-se possível compreender melhor as dinâmicas estruturais que não apenas estimulam a cultura, mas também atribuem significados profundos ao consumo de animações enquanto produtos culturais. Além disso, entender o conceito de animação permite desmistificar estereótipos ultrapassados e romper com os estigmas que frequentemente estão associados à subjetividade humana, destacando sua relevância como forma de arte e expressão cultural.Item Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec(2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.Item Globoplay: o consumidor na era do entretenimento digital(2024-03-19) Barbosa, Artur Lucas Santana; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/2033059765303774O consumo de entretenimento tornou-se um costume a partir das grandes produções, e do expressivo aumento no fluxo de exibições dessas obras em todo o mundo, principalmente, através das salas de cinema e no consumo de DVDs. Todavia, a virtualização e digitalização do consumo promoveu novas maneiras de usufruir dessas obras, sejam elas legais ou ilegais, as plataformas de streaming possuem um importante papel no combate a pirataria, todavia sua famigerada peculiaridades de programação volta a promover os atos de consumo ilegal. Desta forma, esse trabalho tem como principal objetivo analisar o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao consumo de conteúdo cinematográfico através do uso das plataformas de streaming, e, principalmente, a Globoplay, sendo esta a única brasileira com reconhecimento no mercado nacional, além de analisar como os consumidores se comportam em relação às demais plataformas, através de análise de dados provenientes de questionário aplicado ao público. Para obtenção dos resultados foram observados os costumes, rituais, comportamentos e avaliações positivas e negativas dos consumidores sobre a referida plataforma do Grupo Globo. Os resultados apontam que o consumo das plataformas de streaming se popularizaram na última década, e o período pandêmico promoveu uma materialização do consumo do audiovisual nessas novas opções de acesso, e ainda assim, promoveu um expressivo aumento no número de usuários da Globoplay, fazendo com que essa reconfigure seu processo de dominação no mercado de produção e consumo do entretenimento no Brasil.Item Ir ao cinema: entendendo o processo de decisão dos frequentadores de cinema de Recife(2023-09-22) Brito, Raul Júlio Ribeiro de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/9542706552979460O cinema é uma das formas de entretenimento mais populares da atualidade, e continua em amplo crescimento, desde sua popularização no começo do séc.XX, o cinema se mostrou uma atividade cultural de grande valor comercial, devido, entre outros fatores, a sua fácil reprodução, facilidade que só aumentou com a era digital. Porém, devido a processos iniciados no Brasil, na década de 60, houve uma concentração das salas de cinema em shopping centers, o que pode trazer certa comodidade ao combinar espaços de socialização, lazer e consumo, mas também impõe limitações e funciona como agente segregador. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo entender o que leva o consumidor recifense a escolher qual cinema frequentar, utilizando questionários aplicados online via Google Forms e entrevistas aplicadas pessoalmente em cinemas de Recife, como forma de coleta de dados, e realizando o levantamento bibliográfico a partir de repositórios online e acervo pessoal.Item O cabelo afro e a idealização dos cachos como estímulo para o consumo de produtos capilares(2023-09-14) Silva, Thamyres Lais dos Santos Dias; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/5519824216304640Este trabalho visa compreender como o meio social e o racismo influencia no processo de uso, consumo e aquisição de produtos capilares por pessoas que possuem cabelo afro. Também busca analisar como as instituições reproduzem essa ideologia em seus produtos, propagandas e publicidades. Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação em mídias sociais e lojas de cosméticos, entrevistas semiestruturadas com o uso de seus respectivos roteiros, além dos dados secundários levantados na pesquisa bibliográfica. Foram entrevistadas 5 pessoas que afirmaram utilizar produtos capilares, sendo 4 deles consumidores e 1 dona de salão afro e de uma marca de produtos para cabelos afros. As entrevistas ocorreram entre os meses de junho e julho de 2023. Os dados e falas coletados foram analisados com o apoio do método de história de vida, considerando os fatores subjetivos do indivíduo, e examinando como as experiências de vida e os fatores culturais podem afetar seu processo decisório de uso e consumo dos produtos. As pessoas negras carregam em sua história séculos de repressão. A norma eurocêntrica de estabelecer suas características como padrão instaura o racismo na sociedade, o racismo apresentou-se de maneira explícita e com ele apagou culturas e simbolismos, em processo de se restabelecer em meio social as pessoas negras tiveram de camuflar muitas de suas características, uma delas, os seus cabelos, com o capitalismo instaurado na sociedade, o racismo ganha uma nova roupagem. O que antes aparecia de maneira explícita, atualmente atua de maneira velada e enviesada, atuando a partir do racismo estrutural, que, de maneira “inconsciente” tende a influenciar na maneira em que é consumido os produtos capilares e não somente consumido, como propagado e desenvolvido, não priorizando o cuidado, mas sim, a definição e o “belo” estabelecido socialmente.Item O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação(2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867O presente relatório tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio no Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ. Enquanto estagiária, relatar a passagem pelo núcleo de empreendedorismo e inovação