Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

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    Relato de experiência das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 a 2022.1
    (2023-05-04T03:00:00Z) Barbosa, Maria Salete; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7521462239704079
    As estratégias utilizadas para ensinar biologia para a geração atual vem se tornando cada vez mais específicas, pois através da evolução não só humana, como tecnológica e digital os estudantes estão cada vez mais inseridos nessa atualidade informativa e com isso vem o desafio para os docentes de produzir aulas mais interativas, dinâmicas e interessantes. Com isso, é necessário que os professores e futuros licenciados estejam sempre preparados e tenham o domínio na utilização de diversas estratégias didáticas. Portanto, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar o Relato de Experiência das Ações Desenvolvidas no CODAI pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 A 2022.1. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa com o detalhamento de uma análise documental dos portfólios e de formulários do Google forms, com base nas ações desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E, a partir da condução do processo de pesquisa, foi possível analisar que dentro das categorias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as que mais se destacaram e foram trabalhadas no período de vigência do projeto foram as produções didático pedagógicas, produções bibliográficas e produções artístico-culturais. Dentro dos indicadores estipulados pela CAPES, os que foram mais trabalhados e utilizados foram as sequências didáticas construídas e aplicadas pelos bolsistas, a elaboração da semana do meio ambiente que foi um evento que resultou em muito engajamento de todas as áreas disciplinares e interligação de diversos núcleos de PIBID e também a combinação de metodologias ativas com as redes sociais com a criação de um perfil para o projeto na plataforma Instagram para estimular os estudantes a se engajarem mais com os conteúdos de forma cotidiana. Diante dos achados, e considerando a importância e necessidade de estratégias de ensino em todos os níveis da sociedade, principalmente no ambiente escolar, considera-se de extrema importância investir na capacitação de professores para o uso de ferramentas de ensino.
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    A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem
    (2022-09-30T03:00:00Z) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302
    O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.