Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Classificação multi-rótulo para análise de qualidade de feedback
    (2025-08-06) Batista, Hyan Hugo Noá; Mello, Rafael Ferreira de Leite; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/4262454011553103
    O feedback é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e crucial na Educação a Distância, pois, como professores e alunos estão separados no espaço e/ou tempo, é através do feedback que o aluno vai entender como está o seu desempenho na disciplina e quais são os próximos passos do aprendizado. Existem na literatura modelos de feedback que ajudam o professor a estruturar e fornecer um feedback de qualidade ao aluno. Nesse trabalho utilizamos o conceituado modelo de feedback de Hattie e Timperley que divide o feedback em categorias (tarefa, processamento da tarefa, regulação e pessoal). É possível encontrar na literatura trabalhos que analisam feedback automaticamente com base nesse modelo. Contudo, esses trabalhos utilizam algoritmos tradicionais de aprendizagem de máquina e treinam classificadores binários para cada nível de feedback. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo utilizar algoritmos de deep learning para classificação multi-classe de feedback com base no modelo de Hattie e Timperley.
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    Aprendizagem de máquina para classificação de tipos textuais: estudo de caso em textos escritos em português brasileiro
    (2025-07-30) Barbosa, Gabriel Augusto; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/7161363389816372
    A classificação de textos considerando tipos textuais é de suma importância para algumas aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido bons resultados nesta tarefa considerando textos em inglês. No entanto, pesquisas voltadas para a detecção de tipos textuais escritos em português ainda são escassas, e ainda há muito a ser estudado e descoberto nesse contexto. Assim, este artigo propõe um estudo experimental que investiga o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar textos em português considerando tipos textuais. Para isso, propomos um novo corpus composto por textos em português de dois tipos textuais: narrativo e dissertativo. Três algoritmos de aprendizado de máquina tiveram seu desempenho avaliado no corpus criado em termos de precisão, revocação e pontuação F1. Além disso, também foi realizada uma análise dos atributos envolvidos no processo para identificar quais características textuais são mais importantes na tarefa atual. Os resultados mostraram que é possível alcançar altos níveis de precisão e rememoração na classificação de textos narrativos e dissertativos. Os algoritmos obtiveram níveis de métricas semelhantes, demonstrando a qualidade das características extraídas.
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    Recomendação sensível ao contexto para comunicação aumentativa e alternativa baseada em aprendizagem de máquina
    (2024-02-23) Silva, Ulisses Chaves; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/8993061329549653
    Comumente, observa-se a adoção de novas técnicas baseadas em inteligência artificial e aprendizagem de máquina (AM) em diversos contextos. Com o avanço das redes neurais artificiais, que possibilitam a representação de diversos tipos de dados e a compreensão das complexas relações entre eles, essa tendência foi ainda mais impulsionada. No entanto, a literatura atual mostra-se escassa ao tentar encontrar estudos atualizados que relacionem essas tecnologias a metodologias pedagógicas para resolver os diversos problemas sociais e promover a inclusão. Este trabalho propõe abordagens atuais utilizadas em AM para a recomendação de pictogramas em um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC). Diante da complexidade das necessidades de usuários de AAC, neste trabalho dois modelos neurais sensíveis ao contexto são apresentados e comparados. Esses modelos utilizam técnicas de aprendizagem de máquina para considerar o contexto dinâmico do usuário para gerar recomendações, adaptando-se à localização e ao tempo específicos desse usuário que possui alguma deficiência na comunicação. Adicionalmente, são destacados outros trabalhos que foram usados como base para a criação dessa solução para o problema de recomendação de pictogramas existente na aplicação móvel Livox.
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    Comparative Analysis of Data Augmentation Techniques in Hand Gesture Recognition
    (2025-03-18) Souza, Diego Rafael Ferreira de; Macario Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/0925751641833600
    Hand gesture recognition has gained significant attention due to its widespread applications in human-computer interaction, virtual reality, and assistive technologies. However, the scarcity of large, labeled datasets poses challenges such as overfitting and limited model generalization. To address this, we systematically evaluate 13 classical and six state-of-the-art (SOTA) data augmentation techniques for hand gesture recognition, conducting experiments on HGR1, OUHANDS, LIBRASUEFS, and EgoHands using the HGR-Net CNN architecture. Our results show that contrast-based augmentations (e.g., Solarize, Invert) improved accuracy by up to 21.16%, while mixing-based methods (e.g., MixUp, CutMix) often reduced performance, likely due to excessive distortion of gesture structures. Additionally, combining the best-performing augmentations was critical for maximizing accuracy across all datasets. However, these combinations did not always produce additive improvements, underscoring the importance of dataset-specific augmentation strategies for achieving optimal model performance.
