Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A importância da preparação acadêmica no acesso à pós-graduação: um relato de experiência sob a perspectiva da monitoria(2025-08-01) Silva, Adlla Vitória Fernandes da; Guilherme, Betânia Cristina; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/6857642573145461Este trabalho é um relato de experiência baseado nas vivências da autora durante o projeto "Preparatório para a Pós-Graduação", desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, que objetiva o aprimoramento das habilidades dos graduandos, egressos de cursos superiores e aspirantes ao ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu em decorrência do enfrentamento às discrepâncias sociais no cenário acadêmico brasileiro. O documento teve como principal foco registrar e descrever as atividades da monitoria, as abordagens das aulas, o aproveitamento dos alunos e a relevância do formato remoto para a inclusão e a abrangência da iniciativa. Os percursos metodológicos aplicados foram de caráter qualitativo e descritivo. O projeto foi executado em um ambiente virtual de aprendizado, a partir de aulas síncronas transmitidas ao vivo, tendo como complemento o suporte da monitoria como facilitadora na disponibilização de materiais didáticos e atividades gamificadas por meio de plataformas digitais integradas. Foi possível noticiar a capilaridade da modalidade remota no projeto, visto o quantitativo elevado de inscritos e a adesão de todas as regiões no Brasil e, ainda, em Guiné-Bissau. Ademais, de modo orgânico, alguns participantes reportaram sobre o seu êxito no ingresso em programas de pós-graduação. O retorno dos cursistas, apurado mediante o uso de questionários, demonstrou uma alta aceitação quanto aos conteúdos, materiais e o suporte oferecido. Os questionamentos, recomendações de melhoria e depoimentos abertos, apontaram possibilidades de otimização do tempo e aprofundamento dos tópicos, sinalizando caminhos em prol do aprendizado síncrono e assíncrono. Portanto, conclui-se que o ato de monitorar o projeto certamente foi enriquecedor e, ainda, reafirmou a essencialidade da extensão universitária ao “atravessar a bolha” entre a universidade e o público externo enquanto agente da transposição didática.Item Vivência prática como estratégia pedagógica para o ensino de Bioquímica na formação de professores à luz de novas construções de aprendizagens(2025-08-07) Cunha, Ana Gabryele Pereira da; Araújo, Rosangela Vidal de Souza; http://lattes.cnpq.br/0161284695913412; http://lattes.cnpq.br/3344197415149683Este artigo apresenta uma experiência pedagógica realizada na graduação em uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com a intenção de trabalhar uma prática educacional inovadora para o ensino de Bioquímica. A práxis, inspirada nas novas construções de aprendizagem preconizadas por diversos autores, como Paulo Freire, Rubem Alves, Pedro Demo e José Pacheco, tem o intuito de repensar a metodologia instrucionista, trabalhando uma prática que trabalhe a construção autoral de dados, a pesquisa, a curiosidade, a crítica e que, sempre que possível, tenha função/importância na vida do estudante, já que a formação é um processo integral e que fala de interesses subjetivos. A prática proposta foi realizada entre a primeira e segunda semanas de aula, consistiu na realização de 3 tipos de movimentos físicos realizados em espaços diferentes da UFRPE, coreografados em circuitos por 3 grupos, onde cada grupo teve um líder que anotaria sinais fisiológicos durante a execução do exercício. Em seguida eles apresentaram os achados (fadiga, sudorese, fadiga em certos grupos musculares, alterações da frequência cardíaca), e foi construído, no quadro, durante o debate coletivo e animado sobre os sinais fisiológicos, uma tabela comparativa entre resultados e indícios das vias metabólicas energéticas ativadas, os estudantes ficaram liberados para pesquisar nos smartphones para irmos construindo juntos o raciocínio para a construção. Os resultados mostram que durante o compartilhamento dos dados, os alunos faziam comentários, conexões e de forma “intuitiva” ligavam um tipo de movimento e sinal fisiológico com os sistemas energéticos que seriam depois aprofundados nas aulas seguintes de metabolismo. Também se notou aspectos subjetivos muito interessantes como um envolvimento humano, brincadeiras entre eles, sobre a performance de cada um ao realizar esse ou aquele movimento. A abordagem mostrou-se potente e constitui uma forma para trabalhar o conteúdo