04.1 - Graduação (UAG)
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Resultados da Pesquisa
Item A utilização da tecnologia digital na educação infantil(2019) Melo, Ariane da Silva Wanderley; Silva, Valdirene Moura daA presente pesquisa traz como pergunta norteadora: Qual a contribuição das Tecnologias Digitais quando inserida nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo compreender como a Tecnologia Digital pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, através de intervenções desenvolvidas por um projeto intitulado: “Com a Tecnologia Digital eu posso ensinar o que quiser”, realizada em uma turma do Infantil II, no município de Garanhuns-PE. No ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.Item EducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas moleculares(2019-12-12) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154Existe um crescente no uso das tecnologias digitais na sociedade, e isso vem refletindo em diversos setores, como no caso do ambiente escolar, onde os recursos de TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) possibilitam o surgimento de novas ferramentas para auxiliar no processo de ensinamento e aprendizado. No ensino de geometria molecular é relatado por muitos professores uma dificuldade de abstração na visualização das estruturas moleculares estudadas pelos alunos. De posse disso, essa pesquisa objetiva desenvolver um protótipo de sistema que possibilita a construção de modelos tridimensionais de estruturas moleculares, para auxiliar no ensino de geometria molecular. Para uma compreensão melhor dessa linha de estudo, foi feito uma revisão bibliográfica, e na sequência uma entrevista com um professor da área, visando compreender as necessidades reais que a ferramenta deveria atender. A ferramenta segue uma metodologia de prototipação evolutiva, que durante o desenvolvimento utilizou o Blender para modelagem dos componentes básicos e o motor de jogo Unity 3d para a construção do protótipo de alta fidelidade. A etapa de validação tomou professores de química como juízes, podendo assim relatar suas opiniões e impressões sobre o sistema. Ao final, foi desenvolvido um protótipo de sistema educativo que permite a construção de modelos tridimensionais de forma livre e sem correção automática de erros, seguindo o conceito de uma aplicação pedagógica. Durante a validação foi destacado pelos professores que o protótipo tem potencial para auxiliar no processo de ensino dos conceitos de química.Item Avaliar: sistema para autoria e acompanhamento de recursos avaliativos(2019-07-11) Elias, Alana Maria Tenório; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314A verificação de aprendizagem é alvo de inúmeros estudos que visam evoluí-la de seu caráter apenas classificatório, para um processo de diagnóstico completo da evolução e nível de conhecimento do aluno em todos os objetivos de uma disciplina. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades, tornando necessário o estabelecimento de métricas avaliativas precisas e um acompanhamento detalhado do processo de desenvolvimento de cada aluno em cada conteúdo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um sistema para autoria de recursos avaliativos e acompanhamento de avaliação escolar, modelado com o intuito de apoiar professores e alunos no processo de verificação de aprendizagem, permitindo um mapeamento mais preciso do compreendimento de cada competência individual de uma disciplina. Para tanto, utilizando-se da metodologia Design Science Research, foi realizado um estudo bibliográfico no contexto da avaliação escolar e suas principais dificuldades, bem como a análise de sistemas de apoio à docência para fundamentar a modelagem da ferramenta. A solução apresentada foi validada através da realização de testes com potenciais usuários, seguida de um questionário sobre a experiência de uso.
