Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A Belle Époque carioca por João do Rio(2022-07-07T03:00:00Z) Conceição, Alline Danilla da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716A Belle Époque aconteceu durante o período de transição entre o século XIX e XX. Mundialmente, vemos o cenário europeu em paz e com grandes avanços tecnológicos. A França como capital cultural do continente e Paris passou por grandes reformas que a fizeram ser reconhecida pelo nome de “Ville Lumière” (Cidade Luz). Essas transformações influenciaram não só a Europa, como também se espalhou pelos demais continentes, chegando também ao Brasil. No governo do então prefeito Pereira Passos, passou por uma série de obras, como o alargamento das ruas, a retirada de prédios e a construção de cartões postais, como o teatro Municipal e o teleférico pão de açúcar. Surgem também diversos cinemas além de cafés e confeitarias que davam à Capital ares parisienses. A região central, localidade escolhida pelo prefeito para ser remodelada, tornou-se cenário não apenas de reformas, como também de uma política “higienista” e “embelezatória”. Muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas em prol dessa “modernização”. Em consequência, vemos o surgimento das favelas nas barrancas dos morros e todos os problemas sociais que dela faz parte. É neste contexto que surge então o cronista Paulo Barreto, que tendo por referências essa ríspida realidade, se destaca em relatar o cotidiano daquelas pessoas. O respectivo estudo tem como intuito analisar a literatura transitória entre o século XIX e XX, passando por uma interpretação cautelosa dos manifestos artístico-políticos no cenário brasileiro, levando em consideração os fatores sociais da época e assim compreender melhor a realidade que se passava naquele povo. Partindo do século em questão, destacaremos João do Rio, pseudônimo mais famoso do cronista em estudo. Cabe ressaltar que, um estudo mais afundo acerca da vida e performance do escritor de acordo com Lêdo Ivo, Claudia Gonçalves Ribeiro e Fernanda Mansilia Paulino e sobre a Belle Époque por Natália Lima.Item Análise da representação de Macabéa como protagonista na obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector e sua contribuição para a discussão da representação das mulheres na literatura brasileira(2023-11-23T03:00:00Z) Costa, Laniela Silva; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2238180188944367Este estudo busca aprofundar a compreensão da representação feminina na literatura brasileira, tendo como foco a obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector. O objetivo geral é analisar a personagem Macabéa, desvendando seu papel na narrativa e a sua contribuição para a discussão sobre a condição das mulheres na sociedade. A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem crítica, utilizando conceitos de teóricos como Bourdieu, Kristeva, e Nitrini para embasar a análise. Além disso, a pesquisa contempla uma análise comparativa com obras de outras autoras, como forma de enriquecer a compreensão das representações femininas na literatura brasileira. Os resultados revelam a complexidade da construção da personagem Macabéa, destacando como ela personifica as limitações e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade patriarcal. Em conclusão, a obra de Clarice Lispector, especialmente "A Hora da Estrela", emerge como uma peça fundamental para o entendimento das representações das mulheres na literatura brasileira. Este estudo contribui para ampliar o debate sobre a condição feminina, destacando a importância da literatura como meio de reflexão e transformação social.Item Conta pra mim, Marramaque: traços de uma personalidade Griô na obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto(2021-08-18T03:00:00Z) Silva, Natália Regina Ferreira da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/1236781063874349O presente artigo pretende explorar a construção do personagem Antônio da Silva Marramaque na obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto, de maneira a encontrar referências griôs numa figura ficcional que se volta às características ancestrais afrobrasileiras do próprio autor. Numa literatura que mescla as dissonâncias sociais e raciais presentes no Rio de janeiro na virada do século XIX para o século XX - pós abolição da escravatura, ambos, autor