de forma mais autoral pela ferramenta da pesquisa científica, colaborando para a formação inicial docente.Item Monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados(2025-03-13) Amorim, Kaline da Silveira; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8564126855779034Monitorar tecnologicamente o desenvolvimento de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados de 1949 a 2022. Foi realizado um estudo quantitativo dividido em duas etapas, onde a primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes nacionais e internacionais, utilizando palavras-chave das áreas das ciências biológicas; enquanto a segunda etapa consistiu na interpretação dos dados levantados em tabelas e gráficos com o objetivo de definir quais áreas das ciências biológicas possuem modelos didáticos e elencar se são acessíveis ou não a pessoas com deficiência visual. Como resultados foram encontrados cerca de 225 documentos de patentes correspondentes a modelos didáticos de áreas/temas das ciências biológicas; foi possível constatar que as áreas/temas que lideram a produção de modelos didáticos foram as de DNA (genética), proteínas e anatomia e que os países que mais produzem esses modelos são a China e o Estados Unidos. Porém, quem lidera na produção de modelos inclusivos a pessoas com deficiência visual é o Brasil, apesar da produção de patentes inexpressivas frente aos líderes de produção. Desse modo, foi possível concluir que há patenteamento significativo de modelos didáticos para as ciências biológicas, o número de artefatos inclusivos a pessoas com deficiência visual é mínimo e desenvolvidos em sua maioria por inventores brasileiros.Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.Item A percepção dos estudantes sobre o lixo e suas consequências(2023-09-11) Nascimento, Karina Kessia Marinho do; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663O objetivo deste trabalho é investigar e sensibilizar os estudantes sobre o descarte do lixo e suas consequências. Dessa forma, devemos analisar e repensar sobre as maneiras que fazemos o descarte de lixo. Nos últimos anos o índice de poluição vem aumentando, e com isso o número de problemas que o descarte irresponsável de lixo nas ruas traz para a população. Além disso, as cidades sofrem com alagamento em dias de grandes chuvas, boa parte desses alagamentos são causados devido ao acúmulo de lixos em esgotos e canais. Com isso, consequências graves à saúde e ao meio ambiente é posto em risco, pois o lixo acumulado traz a presença de alguns animais transmissores de doenças como os ratos, mosquitos como Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças. O meio ambiente também é prejudicado, plásticos e outros materiais descartados podem levar centenas de anos para se decompor, causando danos duradouros aos ecossistemas. Neste sentido, foi proposta uma investigação científica com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Alto dos Guararapes, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Este estudo foi feito como uma investigação cujo público alvo foram os alunos da referida escola. Com eles foi discutido o tema e avaliado o conhecimento que os estudantes apresentavam sobre o assunto. Foi aplicada uma metodologia prática, onde os estudantes tiverem sua participação nas atividades e encontros feitos em sala de aula. Foi entregue um questionário aos estudantes e os mesmo responderam. Foi solicitado que os estudantes produzirem cartazes com desenhos sobre o tema discutido em sala de aula. A pesquisa visa perceber a concepção dos estudantes e a partir dessa concepção uma conscientização para a transformação do atual cenário.Item Avaliação dos efeitos da melatonina sobre os rins da prole de ratas submetidas ao consumo crônico de álcool(2023-09-13) Lima, Maria Eduarda Rodrigues de; Teixeira, Valéria Wanderley; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/8655315711266202Item Percepção dos serviços ecossistêmicos das angiospermas marinhas pelas comunidades tradicionais pesqueiras da área de proteção ambiental de Santa Cruz(2023-09-14) Souza, Wagner Lucena de Andrade; Magalhães, Karine Matos; Castro, Yasmim Alline de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3594513406033459; http://lattes.cnpq.br/1529606079794689; http://lattes.cnpq.br/9987209298920882As angiospermas marinhas são plantas adaptadas ao ambiente aquático e que possuem flor, fruto e semente, formando extensos prados em ambientes estuarinos e marinhos, bem como estuários. Essas plantas possuem um papel fundamental no