07. Nossa Memória

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/55

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Períodos de matointerferència na cultura do milho (Zea Mays l.) : II. Efeitos sobre os teores de macronutrientes e rendimento agrícola
    (1994) Sales, Jorge Luiz; Victoria Filho, Ricardo
    Com o objetivo de verificar os efeitos dos períodos de interferência das plantas daninhas sobre os teores dos macronutrientes e rendimento agrícola (Kg/ha) da cultura do milho, foi instalado e conduzido em condições de campo um ensaio com o híbrido Agroceres 106, no município de Piracicaba-SP. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, sendo a cultura mantida no limpo ou no mato por diferentes períodos cujas extensões foram de 0, 10, 20, 30, 40 e 50 dias após a emergência da cultura. Não se verificaram diferenças significativas para número inicial e final de plantas de milho e teores de macronutrientes, com exceção do nitrogênio. A presença das plantas daninhas durante todo o ciclo da cultura reduziu a produção.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Período de matointerferência na cultura do milho (Zea Mays l.): I. Efeitos sobre os parâmetros de produção
    (1994) Sales, Jorge Luiz; Victoria Filho, Ricardo
    Com o objetivo de estudar os efeitos dos períodos de interferência das plantas daninhas sobre alguns parâmetros de produção da cultura do milho, foi instalado e conduzido em condições de campo um ensaio com o híbrido Agroceres 106, no município de Piracicaba - SP. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, sendo a cultura mantida no limpo ou no mato por diferentes períodos cujas extensões foram de 0,10,20,30,40 e 50 dias após a cultura. Nas condições em que foi desenvolvido o experimento a presença do mato durante todo o ciclo da cultura reduziu a altura final das plantas, produção de grãos e peso de 100 sementes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Patogenicidade do fungo Beauveria bassiana (Bals.) Vulll., em lagartas de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (LEPIDOPTERA, NOCTUIDAE) sob condições de laboratório.
    (1992) Faria, Liliane Lopes Ferreira de; Oliveira, José Vargas de; Barros, Reginaldo
    A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Patologia de Insetos da Área de Fitossanidade do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Teve como principal objetivo o estudo da patogenicidade do fungo entomógeno Beauveria bassiana (Bals.) Vull., sobre lagartas de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera, Noctuidae). Na primeira etapa do trabalho foram testados os isolados IPA-144, PL- 196, PL-246 e PL-252, nas concentrações de 1,0 x 10, l0 x 10 e 1,0 x 10 conídios/ml, em condições ambientais, utilizando-se o método de inoculação por imersão. Na segunda etapa foi observada a eficiência dos quatro isolados na concentração de 1,0 x 10 conídios/ml, sob temperatura de 28,71 +/- 2.45% e umidade relativa do ar de 69.37 +/- 2.45%. utilizando a mesma técnica de inoculação, em face dos resultados nos experimentos anteriores. De acordo com os resultados, a maior mortalidade foi obtida para o isolado PL-246 seguindo-se em ordem decrescente os isolados PL-252, IPA-144 e PL-196, nas três concentrações. Quando os quatro isolados foram testados na concentração de 1.0 x 10 conídios/ml, apresentaram urna eficiência superior a 70%, não diferindo estaticamente entre si, apenas da testemunha.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito dos danos de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera, Noctuidae) em diferentes estágios fenológicos no rendimento da cultura do milho
    (1992) Oliveira, José Vargas de; Barros, Reginaldo
    A pesquisa foi desenvolvida na Estação Experimental de Parnamirim em Pernambuco, durante o segundo semestre de 1988. Foi usado o milho, cultivar Centralmex, sob condições de irrigação por aspersão, num delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. Utilizaram-se tratamentos totalmente protegido com o inseticida deltametrina (Decis 25 CE - 0.5 l P.C.lha), protegidos em diferentes intervalos de tempo e sem proteção. As observações foram efetuadas aos 20, 35. 50 dias após o plantio. atribuindo-se notas individualmente em 40 plantas parcela. visando avaliar os danos causados por S. frugiperda. Os resultados mostraram que à medida em que se atrasou o período de proteção das plantas de milho com inseticida, os danos foram se acentuando; a fase de maior suscetibilidade do milho a S. frugiperda correspondeu ao período de 30 e 50 dias após o plantio; os danos obtidos, que variaram de 1.85 a 3.4 na escala de Cruz e Turpin (1982). não provocaram reduções no rendimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência de diferentes níveis de NPK na reação de milho (Zea mays L.), cultivar Jatinã C, - anão, a Helminthosporium turcicum Passerini*
