Bacharelado em Administração (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item A influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador(2022-10-07) Silva, Ana Beatriz Henrique da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323A liderança é a capacidade de influenciar pessoas, de modo que estas façam o que lhes é estabelecido. O presente estudo teve como objetivo compreender a influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador. Para atingir o objetivo foi feita uma revisão sistemática de literatura, de caratér qualitativo. Os resultados demostraram que os colaboradores se sentem mais satisfeitos quando a abordagem do líder é voltada para as pessoas, sendo estas inspiradas pelos líderes. A abordagem voltada para pessoas envolve a liderança Transformacional, sendo este o estilo que mais influencia a satisfação dos colaboradores. Porém, o estilo de liderança Transacional, apesar de não trazer tanta satisfação, pode contribuir positivamente para o desempenho. Para futuros trabalhos, recomenda-se também realizar um estudo de campo para compreender, comparativamente, a influência dos estilos de liderança na satisfação de pessoas do sexo masculino e feminino. Além disso, seria interessante estudar a influência do estilo de liderança na satisfação de colaboradores da geração X, Y e Z.Item Contribuições do endomarketing em uma distribuidora de bebidas(2022-10-06) Silva, Eduardo Pereira da; Silva, Luciana Isabela Borges dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0732507446275556O endomarketing é considerado uma tática de desenvolvimento organizacional capaz de cativar e até mesmo fidelizar o colaborador. Assim, se faz necessário investigar se essa ferramenta pode impulsionar a satisfação do cliente interno. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a implantação do endomarketing pode impulsionar a satisfação do funcionário em uma distribuidora de bebidas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem quantitativa, realizada através de um questionário disponibilizado pelo Google Forms. Após a coleta dos resultados obtidos, foi possível perceber que a empresa implementa ações correspondentes ao endomarketing e que as mesmas possuem resultados satisfatórios. Além disso, foi constatado que a empresa investe em comunicação interna, e que o nível de satisfação foi elevado dentre os respondentes. Assim, o endomarketing se mostrou uma ferramenta capaz de impulsionar o nível de satisfação do cliente internoItem O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas(2021-02-18) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente artigo busca aferir a satisfação dos clientes internos e como isso afeta e contribui para sucesso de pequenas organizações. O endomarketing atualmente é uma ferramenta eficiente para as organizações que desejam otimizar seus resultados, pois tem como foco na integração e sincronização de todos os colaboradores da organização, fazendo com que eles virem aliados ao estabelecer a ideia de que o seu sucesso está ligado ao sucesso organizacional. Essa ferramenta surgiu por meio das necessidades de desenvolver meios de satisfazer e motivar seus colaboradores. Dentro desse aspecto, a problemática é obter como resposta, como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos? Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo compreender como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos de duas empresas de confecção de peças infantis e de moda feminina na cidade de Custódia-PE. Para isso, foi utilizado o método considerado como estudo de multicaso, com natureza qualitativa, uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica. Além da utilização do questionário estruturado, houve a coleta de dados para uma análise mais profunda sobre o assunto. Na análise dos resultados foram apurados os indicadores que provocam a satisfação dos colaboradores, através da comunicação eficiente, do treinamento e de alguns elementos motivacionais, além de como as ferramentas podem contribuir para o crescimento e a permanência da organização no mercado.Item Satisfação no trabalho: um estudo realizado em uma secretaria municipal de educação(2020-11-05) Tavares, Cícero Halefsom Tenório; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/3471786307583433A satisfação no trabalho é um assunto pertinente para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Isso porque a satisfação tem ligação direta com o desempenho dos colaboradores em suas funções. Esta pesquisa objetiva verificar o grau de satisfação no trabalho dos servidores de uma Secretaria Municipal de Educação, localizada no interior do Pernambuco. Pretende-se fazer a avaliação do grau de contentamento através da Escala de Satisfação no Trabalho (EST), fazendo interpretação e análise dos dados coletados. A metodologia usada foi pautada em um estudo de caso, com abordagem descritiva e possuindo cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram, servidores públicos municipais responsáveis pela construção das metodologias de ensino utilizadas nas escolas, desse modo foi aplicado um questionário, utilizando o Google Formulários, a distribuição se deu através do aplicativo WhatsApp, para captação de dados. Após a análise constatou-se que os servidores apresentam um nível ótimo nas dimensões que tratam sobre o grau de satisfação dentro da organização frente às tarefas que realizam, amizade entre os colegas e, relacionamento com a chefia. Porém, foi observado índices de satisfação baixos em se tratando dos questionamentos que se referem ao salário. Todavia, em uma análise da média geral dos dados, os servidores se mostram satisfeitos no trabalho. Logo, concluise que o tema abordado na pesquisa tem bastante relevância dentro do órgão, observando que eles estão satisfeitos em determinados aspectos, o que gera benefícios para si, para o órgão e para a sociedade, já que desempenham funções com mais satisfação.Item Motivação como fator de produtividade: um estudo de caso em uma empresa de material de construção na cidade de Serra Talhada-PE(2020-10-23) Nogueira Neto, João Antonio; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123; http://lattes.cnpq.br/0965321857767389Este artigo foi realizado com o objetivo de analisar como a motivação no ambiente de trabalho pode mudar o cenário de uma empresa. A pesquisa foi realizada com os colaboradores de uma empresa no ramo de material de construção de Serra Talhada-PE, a fim de ressaltar a importância que a motivação proporciona no ambiente organizacional e quais mudanças impactam em seu cenário. Monstrando as mudanças em várias esferas que a motivação ou a falta dela traz para o ambiente de trabalho, tanto as melhorias que podem acontecer como também os problemas que a organização pode enfrentar na ausência da motivação da parte de seus colaboradores. Além disso, este artigo ainda traz os fatores que influenciam para que os colaboradores se sintam motivados em exercercerem suas funções, como também os fatores contrários, que contribuem para que os mesmo se sintam desmotivados. A partir de tais obeservações, foi possível constatar que é necessário que haja incentivos motivacionais e que proporcionem maior satisfação para que os colaboradores venham a se sentirem motivados e por consequência venham a produzir mais e melhor. E a metodologia deste trabalho foi pesquisa de campo de narureza qualitativa.