ciclo da água, ciclagem de nutrientes, regulação climática e de gases, pois fornecem diversos serviços ecossistêmicos, como os de provisão, regulação, cultural e suporte. Dessa forma, podem ser abrigo e habitat para espécies associadas de interesse econômico e alimentar, fornecendo subsídios para comunidades tradicionais pesqueiras, inclusive brasileiras, que dependem diretamente dos prados de angiospermas marinhas para sua segurança alimentar. Contudo, ao longo dos anos, os prados vêm sofrendo redução através de ações antrópicas e mudanças climáticas, o que indiretamente prejudica animais que usam essa planta como alimento, abrigo, área de reprodução e berçário, impactando na geração de renda e alimento por parte das comunidades. Assim, as populações vizinhas ao ecossistema possuem papel fundamental na conservação do mesmo, contribuindo para redução dos impactos que ocasionam a redução de ecossistemas e seus serviços. No litoral norte de Pernambuco há 3 espécies: Halodule wrightii, Halophila baillonii e Halophila decipiens que fornecem subsídio para comunidades costeiras próximas aos prados, desta forma, esse estudo foi desenvolvido na Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz, visando analisar a percepção da comunidade tradicional pesqueira acerca dos serviços ecossistêmicos prestados pelas angiospermas marinhas.Item Investigação dos efeitos anti-UV e antioxidante de extratos de cianobactérias da coleção CCAPE (Coleção de Cultura de Cianobactérias e Algas de Pernambuco)(2023-04-20) Nascimento, Luana Cláudia Barros; Gama Júnior, Watson Arantes; http://lattes.cnpq.br/8692563615933473; http://lattes.cnpq.br/5227051951077900As cianobactérias são organismos cosmopolitas, e dentre as propriedades que garantem a sobrevivência delas está a produção de fotoprotetores, sendo o aminoácido do tipo micosporinas (MAAs) e citoneminas os mais comuns. A citonemina é um pigmento hidrossolúvel encontrado na bainha extracelular de polissacarídeos, crostas ou colônias de cianobactérias e os MAAs são um grupo de mais de 20 moléculas hidrofílicas, podem ser encontrados no citoplasma e na bainha externa das cianobactérias. Ambos fotoprotetores têm um grande potencial em aplicações nas indústrias cosméticas, devido às capacidades fotoprotetora e antioxidantes, podendo ser um produto de cuidados da pele, como protetores solares e produtos antienvelhecimento. Com isso, o objetivo do trabalho é conhecer e investigar o potencial das cianobactérias terrestres isoladas da Mata Atlântica em produzir substâncias fotoprotetores (anti-UV) e suas atividades antioxidantes. Foram identificadas, fotografadas e descritas seis espécies de cianobactérias Komarekiella sp., Nostoc sp.1, Nostoc sp.2, Nostoc interbryum, Chroococcidiopsis thermalis e Plectolynbya sp. que são pertencentes às ordens Nostocales, Chroococcidiopsidales e Synechococcales. As cepas foram expostas à radiação UVA e luz branca pelo período de 24 horas. A biomassa foi liofilizada e seguiu para extração em acetona 100% (clorofila, carotenoides e citonemina) e metanol 20% (aminoácidos do tipo micosporinas), todos os extratos foram analisados por espectofotometria de luz. Os extratos metanólicos foram testados quanto à atividade antioxidante por ABTS. Na análise de fotoprotetores, notou-se que a espécie Nostoc sp.1 (CCAPE 85) teve uma produção signifitiva de MAAs em todos os comprimentos de onda após exposição UVA. Na análise antioxidante, o extrato metanólico das espécies (CCAPE-72), Plectolynbya sp. (CCAPE-76), Nostoc sp.1 (CCAPE-85) e Nostoc interbryum (CCAPE-77) tiveram uma atividade antioxidante significativa apósexposição à radiação UVA. As espécies Komarekiella sp. (CCAPE-72), Chroococcidiopsis thermalis(CCAPE-73), Plectolynbya sp. (CCAPE-76), Nostoc interbryum (CCAPE-77), Nostoc sp.1 (CCAPE-85) e Nostoc sp.2 (CCAPE-89) tiveram uma maior atividade antioxidante acima de 30% em leituraapós 20 minutos da reação com ABTS. A espécie Nostoc sp.1 (CCAPE-85) teve a maior produção signifitiva de MAAs em todos os comprimentos de ondas, como também de atividade antioxidante em exposição UVA e, por isso, pode ser uma alternativa promissora na indústria cosmética, visto que produz fotoprotetores de interesse (MAAs) e apresenta relevante atividade antioxidante. