Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Eventos de letramento: um estudo no Centro Cultural Grupo Bongar- Nação Xambá em Olinda/PE.(2018) Santos, Ana Karolina Neri Reis dos; Miranda, Cássia Priscila Oliveira de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9202305020496260; http://lattes.cnpq.br/7889505484339977A pesquisa tem como objetivo analisar os eventos de letramento presentes nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, situado na comunidade de São Benedito na cidade de Olinda/PE. Essa educação popular é desenvolvida no Quilombo Urbano Xambá, oportunizando momentos de interação por meio de eventos de letramentos descritos nesta pesquisa. Esse conhecimento adquirido não se segue isolado, ele transcende por espaços informais e formais ocorrendo um diálogo entre o individual e o coletivo. A pesquisa esta baseada teoricamente em autores como Brandão (2015); Gonh (2006); Soares (2010) entre outros. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas e observações no campo. O Centro Cultural apresenta uma visão solidária com o intuito de transformar a realidade da comunidade por meio da educação popular, apoiando e desenvolvendo práticas de letramento e de valorização da cultura afro brasileira, essa luta favorece a valorização do quilombo urbano dentro do contexto social atual, contribuindo para a formação de cidadãos seguros de seu papel social dentro da sociedade contemporânea.Item Rodas de leitura: uma intervenção sobre o ato de ler(2019-12-02) Melo, Talita Rodrigues de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9295915840882268A presente monografia tem por objetivo geral analisar como rodas de leitura podem contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler em uma turma do 5° ano de uma escola pública na cidade de Olinda – PE”. Além disso, como objetivos específicos: 1) analisar a rotina de leitura da professora; 2)identificar as concepções de leitura dos alunos através da aplicação de um questionário; 3) construir e aplicar um projeto de intervenção com rodas de leitura; 4) avaliar os impactos da proposta de intervenção nas concepções de leitura dos alunos. Na fundamentação teórica, os principais autores que baseiam a pesquisa são Leal e Brandão (2005); Soares (1999) e Tonin (2016). Os pressupostos da pesquisa-ação foram julgados como o mais adequados para este tipo de pesquisa, associada a uma estratégia de intervenção. Para a realização da pesquisa foi necessária a realização de observações, aplicação de questionário e uma proposta de intervenção, para que finalmente fosse feita a análise dos dados colhidos. Os resultados obtidos apontaram que é necessário desde a formação inicial docente que haja a conscientização de que vivenciando práticas de leitura significativas poderemos incentivar a formação de bons leitores.Item Alfabetização de jovens, adultos e idosos: um estudo em escola municipal do Recife(2018) Sousa, Eveline Agostinho de Lira; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), é uma modalidade de ensino que, por suas funções reparadora e qualificadora, ainda no séc.XXI está distante de alcançar o objetivo de erradicar o analfabetismo que atinge parte da população adulta do Brasil. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Jordão Baixo na turma da modalidade EJAI e tem como objetivo geral analisar as atividades pedagógicas realizadas na turma de EJAI, para verificar se as práticas de leitura e escrita são contempladas no processo de ensino aprendizagem. Sua metodologia tem base na abordagem qualitativa e estudo de caso, onde participaram como sujeitos10 educandos/educandas e 2 docentes, cujos instrumentos foram: entrevistas com as 2 docentes, o diário de campo para as anotações necessárias. Essa pesquisa tomou como base teórica os estudos de Haddad e Di Pierro (1995), Soares (1998), Freire (1999), Galvão (2004), Brandão (2006) e outros. Concluímos que a modalidade de EJAI, precisa de uma estratégia de ensino contextualizada que atenta a função social de alfabetizar e formar sujeitos críticos para transformação de sua realidade.Item Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA(2018-12-20) Silva, Érica Cristina Pereira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9275904435223285Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.
