02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Leitura no livro didático de língua portuguesa: análise de atividades de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora(2024-12-17) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Ranieri, Thais Ludmila; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641A leitura é fundamental para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando estão em uma fase de transição para o ensino médio e precisam aprimorar habilidades mais complexas de interpretação e compreensão. O livro didático exerce um papel essencial nesse processo, sendo muitas vezes o principal recurso utilizado em sala de aula. Ao ter acesso a ele, o aluno tem a oportunidade de se tornar um leitor crítico, aprimorando sua capacidade crítica de leitura em níveis mais profundos. Neste sentido, o presente estudo traz reflexões acerca do tratamento dado à proposta de leitura presente no livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental. Neste contexto, questiona-se: Como o livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano, da coleção Português Linguagens (William Cereja e Carolina Vianna), contribui para o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos, considerando as propostas de leitura e as estratégias apresentadas no material? Nesta perspectiva, trazemos uma análise do 1º capítulo da II Unidade do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português Linguagens (8º ano), dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna. O trabalho tem como objetivo geral analisar as propostas de leituras presentes no livro didático Português Linguagens do 8º ano de William Cereja e Carolina Vianna, com foco na sua contribuição para a formação de leitores críticos. Os objetivos específicos são: analisar as atividades de leitura propostas no livro didático, identificando se promovem compreensão crítica; avaliar a seleção de textos no material didático e sua relação com a prática social da leitura e verificar se o livro didático estimula estratégias de leitura que vão além de práticas mecanizadas. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Este trabalho está fundamentado a partir das contribuições de Marcuschi (2005, 2008); Kleiman (1995), Abreu (2021), Choppin (2004), Colomer (2007), Freire (1987), Koch e Elias (2006), Nascimento (2019), Soares (2004), Solé (1998) e Tagliani (2011).Item En-caixa - Diversão e ciência: fazendo ciência com experiências simples e fácil(Conexões Publicações, 2024) Silveira, Thiago Araújo da; Lucena, Isabele Cristina da Silva; Simplício Neto, José Marcelino; Santos, Klyvia Leuthier dos; Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Santos, Josivan Washington Marinho dos; Silva, Mércio Ferreira daItem A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias(2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641A literatura infantojuvenil é um segmento literário que se dedica exclusivamente aos adolescentes e às crianças,inserindo o aluno ao processo de leitura. Com acesso ao livro didático, o aluno tem a possibilidade de ser um futuro leitor, desenvolvendo a sua criticidade de leitura em graus mais profundos. Neste sentido, o presente trabalho traz reflexões acerca do tratamento dado à literatura infantojuvenil nos exercícios propostos em livros didáticos de língua portuguesa no6º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, trazemos uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português/Linguagens (6º ano), dos autores William Cereja e Thereza Cochar. O trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado no livro didático de Língua Portuguesa (coleção Português/Linguagens) para a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores no ensino fundamental/anos finais, tendo em vista atividades propostas para práticas de leitura literária. Os objetivos específicos são: Estudar a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores; Descrever principais gêneros textuais utilizados para atividades de leituras literárias infantojuvenis apresentadas na coleção de livros didáticos do ensino fundamental-Português/Linguagens (6º ano) e Analisar propostas de exercícios de leituras literárias infantojuvenis em livros didáticos de língua portuguesa, com foco na coleção Português/Linguagens (6º ano). Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Nela, pesquisamos estudos de importantes autores que trouxeram contribuições relevantes sobre a literatura infantojuvenil, como Zilberman, Lajolo, Pinheiro e Cosson.