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão da taxonomia dessas cianobactérias da CCAPE, com a caracterização morfológica das cepas e identificação em nível de gênero e/ou espécie. Os dados de antioxidante e fotoprotetores demonstram o potencial das cianobactérias de ambientes terrestres para produção desses compostos e a importância de expô-las à radiação UVA para ativar ou aumentar a produção dessas substâncias.Item Elaboração e validação de estudo de caso para entender a relação e importância da alimentação e do exercício físico no controle da acne(2023-04-13) Guimarães, Emmanuel Sousa; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/9031498492518173A acne é uma doença muito comum entre adolescentes e a pele é um órgão que precisa ser abordado durante o ensino de Biologia na escola. Pesquisas recentes apontam que o quadro clínico da acne pode obter melhora com implementação de dieta de baixo índice glicêmico e a prática regular de atividade física. Desta forma, o presente trabalho objetiva a elaboração e validação de um estudo de caso como recurso de ensino para auxiliar professores e alunos do Ensino Médio na compreensão da fisiopatologia da acne e a relação da doença com a alimentação e com o exercício físico. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram consultadas pesquisas que tratam da relação da acne com a alimentação e dos impactos da prática de exercício físico na saúde da pele. A maioria dos estudos que relacionam a alimentação com a acne mostrou-se favorável à piora do quadro clínico em pacientes que seguiam dietas de alto índice glicêmico e rica em laticínios. Os efeitos indiretos do exercício físico na pele estão relacionados com a melhora da hidratação e redução do estresse. Em seguida foi feita a produção de estudo de caso interdisciplinar posteriormente submetido à análise de juízes consultores (8) da pesquisa. Após a verificação dos avaliadores, foi calculado o índice de validação de conteúdo (IVC). O estudo de caso redigido após a revisão da literatura foi avaliado pelos juízes com IVC global 0,95 para as características de um bom estudo de caso e de 0,95 para as características de um produto de ensino. Conclui-se que após elaboração e validação do estudo de caso, este recurso de ensino foi validado.Item Identificação e caracterização de receptores de β- 1, 3 - Glicanas (βGRPs) em Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae)(2023-04-25) Silva, Letícia Fernanda Brilhante da; Souza Junior, Dijair Antonino de; Souza, Felipe Marinho Coutinho de; http://lattes.cnpq.br/0380292673553843; http://lattes.cnpq.br/9268515833435844; http://lattes.cnpq.br/8269521238287201Em insetos existe um grupo de proteínas reconhecedoras de padrões moleculares (PRRs), que reconhecem padrões moleculares associados a patógenos-PAMPs. No caso de PRRs que possuem o domínio GH16 temos as GNBPs /βGRPs que podem reconhecem fungos e bactérias em maior ou menor especificidade, dependendo da proteína e da espécie. As GNBPs/βGRPs possuem o domínio GH16 C-terminal, porém sem os aminoácidos catalíticos, e um domínio de ligação a carboidratos (CBM) na região N-terminal. Além disso, GNBPs/ βGRPs podem iniciar a sinalização da resposta humoral em duas rotas específicas: (i) a via Toll, que pode combater infecções de fungos e bactérias gram-positivas (melhor caracterizada em Drosophila), e (ii) a melanização ativada pelo sistema de profenoloxidases ou PPOs (especialmente em Lepidoptera). O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar in sílico, as proteínas βGRPs, que possuem o domínio GH16 em Diatraea saccharalis . A broca da cana-de-açúcar, importante praga desta cultura, e avaliar a expressão destes genes quando lagartas foram infectadas por patógenos naturais como o fungo Metarhizium anisopliae . Foram identificados 4 genes com domínio GH16 em um transcritoma intestinal de D. saccharalis . DsGH16_c10227 , provável β-1,3 glucanase, e DsGH16_c12479 , DsGH16_c28729 e DsGH16_c32367 , prováveis βGRPs, de acordo com a arquitetura de domínios e relações filogenéticas. Confirmando estes dados, DsGH16_c10227 foi mais expresso no intestino, e DsGH16_c28729 na carcaça (epiderme, corpos gordurosos e hemolinfa). Então, de forma surpreendente, DsGH16_c28729 e DsGH16_c32367 foram regulados negativamente 24 h após o início da infecção de M. anisopliae por via tópica. Existem pelo menos duas hipóteses que podem explicar esses resultados. Uma é que os tempos avaliados foram muito tardios e que a resposta de indução pode ter ocorrido mais cedo, embora ainda não justifique uma regulação negativa dos genes. A segunda hipótese é que o fungo pode produzir algum fator de virulência que reprime a expressão de genes de resposta à infecção. Entretanto, ambas as hipóteses precisam ser testadas em trabalhos posteriores.
