Bacharelado em Administração (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2929
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Dificuldades de implementação do planejamento e controle de produção: um estudo bibliográfico(2022-10-11) Silva, Guilherme Nascimento Magalhães da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549Este trabalho busca compreender e refletir sobre a importância do planejamento e controle de produção, bem como as dificuldades encontradas pelas organizações, construindo um ensaio teórico. Para tanto, foi feita a busca de artigos para análise no Google Acadêmico. Os trabalhos selecionados foram filtrados a partir de dois aspectos: 1) artigos disponíveis de forma online e 2) artigos que tratassem diretamente do tema deste trabalho. O principal objetivo do trabalho é compreender e refletir sobre a importância da implementação das ferramentas de Planejamento e Controle de Produção, bem como as dificuldades enfrentadas pelas empresas para aderir ao método, e foi possível compreender que é um método de suma importância para que as organizações se desenvolvam com sucesso e consigam atingir níveis superiores aos das suas concorrentes.Item Padronização dos processos: um estudo de caso em uma pequena empresa de atacado e varejo(2022-10-06) Rocha, Hernandes Maia; Silva, Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932As empresas estão buscando, cada vez mais, se tornarem mais competitivas no mercado, exigindo delas mais qualidade em seus produtos e serviços, além do pronto atendimento das exigências de seus clientes. Uma prática que muitas empresas vêm utilizando como alternativa para a melhoria da qualidade e adequação aos requisitos de seus clientes, é a otimização de processos de negócio. Diante disso, este estudo objetivou propor a padronização dos processos de negócios, na área de compras de uma pequena empresa de atacado e varejo. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica, sobre qualidade e suas ferramentas, processo de negócio e padronização de processos de negócio aplicados a área de compras em empresas de atacado e varejo. Dentre as metodologias e ferramentas propostas para este estudo destacam-se o Bussiness Process Management (BPM), o Bussiness Process Management Notation (BPMN), as folhas de verificação, ISO 9001 e a análise PFMEA. A interação dessas metodologias e ferramentas, resultou na proposição de um modelo genérico para a padronização de processos organizacionais. O modelo proposto foi aplicado na área de compras de uma empresa, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. Como resultados da implementação do modelo, observa-se a melhoria do processo de compras, redução dos volumes de produtos desnecessários, aceitação da mudança dos processos pela direção e colaboradores, além da redução de custos e perdas dos produtos, o que possibilitou mais efetividade e otimização da rotina de trabalho desta área.Item O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas(2021-02-18) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente artigo busca aferir a satisfação dos clientes internos e como isso afeta e contribui para sucesso de pequenas organizações. O endomarketing atualmente é uma ferramenta eficiente para as organizações que desejam otimizar seus resultados, pois tem como foco na integração e sincronização de todos os colaboradores da organização, fazendo com que eles virem aliados ao estabelecer a ideia de que o seu sucesso está ligado ao sucesso organizacional. Essa ferramenta surgiu por meio das necessidades de desenvolver meios de satisfazer e motivar seus colaboradores. Dentro desse aspecto, a problemática é obter como resposta, como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos? Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo compreender como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos de duas empresas de confecção de peças infantis e de moda feminina na cidade de Custódia-PE. Para isso, foi utilizado o método considerado como estudo de multicaso, com natureza qualitativa, uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica. Além da utilização do questionário estruturado, houve a coleta de dados para uma análise mais profunda sobre o assunto. Na análise dos resultados foram apurados os indicadores que provocam a satisfação dos colaboradores, através da comunicação eficiente, do treinamento e de alguns elementos motivacionais, além de como as ferramentas podem contribuir para o crescimento e a permanência da organização no mercado.
