Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    Políticas públicas de educação e o direito de brincar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso numa escola pública do município de Camaragibe - PE
    (2021-07-05) Lima, Crislaine Souza de; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/7998302501850319
    O presente estudo buscou compreender como as políticas públicas de educação atendem ao direito de brincar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar tais políticas em relação a esse direito no citado nível de ensino em uma escola da rede municipal de Camaragibe – PE. Para tanto, fez-se necessário identificar os marcos legais que tratam do direito de brincar da criança, relacionar políticas e programas e identificar as concepções das docentes e da gestora escolar referentes a ação do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental e, também, descrever o desenvolvimento das brincadeiras mais frequentes na escola pesquisada. O processo investigativo desenvolveu-se mediante um estudo de caso, que teve como instrumentos e meios de coleta de informações: entrevista semiestruturada, observação direta e pesquisa de documentos. Para tratamento dos dados, foi empregada a Teoria das Representações Sociais. Diante disso, os resultados da investigação revelam que na escola estudada não foram encontrados programas e políticas com o objetivo específico para o brincar, as educadoras acreditam que brincar é importante e o distingue entre livre e no ambiente escolar (direcionado), existe uma diversidade de brincadeiras que são adaptadas à realidade do espaço, o que impõe a constatação de que há uma carência de políticas públicas educacionais que atendam às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao direito de brincar, mas há também um esforço da comunidade escolar em garantir tal direito, apesar dos limites.