Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

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    Transformação digital na saúde pública : os desafios da gestão operacional do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros
    (2024-12-09) Araújo, Thatiane da Silva; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1331409215182312
    A transformação digital (TD) tem transformado como as instituições de saúde pública são gerenciadas e como prestam seus serviços. O estudo objetiva analisar, sob a ótica da TD, como a adoção de EHR para gestão de arquivos e de atendimento aos pacientes do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (CISAM) contribui para a segurança, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes, considerando a infraestrutura tecnológica atual. Foi realizado um estudo de caso com dados coletados por meio de entrevistas com profissionais de diferentes áreas do hospital, A análise desses dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios e oportunidades relacionados à implementação da transformação digital na gestão hospitalar. Essa abordagem contribui para um entendimento mais profundo do impacto da TD na melhoria dos processos e na experiência do paciente. Os resultados mostram que a tecnologia de gerenciamento de arquivos utilizada atualmente no CISAM é um componente essencial para a eficiência da instituição. Entretanto, observa-se que, em muitos setores, os sistemas de arquivo ainda são baseados em soluções legadas que, embora funcionais, carecem de integração e flexibilidade para atender às demandas contemporâneas de acesso às informações, aprimorando a continuidade do atendimento e reduzindo erros na manipulação de dados. Quanto ao atendimento aos pacientes, a modernização dos sistemas de registro de saúde, como o sistema de prontuário eletrônico, têm melhorado significativamente a coleta e o compartilhamento de dados clínicos. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a integração entre diferentes sistemas e a necessidade de capacitação contínua da equipe para a utilização eficiente dessas tecnologias. Conclui-se, portanto, que a modernização deve ser um processo contínuo, focado nas demandas específicas do hospital, a fim de garantir um atendimento de qualidade e alinhado com as melhores práticas tecnológicas.
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    A percepção da gestão do hospital e dos usuários sobre a qualidade no atendimento e infraestrutura no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, Paulistana-PI
    (2021-02-24) Castro, Roney da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950
    Este artigo tem como objetivo caracterizar, a partir das opiniões dos usuários e dos dados coletados com a direção do Hospital Regional Mariana Pires Ferreira – HRMPF, na cidade de Paulistana-PI, o estado atual do hospital regional Mariana Pires Ferreira, seu funcionamento, suas principais dificuldades e desafios, sua estrutura, capacidade de atendimento, identificar e propor melhorias. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, para tanto, na coleta de dados foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, feitos por meio do ―Google Forms‖. Um questionário foi enviado por e-mail à direção do hospital com o objetivo de conhecer os procedimentos internos, a rotina de atendimento e outras questões administrativas. O segundo questionário, direcionado para os usuários do hospital, foi disponibilizado no Facebook e enviado por e-mail e WhatsApp para uma lista de contatos. O período de coleta foi entre os dias 16/12/2020 a 08/01/2021, obtendo o número de 81 participantes da pesquisa. Como principais destaques, estão os dados do quadro de profissionais de saúde que atuam no hospital e que somam ao todo 63 profissionais entre médicos enfermeiros e técnicos em enfermagem. O HRMPF realiza em média mais de 400 atendimentos mensais e, de acordo com direção do hospital, os 50 leitos disponíveis permanecem 99% ocupados a maior parte do tempo. Os usuários apontaram satisfação quanto à estrutura, ambiente e localização do hospital, porém, os dados revelam um maior nível de insatisfação em relação ao número de profissionais e com tempo de espera para serem atendidos.