Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Rodas de leitura nos últimos anos da educação infantil
    (2025-02-26) Martins, Jaqueline Camilo da Silva; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/6290265208623786
    Esta monografia teve como objetivo geral investigar o trabalho envolvendo a compreensão leitora nas rodas de leitura da educação infantil, especificamente em duas turmas do grupo IV e V de duas instituições municipais localizadas na cidade do Recife-PE. Para isso, definimos os seguintes objetivos específicos: analisar como as docentes planejavam as rodas de leitura; identificar como avaliavam os conhecimentos das crianças em relação à compreensão leitora; observar o tempo destinado ao trabalho de leitura nas rodas de leitura; e mapear os recursos utilizados nas vivências das rodas de leitura. Desse modo, utilizamos como aporte teórico Solé (1998) e Brandão (2005), o que nos auxiliou na compreensão da importância do trabalho literário nas rodas de leitura nos anos finais da educação infantil, assim como na compreensão das especificidades desses momentos na rotina das professoras, além da ação mediadora com ênfase no fomento à compreensão leitora das crianças. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, inspirada no estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada. Na definição das categorias de análise, utilizamos a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), que propiciou o entendimento sobre o trabalho desenvolvido pelas professoras que objetivavam um compromisso relevante com o desenvolvimento da compreensão leitora, como também a concepção da importância das rodas de leitura na construção leitora das crianças. Mesmo as professoras compreendendo a importância das rodas, identificamos a necessidade de se repensar a abordagem adotada no planejamento das rodas de leitura, descentralizando as rodas das temáticas curriculares ou da didatização. Diante dessa situação, constatou-se também a carência de um acervo diversificado nas duas instituições de ensino pesquisadas, assim como a necessidade de as rodas de leitura acontecerem de forma sistemática na rotina da educação infantil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem
    (2019-01-18) Assis, Leonardo José Nunes de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/8856941415871205
    This work focused on discussing storytelling in the last days of preschool, as well as their pedagogical contributions, giving a specific look to the teachers of the groups IV and V of Elementary School of preschool, in a municipal school. Recife PE. As a general goal we seek to understand the practice of continuing a career as a facilitator in the teaching and learning process, as well as its playful and imaginative appearance, and more specifically, a) how children's literature books contribute to the development of reading and student writing; and b) to observe the didactic objectives of the teacher are reached as he uses the pedagogical instrument of storytelling. Being this a study of the qualitative nature, we sought a methodological protocol that, from other instruments, was used from content analysis to a descriptive-analytical analysis of the narratives of three interviewed teachers who work with storytelling with their learners. Finally, the research consisted of a utility and a feature of story-keeping as a psycho-pedagogical tool that opens up possibilities in the cognitive field and interaction between teacher and student. Besides showing that it is a little useful for the development of reading and writing in children, but also for the awakening of the help of other languages, other fields of learning, especially for a new way of life.