e personagem, se reconhecem como memórias vivas da diáspora Brasil-África e se mantiveram ávidos aos costumes pertencentes à função griótica de seus antepassados, legitimando o legado griô, aos moldes brasileiros, numa confluência que figura entre a necessidade de resguardar costumes culturais dentro de um Brasil que não é mais a África Ocidental, portanto, com a presença de outros povos e hábitos pertencentes a este país que recebera escravizados de todos os cantos do continente negro. A abordagem através da análise das passagens contidas no romance e as referências a estudos griôs dá-se pela necessidade de uma construção sólida a respeito de um personagem esquecido pela literatura, mas que mostra-se como potência a partir de uma análise criteriosa que converge à ancestralidade afro-brasileira, sendo os griôs personalidades que tem seu entendimento modificado a partir de diferentes prismas, sobretudo, de países onde a presença negra foi submetida à escravização e seus povos privados de exercer livremente suas culturas.Item Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil(2019) Santos, Kézia Gabriela Silva dos; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6873739667575780O objetivo deste trabalho é desenvolver a leitura significativa e a oralidade de alunos do 9° ano de escola pública através da contação de histórias. A contação de histórias é uma forma de expor a leitura realizada e para fazer tal ação é necessário que tenha tido uma leitura e que o leitor tenha captado os detalhes e, de fato, compreendido determinado texto. Na escola em questão há um projeto em que toda semana cada aluno pega um livro na biblioteca, porém os alunosnão liam o livro, apenas pegavam por rotina ou para passear na escola. Assim este trabalho vem com a intervenção de mostrar aos alunos o gênero crônica e mostrar que é prazeroso ler e partilhar da mesma através da contação de histórias, trabalhando leitura e oralidade em um único trabalho. Através das perspectivas Barbosa (1990), Kleiman (1993), Rampelotto e Gizéria (2017), Zilberman e Geraldi (2006) e Peruzzo (2011) é explanado a importância da leitura na vida do indivíduo e as formas de utilizá-la pelo professor, que, muitas vezes, acaba reduzindo a importância da leitura a simples finalidades de exercícios gramaticais. A contação de histórias utilizada nos anos finais do ensino fundamental II é uma alternativa para trazer novas perspectivas aos discentessobre a literatura.Através desse método, os alunos irão identificar a necessidade de uma leitura profunda e assídua, observando aspectos importantes e características das obras literárias a fim de realizarem uma boa contação de histórias. Tudo isso objetivando que o público espectador sinta-se inserido na história de forma contextualizada de modo que a sua devida atenção seja alcançada.Item Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar?(2021-08-23T03:00:00Z) Xavier, Priscila de Souza; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/7488079560922407O presente artigo acerca do objeto de estudo, o discurso erótico e pornográfico presente no romance francês e oitocentista ‘’As Aventuras do rei Pausolo’’, tem como intenção refletir sobre o letramento crítico e literário, haja vista que esses tipos de textos não recebem devida atenção no espaço escolar. Para isso, sob a ótica de Bakhtin (2000) entendemos os tipos de letramentos como discursos que são dialógicos, ideológicos e relacionados ao marco histórico social em que estão inseridos. O estudo sustenta uma espécie de manifesto e protesto contra as práticas de poder exercidas no espaço escolar, cujas marcas de omissão e desigualdade às diversidades literárias e de linguagem são visíveis. Portanto, opta-se por uma abordagem qualitativa de análise crítica ao discurso para o ensino-aprendizagem de literatura. A atenção volta-se para a formação de sujeitos críticos ao discurso erótico e pornográfico. Uma perspectiva de humanização da literatura e sociointeracionismo do discurso, a fim de desmistificar o preconceito e o apagamento de obras e autores do gênero pelo cânone, uma vez que seus textos descrevem de maneira explícita e implícita sobre o amor, o desejo e o prazer como um instrumento alegórico e satírico para crítica e ataque ao poder. Nesse caminho, entendemos que a literatura promove uma experiência humanizada, capaz de mudar a