04.1 - Graduação (UAG)

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    Ensino de produção textual: análise de livro didático de ensino médio
    (2019-01-17T02:00:00Z) Barbosa, Marillya de Moraes Monteiro; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/4089003711471508
    O presente trabalho teve o objetivo de analisar descritivamente as atividades de produção textual de um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino médio, verificando como as propostas de ensino apresentadas contribuem para a formação da escrita dos alunos. Considerando que o Livro Didático é um dos principais métodos pedagógicos utilizados nas aulas de língua portuguesa e que o ensino de escrita está diretamente ligado com o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos buscamos estabelecer relação entre as práticas de ensino de escrita sugeridas pelo Livro didático e o desenvolvimento do letramento do indivíduo. Tomamos por base Choppin (2004) e Fernandes (2010) para conceituar e definir as características e importância do Livro didático. Tratamos do ensino de escrita baseados nos conceitos de gênero textual apresentados por Marcuschi (2005), Bakhtin (1997) e Souza (2011) e de letramento abordados por Soares (2009) e Kleiman (1995). Sobre as práticas de ensino trouxemos os estudos de Antunes (2003 e 2009). Foi realizada a análise de um capítulo do Livro Didático “Português: contexto, interlocução e sentido” das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, que trata da produção textual do gênero conto, seguindo as etapas de análise documental conforme os apontamentos de Cellard (2008), buscou-se verificar como a abordagem do gênero e as atividades propostas contribuem para a didática do professor e o letramento dos estudantes. Foi constatado que no ensino de escrita o livro apresenta propostas de atividades que contribuem para o letramento escrito dos aluno além de oferecer uma abordagem interacionista da linguagem, oferecendo uma contextualização social dos textos utilizados, com atividades de interpretação que abordam os diversos aspectos da linguagem, sendo uma relevante fonte de informação e formação para os alunos e importante suporte didático para os professores.
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    Variação da concordância verbal: análise comparativa entre textos produzidos por alunos do ensino fundamental II e ensino médio
    (2019-02-14T02:00:00Z) Borges, Izabela Regiane de Souza; Lima, Rafael Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8700226970298080; http://lattes.cnpq.br/8228060376263553
    O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o fenômeno da concordância verbal e, através de um estudo sociolinguístico, com base na proposta apresentada por William Labov (2008), analisar as variedades da concordância verbal presentes nos textos produzidos pelos alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada em Vertentes-PE. Para isso, analisamos 72 textos dissertativo-argumentativos produzidos por esses alunos, fazendo um levantamento de dados coletados, elencamos as variedades da concordância verbal observadas nas produções textuais dos alunos, levando em consideração fatores linguísticos e extralinguísticos. Para compararmos os resultados de nossa pesquisa, com o objetivo de constatarmos se o nível de escolaridade influencia na aplicação da concordância verbal, utilizamos os resultados apresentados em Santos (2013) para o Ensino Médio. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que os alunos tendem a concordar o verbo ao sujeito quando estes estão próximos um do outro. E refutamos nossa hipótese em relação ao nível de escolaridade, os alunos do Ensino Médio tendem a aplicar a concordância verbal com menos frequência que os alunos do ensino fundamental II.