do Instituto, bem como as atribuições em cada uma destas áreas. Nesse cenário, a formação interdisciplinar que o curso de Ciências do Consumo proporciona possibilitou para que eu auxiliasse de forma mais eficiente a gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade. Isso porque, durante a graduação o curso permite que o discente perpasse por várias áreas do conhecimento e consiga articular esses ensinamentos com as demandas da sociedade, isto é, por meio da formação interdisciplinar formar profissionais que tenham a capacidade e a aptidão para pensar de forma criativa, questionar e refletir sobre as exigências e necessidades, não só do mercado, mas também da sociedade. Portanto, a oportunidade que tive de estagiar nesse setor foi fundamental para minha construção profissional e também pessoal, pois permitiu aprimorar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática, além de desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos.Item O consumo por aplicativo de delivery de comida: um estudo sobre a percepção dos consumidores em Recife - PE(2023-09-14) Freitas, Carlos Artur Oliveira; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867O processo de transformação tecnológica, nos possibilitou evoluções muito além do que apenas a comunicação de forma mais rápida, mas como também a evolução na forma de consumo. Nesse contexto destaca-se o consumo por aplicativos de delivery de comida. Com a sociedade cada vez mais desenvolvida e com menos tempo, o mercado de consumo por aplicativos móveis tomou grande proporção e caiu na rotina dos recifenses, seja em casa ou fora do seu lar. Com isso, o comportamento do consumidor passou por mudanças e tornou-se foco desta pesquisa junto com o caminho percorrido até essa realidade. Nesse enredo, o estudo é guiado pela seguinte indagação: Qual a percepção e como funciona o comportamento de compra dos consumidores de aplicativos de delivery? O objetivo geral consiste em explorar diversos aspectos relacionados a esse mercado consumidor, para compreender a percepção dos usuários do Ifood e de outros aplicativos de delivery de comida. Foi utilizada como metodologia a pesquisa através de formulário online em conjunto com a pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. O estudo que se delimitou a cidade do Recife-PE, tendo como população as pessoas que consomem por aplicativo de delivery de comida desta cidade e uma amostra de 89 consumidores, que se enquadram numa amostra não probabilística, com quem foi aplicado um questionário estruturado apropriado aos objetivos desta pesquisa, e os resultados foram posteriormente analisados utilizando estatística descritiva. Como conclusão desse estudo ficou evidente que os consumidores buscam praticidade, economia de tempo e utilizam o serviço como forma de recompensa, optam pelos aplicativos em função da facilidade, clareza de informações, pela variedade, julgando como relevantes na tomada de decisão.Item Relações de consumo com as tecnologias digitais de informação e comunicação: o caso da Nat Natura no Twitter(2024-10-04) Santos, Melyssa Ingrid dos; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/2698814524148772Em virtude do crescente uso e personificação de assistentes virtuais, por parte de empresas na busca de melhor atender sua clientela e por dessa maneira estarem atingindo novos arranjos na relação cliente-empresa, surgiu a necessidade de compreender melhor como acontece esse crescente fenômeno e quais efeitos ele produz na nossa atual sociedade de consumo. Portanto, este trabalho objetivou (i) relacionar a Cultura da Convergência com o surgimento das novas relações de consumo; (ii) identificar como a Natura e a Nat Natura são percebidas pelas consumidoras e quais efeitos ela gera nas novas relações de consumo; (iii) analisar o perfil da Nat Natura na rede social digital Twitter; (iv) além de identificar e analisar os elementos que caracterizam a representação da marca para as novas consumidoras, por meio de análise de dados provenientes de questionário aplicado ao público. Para obtenção dos resultados, foram observados os níveis de conhecimento e envolvimento dos consumidores relacionados à brand persona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de leitura bibliográfica e foi analisado o perfil da Nat Natura na rede social digital Twitter. Deste modo, foram selecionadas e analisadas 6 publicações de seu perfil no Twitter, que obtiveram maior engajamento e alcance entre setembro de 2022 a agosto de 2024. Os resultados apontam que é na informalidade da linguagem, na utilização de semelhanças de gostos, identidade e valores com seu público que a persona Nat Natura busca representar e criar conexões mais pessoais com seus novos consumidores.Item Relatório Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) – O cientista do consumo na gestão pública(2022) Silva, Henrique Adelaide da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/5573559424685936Este relatório tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas o durante o estágio na Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Proplan) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, descrevendo a passagem, como estagiário, pelas diferentes coordenadorias que a compõem e as respectivas atribuições de cada uma delas. Demonstrando como a formação multidisciplinar de Ciências do Consumo me proporcionou uma adequação rápida e eficiente às diferentes dinâmicas e relações peculiares de cada coordenadoria. Essa experiência possibilitou a identificação do valor profissional da formação, principalmente por até a realização deste trabalho ser um curso recente que ainda está se descobrindo no âmbito profissional. Este contato com a área administrativa, e a atuação na gestão institucional além de ter sido essencial para o futuro da minha carreira profissional, também foi importantíssimo para o meu desenvolvimento pessoal.
