Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Alfabetização e letramento: um relato de experiências sobre estratégias de enfrentamento de dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental(2019) Silva, Ana Paula Rocha da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O presente estudo configura-se como relato de experiência, cujo objetivo principal éanalisar estratégias utilizadas na ação docente para minimizar dificuldades de leitura e escrita no 6º ano do ensino fundamental, considerando articulações entre alfabetização e letramento.Como aporte teórico, foram priorizados os trabalhos que discutem alfabetização e letramento, tendo em vista a complexidade e as conexões indissociáveis desses conceitos. Em termos metodológicos, este estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativacom observação participante e como forma de registro um diário etnográfico escolar. Muitos docentes deparam-se com as dificuldades de leiturae escrita de estudantes que iniciam novo segmento do ensino fundamental (6º ano) ainda sem o domínio efetivo de leitura e escrita, repercutindo nas práticas de letramentos.Item Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna(2019) Barbosa, Maria Aparecida; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097Atualmente, defende-se um trabalho pedagógico nos anos iniciais que envolva tanto o alfabetizar quantoo letrar, por serem consideradoscomo processos inseparáveis, que devem caminhar paralelamente.Esta é a nova e desafiadora tarefa que se apresenta aos professores e que vem sendo, há muito tempo, tema de discussões entre os estudiosos da linguagem. Nesta perspectiva, este artigo, com base numa revisão bibliográfica, tem por objetivo refletir sobre as contribuições da alfabetização vinculada ao letramento para o ensino e aprendizagem da língua materna. Assim sendo, discorreremos sobre o conceito de alfabetização e letramento, além da relevância de se alfabetizar letrando e, concomitantemente, refletiremos sobre suas implicações no que diz respeito ao papel do professor nesse processo, já queele precisa se apropriar do sentido da alfabetização e letramento para poder vivenciá-lo em sua prática pedagógicano que concerne ao ensino da leitura e da escrita.