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    Modelos de recomendação sensível ao contexto em ambientes de comunicação aumentativa alternativa: naive bayes, redes neurais e aprendizagem federada
    (2025-03-19) Nascimento, Fabio Augusto Souza do; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/2170186670973508
    A inteligência artificial (IA) está presente em diversos setores da sociedade, promovendo constantes avanços tecnológicos e sociais. Um dos subconjuntos da IA é a aprendizagem de máquina (AM), que possibilita aos computadores aprenderem e evoluírem com base em dados. O conhecimento obtido por meio desse processo auxilia em diferentes áreas, desde a análise e interpretação de informações até a usabilidade de aplicativos. Compreender o funcionamento e as possibilidades dessa ferramenta pode ser um ativo valioso. Entre as múltiplas aplicações possíveis, a AM desempenha um papel importante na comunicação aumentativa e alternativa (CAA), auxiliando indivíduos que apresentam dificuldades nessas interações por meio de aplicativos. Essas aplicações estão em constante evolução e, com as inovações tecnológicas, possibilitam o desenvolvimento de sistemas capazes de compreender o ambiente em que uma pessoa está inserida e oferecer recomendações personalizadas aos usuários. Este trabalho investiga o uso dos Sistemas de Recomendação Sensível ao Contexto (SRSC) em aplicações da CAA, considerando as características individuais dos usuários com base em seus dados e contexto. São utilizados modelos de IA, tais como Naïve Bayes (NB), Redes Neurais Artificiais (RNA) e Aprendizagem Federada (AF), para comparar diferentes abordagens e avaliar sua capacidade de fornecer resultados relevantes. A partir dos experimentos realizados, foi possível verificar que modelos personalizados demonstram melhor desempenho em relação a abordagens globais, oferecendo recomendações mais relevantes aos usuários finais. Nesse sentido, a personalização e o uso de variáveis contextuais podem melhorar significativamente a experiência de pessoas que dependem de CAA, aumentando a agilidade e a assertividade da comunicação.
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    Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior
    (2024-03-08) Costa, Tarcísio Barbosa da; Alencar, Andrêza Leite de; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6560255346406064
    A evasão estudantil é um dos maiores desafios a serem enfrentados por Instituições de Ensino Superior. A fim de mitigá-la, as instituições elaboram ferramentas para monitoramento e análise deste fenômeno. Uma das metodologias existentes para tal é a identificação de características de estudantes que levam à evasão, e uma das ferramentas construídas é o SABIA: um dashboard virtual responsável por dar suporte à gestão baseada em evidências, aliado a conceitos de Learning/Academic Analytics e Business Intelligence. Este trabalho expande o SABIA através de uma nova página capaz criar modelos de aprendizado supervisionado personalizáveis pelo usuário, oferecendo análises de características estudantis e realizando previsões da situação final do discente baseadas nas mesmas. As informações obtidas pelos modelos proporcionam a identificação de fatores de risco em perfis discentes e auxiliam os gestores da instituição no desenvolvimento de diretrizes para a adoção de medidas contra a evasão.
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    Análise da evasão no ensino superior: predição e prevenção por meio da mineração de dados educacionais
    (2024-03-05) Ferreira, Rodolfo André Barbosa; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/2982020271806247
    Tendo em vista que a evasão ocorre por abandono, transferência ou desistência do curso; quando o aluno se desliga da instituição que está matriculado ou quando o aluno abandona definitivamente ou não o curso superior, este artigo busca identificar métodos e técnicas automáticas para auxiliar os gestores a prevenir casos de evasão por meio das predições. Para realizar o estudo foi utilizada a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que aplica técnicas de mineração de dados, tais como banco de dados, estatísticas e aprendizado de máquina nas áreas da educação. Foram empre- gues dados de 5144 alunos com características relacionadas ao curso, semestre e demografia constantes no banco de dados fornecido pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para os cursos de Zootecnia, Engenharia de Pesca e Agronomia. Os dados, exceto aqueles que são informações pessoais, restritas e sensíveis, foram separados em Ca- racterísticas Acadêmicas por Semestre, Acadêmicas Gerais, dos Cursos, Demográficas e Característica alvo. O estudo usa o algoritmo de aprendizado de máquina LSTM e os otimizadores SGD e Adam, explorando diferentes valores para os parâmetros de taxa de aprendizagem, momentum, tamanho de lotes e número de épocas.
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    Uma metodologia para a avaliação de desempenho e custos do treinamento de redes neurais em ambientes de nuvem
    (2024-03-07) Moura Filho, Cláudio Márcio de Araújo; Sousa, Erica Teixeira Gomes de; http://lattes.cnpq.br/9899077867723655; http://lattes.cnpq.br/8143173691280119
    Redes neurais profundas são soluções para problemas que envolvem reconhecimento de padrões e diversos trabalhos tentam encontrar maneiras de otimizar o desempenho dessas redes. Essa otimização necessita de hardware adequado para ser implementada, hardware esse que pode ser muito custoso para pequenas e médias organizações. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho e custo do treinamento de redes neurais, considerando os fatores mais impactantes no tempo de treinamento e avaliar o custo financeiro total do ambiente para essa tarefa. Nesse sentido, observou-se que fatores como o tamanho da imagem de entrada e a arquitetura da rede tem grande impacto na métrica de tempo de treinamento e por consequência no custo total.
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    Avaliação de métodos de imputação de valores ausentes para a predição de interações fármaco-proteína
    (2024-03-08) Santos, Victor Vidal dos; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/7999257997046465
    Na última década, o estudo de redes farmacológicas tem recebido muita atenção devido à sua relevância no processo de descoberta de medicamentos. Muitas abordagens diferentes para prever interações biológicas têm sido propostas, especialmente na área de aprendizado de múltiplos kernels (MKL). Tais métodos compreendem abordagens integrativas que podem lidar com fontes de dados heterogêneas, mas sofrem com o problema de dados incompletos. Técnicas para lidar com valores faltosos nas matrizes kernel base podem ser utilizadas, geralmente baseadas em técnicas simples, como imputação de zeros, média e mediana da matriz. Neste trabalho, foram avaliadas técnicas de tratamento de valores faltosos no contexto de redes bipartidas. Nossas análises mostraram que, dependendo da quantidade de dados faltantes, a técnica k-NN e SVD teve um desempenho muito melhor do que as outras técnicas, trazendo resultados animadores, enquanto o preenchimento zero apresentou o pior desempenho em relação a todos os outros métodos avaliados