Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.Item Elaboração e validação de estudo de caso para entender a relação e importância da alimentação e do exercício físico no controle da acne(2023-04-13) Guimarães, Emmanuel Sousa; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/9031498492518173A acne é uma doença muito comum entre adolescentes e a pele é um órgão que precisa ser abordado durante o ensino de Biologia na escola. Pesquisas recentes apontam que o quadro clínico da acne pode obter melhora com implementação de dieta de baixo índice glicêmico e a prática regular de atividade física. Desta forma, o presente trabalho objetiva a elaboração e validação de um estudo de caso como recurso de ensino para auxiliar professores e alunos do Ensino Médio na compreensão da fisiopatologia da acne e a relação da doença com a alimentação e com o exercício físico. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram consultadas pesquisas que tratam da relação da acne com a alimentação e dos impactos da prática de exercício físico na saúde da pele. A maioria dos estudos que relacionam a alimentação com a acne mostrou-se favorável à piora do quadro clínico em pacientes que seguiam dietas de alto índice glicêmico e rica em laticínios. Os efeitos indiretos do exercício físico na pele estão relacionados com a melhora da hidratação e redução do estresse. Em seguida foi feita a produção de estudo de caso interdisciplinar posteriormente submetido à análise de juízes consultores (8) da pesquisa. Após a verificação dos avaliadores, foi calculado o índice de validação de conteúdo (IVC). O estudo de caso redigido após a revisão da literatura foi avaliado pelos juízes com IVC global 0,95 para as características de um bom estudo de caso e de 0,95 para as características de um produto de ensino. Conclui-se que após elaboração e validação do estudo de caso, este recurso de ensino foi validado.Item Uso de metodologias ativas como recurso para o ensino de biologia animal: relato de experiência do programa de monitoria(2023-04-04T03:00:00Z) Santos, Amanda Roma França dos; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/9099593565324409As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas que tornam os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e os docentes tomam o papel de mediadores ou facilitadores. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das metodologias ativas no ensino de zoologia, a partir do relato de experiências na monitoria da disciplina de Práticas de Biologia Animal em uma instituição de ensino superior, na formação inicial docente. O relato tem como foco a descrição das sete atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina: Rotação por estações; mapa mental; Modelo didático e contação de histórias; Analogia e objetos análogos; Situação problema, Nuvem de palavras e trilha do Zika, bem como a análise do questionário avaliando as práticas vividas em três categorias: aprendizagem; possibilidade de utilização e facilidade de aplicação. O questionário foi elaborado na plataforma online Google Formulários, contendo três perguntas para cada atividade, totalizando vinte e sete questões. O questionário foi disponibilizado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, considerando a autorização dos estudantes para o preenchimento do mesmo, como autoavaliação da disciplina. Após a análise foi possível averiguar quais das metodologias ativas aplicadas foram mais representativas como estratégia de ensino e aprendizagem, houve uma grande adesão à metodologia de analogia e objetos análogos, em contrapartida a metodologia nuvem de palavras registrou uma alta rejeição. Por fim, constatou-se que os licenciandos se adaptaram muito bem e mostraram-se bem abertos e adeptos ao uso de metodologias ativas.Item A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência(2021-03-03T03:00:00Z) Silva, Mirelle Pereira da; Silva, Flávia Carolina Lins da; Silva, Marliete Maria Soares da; http://lattes.cnpq.br/6064066939275575; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/1088480075725469O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi criado para aprimorar as práticas docentes dos licenciandos e consequentemente melhorar o processo de construção no ensino. Os residentes por meio do programa tiveram contato com a educação básica ainda na graduação, a partir da segunda metade do curso, proporcionando experiências docentes por meio do cotidiano escolar e colaborando com seu o desenvolvimento profissional. O presente trabalho teve como objetivo descrever as vivências de uma estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o período de participação no Programa Residência Pedagógica, atuando na Escola Antônio Correia de Araújo, na cidade de Camaragibe (PE). Desta maneira, o relato de experiência abordou as vivências de uma residente, desde a introdução ao programa até o período de imersão na escola, descrevendo as atividades realizadas e suas percepções a partir do primeiro contato no ensino básico, além de retratar sobre a importância do PRP para formação docente. O programa colaborou para fortalecer alguns pontos da docência, bem como associação da prática e teoria, desenvolvimento de formato dinâmico de aprendizagem, proporcionou conhecimento sobre os processos pedagógicos e uma vivência mais profunda, para além dos estágios obrigatórios. Diante das situações vivenciadas pela residente, o programa acrescentou de maneira significativa para sua formação, pois possibilitou conhecer e experenciar o cotidiano da profissão desejada, antes do início da carreira.
