02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Políticas de assistência estudantil como instrumentos para evitar a evasão escolar
    (2024-08-17) Pires, Natália Raquel de Souza; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/3541667656083929
    A evasão escolar é um tema importante dentro das políticas de educação porque tem relação direta com o nível de escolaridade dos indivíduos, o que, por sua vez, está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano e sustentável dos territórios. No Brasil, diferentes políticas de assistência estudantil estão ativas visando diminuir os níveis de evasão nas escolas. Tais políticas tem recortes de viabilidade por grupos sociodemográficos historicamente vulnerabilizados, a exemplo de raça, territórios, gênero e classe econômica. Neste artigo, em formato de ensaio, faz-se um apanhado dos principais motivos para evasão escolar encontrados na literatura e das principais políticas de assistência social que contribuem com a manutenção dos estudantes na escola. Em seguida, é discutido para onde podemos caminhar com as políticas de assistência estudantil para minimizar as causas evitáveis de evasão escolar e, consequentemente, melhorar os níveis de escolaridade e as condições de vida da população.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração
    (2023-11-01) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexão sobre a Educação de Jovens de Adultos (EJA) no Brasil
    (2019) Alves, Vanessa Eluina Rodrigues da Silva; Araújo, Mateus Correia de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
    Este artigo tem como base uma reflexão acerca dos problemas que os alunos enfrentam para a sua permanência na EJA, com o objetivo principal analisar os desafios pedagógicos enfrentados nesta modalidade de ensino a partir da identificação das estratégias abordadas, as principais influências que levam o abandono escolar e refletindo sobre suas perspectivas. Revisões bibliográficas proporcionam analisar os vários motivos relacionados a evasão escolar, observamos um dos principais motivos é a indisposição de um aluno que trabalha durante o dia e precisa estudar a noite. Diante disso vemos a necessidade de mais estudos e investimentos voltados para essa realidade na Educação de Jovens e Adultos, a fim de incentivar a permanência dos estudantes na escola.