Bacharelado em Zootecnia (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2941
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Cadeia produtiva de mel na AMAM (Associação dos Meliponicultores e Apicultores do município de Manari)(2019) Sá, Marileide de Souza; Rocha Júnior, Cláudio Jorge Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5767471085192721; http://lattes.cnpq.br/3415518545368497O estágio supervisionado obrigatório de conclusão do curso de Bacharel em zootecnia, foi realizado na AMAM – Associação dos Meliponicultores e Apicultores do Municipío de Manari -PE, durante o período de 12/03/19 a 29/05/19, sob a orientação do Professor Msc. Claudio Jorge Gomes da Rocha Júnior e supervisão do Engenheiro Agrônomo Antonio Aderson Lima do Nascimento. Entre os objetivos do estágio estavam acompanhar as práticas de manejo apícola, acompanhamento e solução de problemas nas colmeias obtidas junto a CODEVASF, funcionamento e gestão de uma empresa associativa, beneficiamento, comercialização e distribuição dos produtos. Como atividades extras foram realizadas visita a alguns sócios da associação de forma a entender seus gargalos e perspectivas na atividade, participação em reuniões na residência do presidente da associação, acompanhamento em reuniões no CMDRS e STR do município, captura de enxames de abelhas (Apis mellifera) e verificação de varroatose. A oportunidade de estágio é importante para que o profissional de zootecnia desenvolvam uma visão crítica no que diz respeito às práticas de manejo, nutrição, sanidade, beneficiamento e comercialização dos produtos apícolas, pensando na qualidade do produto que chega ao consumidor, aumentando o lucro e a economia local, vendo na atividade um promissor campo de trabalho.Item Níveis de serviço pós-venda e a satisfação do consumidor: caso de uma loja agropecuária(2019) Cruz, Lucas Alves da; Rocha Júnior, Cláudio Jorge Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5767471085192721; http://lattes.cnpq.br/0520024249810427Este trabalho teve como objetivo descrever os serviços pós-venda de uma loja agropecuária e a satisfação dos clientes com os serviços prestados pela empresa. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa sobre a satisfação dos consumidores com os serviços de uma loja agropecuária, localizada em São José do Belmonte-PE, atuante no ramo da agricultura, e que comercializa desde insumos que são aliados à prestação de serviços. Para a pesquisa, foi realizado um estudo de caso durante o período da pesquisa de campo, entre os dias 22/04/2019 a 10/05/2019, no qual foram analisadas de forma qualitativa as relações de vendas e prestação de serviços, tendo como base um estudo sobre os elementos de transação e pós-transação empregados pela empresa e a verificação da confiabilidade do consumidor em relação aos insumos e serviços prestados. Para esse estudo, a coleta de dados foi realizada com os consumidores e funcionários da loja, por meio do uso de formulários, sendo um para cada grupo. A pesquisa ocorreu em um universo de 200 clientes, que é o número médio mensal de diferentes clientes da loja. Durante esse período, foi apresentado um formulário para 20 clientes da loja, referente a 10% dos clientes. Quanto a loja foi entrevistado um vendedor. Durante a pesquisa observou-se o impacto que a boa comunicação entre vendedor e consumidor, bem como uma eficiência na prestação de serviços - tendo como objetivo a satisfação do cliente e por serem atendidos e acompanhados por pessoal qualificado tecnicamente e de boa índole - tem um forte poder sobre a representatividade da empresa perante o mercado local. Para a realização de uma pesquisa mais ampla é importante o estudo tanto da empresa entrevistada como de todas as suas concorrentes com base em informações de seus proprietários e não somente dos vendedores.
