Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    O espaço e a relação professor-criança e criança-criança na construção de ambientes de aprendizagens na educação infantil
    (2025-07-21) Silva, Sabryna Eduarda Torres da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3585496939682764
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como a organização dos espaços físicos acessados pelas crianças do Grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal do Recife, bem como as interações entre crianças-crianças e crianças-adultos nesses espaços, contribuem para a construção de ambientes de aprendizagem. Especificamente, buscou-se caracterizar os espaços físicos utilizados pela turma observada, repertoriar as interações entre criança-criança, criança-adulto e criança-ambiente, além de descrever como o ambiente foi construído pelo grupo analisado. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições de Zabalza (1998), Forneiro (1998), Horn (2004), Vygotsky (1991), Oliveira (2020), Barbosa e Horn (2022), Ariès (1986), Saveli e Samways (2012), entre outros, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), com foco nas distinções e articulações entre espaço e ambiente e na importância das interações de qualidade no cotidiano institucional. Adotando uma abordagem qualitativa, com observação participante realizada no contexto educacional, a análise evidenciou que a organização do espaço vai além da disposição física, ela está diretamente relacionada a uma prática pedagógica intencional, sensível e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças. A dimensão relacional mostrou-se essencial, contribuindo para os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. No entanto, foram observadas limitações na mediação docente, como falas pouco afetivas e baixa intencionalidade em algumas situações. Os dados também apontaram a importância da formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas e promover uma escuta mais sensível. Por fim, constatou-se que, embora o espaço físico favoreça parcialmente a autonomia infantil, ainda há desafios estruturais e materiais a serem superados para garantir ambientes mais estimulantes e ricos em experiências.
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    A relação de afetividade no espaço escolar entre uma professora e seus/suas estudantes negros/as do 1º ano do ensino fundamental
    (2025-08-01) Nascimento, Ayane Alícia Avelino do; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4774698357945301
    Este trabalho tem como objetivo compreender como se manifesta a afetividade na prática pedagógica de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco nas relações estabelecidas com seus/suas estudantes negros/as. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, foi realizada em uma escola da rede municipal do Recife. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada e uma vivência pedagógica planejada e aplicada em parceria com a professora. A análise dos dados, organizada em cinco eixos temáticos, revelou que a afetividade é praticada de forma cotidiana e intencional pela docente, contribuindo para a valorização da identidade racial, fortalecimento da autoestima e sentimento de pertencimento das crianças negras. Identificaram-se também limites relacionados à ausência de formação específica da professora sobre relações étnico-raciais, superados, em parte, por iniciativas próprias e pela escuta sensível das crianças. A pesquisa aponta que a afetividade, articulada à consciência racial, pode atuar como estratégia pedagógica transformadora na construção de uma educação antirracista desde os anos iniciais da escolarização.
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    O espaço escolar bilíngue: as interações com crianças autistas no ciclo de alfabetização
    (2022-10-06) Santana, Nayani Oliveira de; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/5044979749558419
    O trabalho tem por objetivo geral caracterizar diferentes processos de interação na alfabetização bilíngue entre professora e alunos autistas, em uma determinada escola da rede particular de ensino, localizada no município de Camaragibe/PE. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, contou com seis observações em sala (aulas de inglês e português), em três turmas diferentes que fazem parte do ciclo da alfabetização, onde há aluno autista. E, também, sete entrevistas semiestruturadas, entre professoras e coordenadoras. Para o referencial teórico foram utilizados autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa. Na alfabetização como os autores, Soares (2009) e Morais e Leite (2005). No bilinguismo, Andrade (2019) e o parecer CNE/CEB nº 2/2020, 9 de julho de 2020, que até o presente momento não foi homologado, e pretende trazer direcionamento para o ensino bilíngue no Brasil. No autismo, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (2014) e a LDB 9394/96. Ao analisar a interação das professoras alfabetizadoras com os alunos autistas, o estudo busca contribuir para as reflexões em torno dos processos de aprendizagem na alfabetização no contexto de uma escola bilíngue. Mais especificamente, busca compreender as estratégias usadas pelas docentes para promover as interações dos alunos autistas com a turma e na sala de aula, através das observações e entrevistas realizadas com as docentes.
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    A importância da afetividade no processo de aprendizagem de alunos: a perspectiva de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (2021-03-01) Santana, Daise Lais Maria de; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/8960124149404969
    Partindo do pressuposto que segundo Amaral (2000) toda relação é baseada no afeto e a forma com que esse afeto pode influenciar positiva ou negativamente na aprendizagem do aluno, esse estudo teve como objetivo compreender a importância atribuída à afetividade nos processos de aprendizagem por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um grande aparato teórico, em especial Henri Wallon e como metodologia a pesquisa qualitativa com utilização de questionários com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife, que a partir das análises efetuadas observou-se que o afeto na relação professor aluno é de grande importância tendo como base a confiança e respeito um pelo outro e principalmente diálogo. Sendo observado a partir das respostas das professoras que a afetividade não se dá apenas no beijo, abraço ou carinho dado ao aluno, mas também no olhar, no ouvir e no diálogo tendo a afetividade como objetivo de desenvolvimento integral do aluno. Por meio desta pesquisa vemos que a afetividade é uma peça fundamental para o desempenho educacional, e que o aluno precisa de amor, afeto, carinho, diálogo, atenção, para poder construir sua identidade e conhecimento, e que todos estes fatores contribuem e tem grande influência no ensino aprendizagem.