07. Nossa Memória

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/55

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A influência da umidade do solo sobre o escoamento superficial em solos bruno não cálcico vértico
    (1992) Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de
    Uma análise sobre a influência da umidade do solo sobre o escoamento superficial, permitiu constatar que em solos bruno não cálcico vértico, submetidos ao clima Semi-Árido, a umidade das camadas, que não seja a superficial, não tem nenhuma influência sobre o escoamento. Foi utilizado o método gravimétrico para medidas de umidade na superfície e com o auxílio da sonda de nêutron determinou-se as umidades das camadas inferiores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A infiltração de base obtida com o simulador de chuva e o infiltrômetro de carga constante
    (1986) Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de
    AIém de mostrar que existe diferença no valor da capacidade de infiltração de base obtida com o infiltrômetro de carga constante e com simulador de chuva, este trabalho evidencia a relação entre a umidade da capa superficial do solo e a capacidade de infiltração quando são usados os dois procedimentos. O simulador de chuva utilizado 6 do tipo Swanson de braços rotativos e o infiltrômetro é o de duplo cilindro com carga constante igual a 30 milímetros. Os resultados mostraram que a capacidade de infiltração de base obtida com o infiltrômetro 6 cerca de 20 vezes a determinada com o simulador, sendo que esta depende exclusivamente da umidade superficial. A capacidade de infiltração inicial extraída de ensaios com infiltrômetro de carga constante também v'aria com a umidade superficial, todavia a capacidade de infiltração de base independe- de totalmente desta, sendo regido por outros fatores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A infiltração de base e a espessura da camada saturada
    (1986) Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de
    Um procedimento prático de campo foi desenvolvido para que em solos estratificados, a capacidade de infiltração se manterá constante na medida em que a camada mais impermeável do perfil ficar saturada. Foram realizados simultaneamente testes de infiltração com infiltrômetro de duplo cilindro com carga constante e medidas de umidade das diversas camadas do solo com sonda de nêutrons.