percepção de mundo e de si mesmo. Com isso, pregamos o discurso erótico e pornográfico como forma de reflexão, crítica e poder através do ensino de literatura. No desenvolvimento do trabalho, apresentaremos as seções: “Palavras Iniciais” como introdução, “Letramento Crítico”, “Letramento Literário”, “Discurso, Erótico e Pornográfico”, “Orientações básicas para o ensino de Literatura”, “Análise do romance francês As Aventuras do Rei Pausolo” “metodologia” e “Palavras finais”, seguido das “Referências” para encerramento do trabalho.Item "Meu mundo mesmo é a toca": masculinidade(s) clandestina(s) e o poder da escrita em Rato (2007), de Luís Capucho(2023-11-10T03:00:00Z) Silva Neto, Antonio Carlos Batista da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/0919624112986411Luís Capucho é um compositor, cantor, escritor e pintor, nascido na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em março de 1962, e que reside em Niterói, Rio de Janeiro, desde os 14 anos. Após desenvolver, em 1996, o quadro clínico de neurotoxoplasmose e descobrir sua condição sorológica, o multiartista ganha visibilidade nacional com seu livro de estreia, Cinema Orly (1999), ao compartilhar as experiências sexuais de um cantor nos cinemas pornográficos do centro do Rio de Janeiro. Em Rato (2007), por sua vez, vemos a história de um rapaz, enrustido, que vive com sua mamãe em um antigo casarão no centro do Rio de Janeiro. Isso posto, o presente artigo tem como objetivo identificar como os processos de referencialidade e subjetivação aparecem no segundo romance do escritor, destacando, assim, questões que perpassam pelas relações de poder e pelas noções de masculinidade(s). Para isso, temos como aporte teórico os estudos de Antônio Cândido (2000) e Mário César Lugarinho (2008), a respeito da posição do autor/escritor; Michel Foucault (1981-1982 [1976]), Marcelo Secron Bessa (1997), Alexandre Nunes de Sousa (2016), Murillo Nonato (2020), com as discussões em torno das relações de poder, da(s) masculinidade(s) e dos discursos involucrados à homossexualidade que são representados na literatura nacional; e Rafael Julião (2018), no tocante à vida e à obra do autor.Item Sátira: gênero literário como instrumento de ataque nos jornais pornográficos dos séculos XIX e XX(2021-03-23T03:00:00Z) Silva, Marcio Lima da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/9824416737110946A origem deste trabalho advém dos estudos que vêm sendo realizados no grupo de pesquisa, coordenado pelo professor Natanael Duarte de Azevedo, que analisa a circulação de literatura em impressos de fins do século XIX e começo do século XX. Partimos do pressuposto que a sátira é um gênero literário e tem como característica principal e prevalente a ironia e o sarcasmo. Embora nem sempre ela objetiva induzir ao riso, trata-se portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos seus costumes de maneira cômica e é utilizada para criticar principalmente políticos, artistas e pessoas de relevância social. Propomo-nos ainda, a analisar a construção da alegoria e da sátira como elementos fundantes da pornografia no jornal pornográfico O Riso (1911-1912), mais pontualmente no romance folhetim “As Aventuras do Rei Pausolo”, publicado semanalmente no periódico entre maio de 1911 a maio de 1912. Procuramos evidenciar como os editores do jornal O Riso estruturaram uma realidade síncrona a partir do discurso alegórico e satírico, tendo a pornografia como mote, com o objetivo de trazer à tona críticas à recém-nascida república brasileira. Sendo assim, utilizaremos como arcabouço teórico-metodológico no desenvolvimento dessa investigação Azevedo (2015) e El Far (2004) no que tange ao percurso da literatura pornográfica, como também Miskolci (2012) acerca do contexto político social brasileiro em fins do século XIX e começo do século XX. Aliado às concepções apresentadas discutiremos questões relativas à construção não sistemática do conceito de sátira pela ótica de Brummack (1971) e Schiller (1991). Ainda como aporte teórico é substancial, no que diz respeito à História Cultural, os postulados de Chartier (2002) para a concretização da presente investigação. Logo, pretendemos situar a pornografia enquanto categoria de análise em seu tempo e espaço de produção para, dessa forma, trazer, à luz da historiografia literária, narrativas silenciadas pela censura moral.
