02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo do experimento das chamas coloridas e sua relação com o modelo atômico de Bohr
    (2023-12-13) Gomes, Wagner Emerson Ferreira; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/0123315171308559
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didática
    (2023-12-20) Silva, Erivaldo Correia da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/5888241056559998
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais
    (2023-12-28) Silva, Deyse Luana Azevedo da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/7975680861922198
  • Imagem de Miniatura
    Item
    En-caixa - Diversão e ciência : fazendo ciência com experiências simples e fácil
    (Conexões Publicações, 2024) Silveira, Thiago Araújo da; Lucena, Isabele Cristina da Silva; Simplício Neto, José Marcelino; Santos, Klyvia Leuthier dos; Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Santos, Josivan Washington Marinho dos; Silva, Mércio Ferreira da
    Esta obra busca trazer à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o universo das experiências científicas, no qual a curiosidade científica das crianças é motivada com a realização de experiências científicas simples, reflexivas e conectadas ao cotidiano. As experiências apresentadas buscam também ampliar o repertório linguístico e cultural, incentivar o pensamento crítico e conectar os fenômenos naturais ao raciocínio lógico das crianças. Cada experiência tem o potencial de transformar a sala de aula em um espaço dinâmico, onde criatividade, admiração e aprendizado convivem harmoniosamente. Na formação de docentes desses segmentos, este livro busca instrumentalizar e promover reflexão sobre essa prática pedagógica visando proporcionar vivências científicas significativas. Com materiais acessíveis e interdisciplinares, cada atividade é acompanhada de provocações, contextualizações e recursos complementares, como QR codes e hiperlinks externos que enriquecem a formação e o aprendizado. Além de fortalecer os vínculos entre docentes, estudantes e a natureza, esta obra convida à inovação pedagógica, transformando desafios em oportunidades de crescimento. Seja para ampliar repertórios ou reinventar práticas, este livro é um convite a explorar o “deleite do saber” e compartilhar descobertas que transcendem a sala de aula.