Medicina Veterinária (Sede)

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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): o papel do estresse na medicina felina: um novo olhar sobre a síndrome de Pandora
    (2020-11-05) Botelho, Thatiany Lídia Moura; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/0904369394105157
    Para conclusão da graduação em Medicina Veterinária pela UFRPE foi realizado o estágio supervisionado no consultório de felinos - SEMEFEL, sob a supervisão das médicas veterinárias Lirêda Drechsler e Samara Viana. Este trabalho de conclusão de curso apresenta dois capítulos, sendo o primeiro uma apresentação do local e casuística, com uma breve explanação sobre esta destacando pontos relevantes da rotina clínica. O segundo capítulo é uma revisão da literatura sobre as repercussões do estresse na medicina felina, trazendo uma visão atualizada da Síndrome de Pandora como algo sistêmico e mais abrangente do que a ocorrência da cistite inflamatória (intersticial). Durante a realização do estágio os problemas comportamentais e doenças psicogênicas tiveram uma incidência elevada dentro da estatística da casuística, ocasionados por medos, ansiedades e estresse agudo ou crônico; foi constatada a importância do especialista em felinos ao passar o conhecimento de estruturação ambiental, de recursos, alimentação e rotina aos tutores visando pilares de bem estar. Por este motivo aborda-se a Síndrome de Pandora, como uma afecção psiconeuroimunoendócrina com comorbidades sistêmicas, tratando a cistite Intersticial como um de seus desencadeamentos. Sinteticamente a Síndrome de Pandora é vista como uma patologia multifatorial decorrente da soma de fatores epigenéticos e SCRA (Sistema Central de Resposta a Ameaça) sensibilizado no felino em um ambiente provocador com gatilhos estressores. Dentro desse contexto apresenta-se nesse estudo conceitos e diretrizes fundamentais para análise e diagnóstico dessa síndrome bem como para sua prevenção baseada em estratégias de modificação ambiental multimodal e terapia cognitiva-comportamental, que podem guiar o clínico frente a um gato pandorizado.