Bacharelado em Administração (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2929

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas
    (2021-02-18) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571
    O presente artigo busca aferir a satisfação dos clientes internos e como isso afeta e contribui para sucesso de pequenas organizações. O endomarketing atualmente é uma ferramenta eficiente para as organizações que desejam otimizar seus resultados, pois tem como foco na integração e sincronização de todos os colaboradores da organização, fazendo com que eles virem aliados ao estabelecer a ideia de que o seu sucesso está ligado ao sucesso organizacional. Essa ferramenta surgiu por meio das necessidades de desenvolver meios de satisfazer e motivar seus colaboradores. Dentro desse aspecto, a problemática é obter como resposta, como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos? Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo compreender como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos de duas empresas de confecção de peças infantis e de moda feminina na cidade de Custódia-PE. Para isso, foi utilizado o método considerado como estudo de multicaso, com natureza qualitativa, uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica. Além da utilização do questionário estruturado, houve a coleta de dados para uma análise mais profunda sobre o assunto. Na análise dos resultados foram apurados os indicadores que provocam a satisfação dos colaboradores, através da comunicação eficiente, do treinamento e de alguns elementos motivacionais, além de como as ferramentas podem contribuir para o crescimento e a permanência da organização no mercado.