    (1986) Barros, Severina Torres de; Menezes, Maria
    Foi estudada a influência de diferentes níveis de NPK, utilizando-se as treze soluções nutritivas de Hoagland, na reação de milho, cv. Jatinã Ca-anão ao agente da queima da folha causada por Helminthosporium turcicum. O trabalho foi desenvolvido em condições de casa-de-vegetação, onde a temperatura e umidade relativa do ar, foram em média 25,5ºC e 76,7%, respectivamente. A inoculação das plantas foi frita com uma suspensão de conídios, na concentração de 5x10' conídios/ml, no estádio de 4-5 folhas definitivas, por aspersão da parte aérea. A avaliação dos experimentos efetuou-se quatorze d'as após a inoculação, com auxílio de um paquímetro, sendo determinado o comprimento das lesões. As plantas correspondentes a cada tratamento, foram coletadas separadamente e após eliminação do sistema radicular, acondicionadas em sacos de papel e postas para secar em estufa para posterior análise química. 0s resultados obtidos mostraram um bom nível de resistência do milho, cv. Jatinã C-anão, a H. turcicum. Entretanto, foi observado um maior comprimento das lesões em plantas inoculadas com H. turcicum quando tratadas com a solução nutritiva contendo dose elevada de N (2,OON). Os níveis de K mostraram uma tendência para redução do comprimento das lesões, destacando-se o tratamento 0,50K, como o melhor na supressão da colonização de plantas de milho pelo patógeno. Os teores de macro e micronutrientes, de um modo geral, foram maiores nas plantas inoculadas do que nas não inoculadas. Foi observada uma correlação positiva entre o teor de Zn encontrado na parte aérea de plantas Inoculadas, comprimento das lesões e peso da matéria seca.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da idade sobre a mortalidade de Sitophilus zeamais Mots., 1855 (Coleoptera, Curculionidae) em diferentes concentrações de inseticidas
    (1986) Maranhão, Elizabeth Araújo de Albuquerque; Oliveira, José Vargas de; Maranhão, Eduardo Henrique de Albuquerque
    Estudou-se o efeito da idade sobre a mortalidade do S. zeamais submetidos a diferentes concentrações de inseticidas técnicos através da técnica de impregnação de papel de filtro. Os insetos utilizados no trabalho foram criados em grãos de sorgo e encontravam-se nas faixas ethrias de 0-5. 5:10. 10-2C, 20-30, 30-40. 40-50 e 50-60 dias de emergidos. Durante os ensaios a temperatura e umidade variaram de 28.252:C e 72,4+,9,5%, respectivamente. A mortalidade do S. zeamais dependeu da idade em que se encontrava o inseto e da concentração do inseticidade. Houve uma maior susceptibilidade dos insetos na Idade de 10-20, 30-40 e 50-60 dias de emergidos, quando expostos aos inseticidas tetraclorvinfos, malatiom, fentoato e clorpirifos metil sendo que, para diclorvos a maior susceptibilidade foi observada aos 10-20 dias. Os insetos se mostraram mais tolerantes quando com 0-5 e 5-10 dias de emergidos em todas as concentrações dos inseticidas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de cultivares de milho quanto ao ataque de Spodoptera frugiperda e Heliothis zea
    (1985) Lemos, Margarida Agostinho; Anunciação Filho, Clodoaldo José; Ramalho Neto, Cícero Eduardo; Araújo, Armando Dias de; Araújo, Marcelo Renato Alves de
    Foram testadas treze cultivares de milho quanto à incidência de Spodoptera frugiperda, Heliothis zea e produção com o objetivo de identificar genótipos mais promissores para trabalhos de melhoramento genético. As cultivares estudadas foram: Centralmex, Centralmex Anão, Maya IV, Maya X, Flint Composto, Dentado Composto, Piranão, Jatinã Cs, Jatinã C» Anão, Azteca, Composto Amplo Original. IAC-1 VIII e Eto Colombia. Os experimentos foram realizados em três locais: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, durante três anos. As infestações foram naturais. A cultivar Flint Composto apresentou a menor média de dano de S. frugiperda, enquanto a cultivar Maya X foi a menos atacada pela H. zea. Considerando os três caracteres conjuntamente, a cultivar Dentado Composto apresentou os menores danos das pragas e maior produção. As cultivares de porte alto exibiram os menores índices de danos das referidas pragas A produção foi negativamente correacionada com S. frugiperda e H. zea. A cultivar Dentado Composto foi escolhida para trabalhos de melhoramento genético.