Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A ciência é masculina? Considerações sobre a produção docente do curso de Agronomia da UFRPE(2022-05-24) Lima, Julia Cavalcante de; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482; http://lattes.cnpq.br/9448465974797780Este artigo científico analisa, a partir da conceitualização de gênero como uma forma de compreender os relacionamentos e comportamento dos indivíduos, como se dá a produção docente do Departamento de Agronomia (DEPA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tanto, primeiramente houve uma revisão bibliográfica sobre a desigualdade de gênero no campo científico, fomentando a base teórica. Durante a pesquisa, foi feita uma coleta de dados através de observações nos Currículos Lattes dos professores. A partir disso, foi possível compreender que algumas áreas ainda são domínios masculinos, além disso, as mulheres continuam sendo minoria em cargos mais altos. Apesar do aumento da presença feminina na ciência com o passar dos anos, ainda estamos longe de podermos considerar os campos acadêmicos como igualitários para homens e mulheres.Item Sociologia e educação: como os conceitos sociológicos são aplicados nos Trabalhos de Conclusão de Curso sobre educação nos cursos de Ciências Sociais da UFPE e da UFRPE(2024-10-02) Nascimento, Diogo Oliveira do; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/4693268077316321Este trabalho se propõe a estudar, a partir da busca nos bancos de dados, Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos nos cursos de Ciências Sociais das Universidades Públicas de Pernambuco que relacionam a sociologia com a educação realizados no período de 2018 a 2023. Para atingir o objetivo proposto foi realizada a busca dos trabalhos nos repositórios eletrônicos da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e foram localizados dezoito trabalhos. A fim de efetuar a exploração dos trabalhos, realizamos a leitura das pesquisas e decidimos criar três grupos de análise para os trabalhos: educação e política pública; educação e instituição de ensino; educação e ensino de sociologia. Concluímos que os conceitos da sociologia foram mobilizados na análise dos fenômenos estudados nas pesquisas de conclusão de curso. Portanto, a presença desses conceitos nas pesquisas facilitou a interpretação dos dados apresentados, além disso a compreensão dos fatos pôde ser melhor explorada e compreendida, confirmando a importância dos conceitos sociológicos para análises sobre educação.Item O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso da UFPE e da UFRPE(2021-03-03) Melo, Thiago Pessoa de; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/8548605922378353Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas IES de Recife. Tal trabalho dividiu-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da UFPE e UFRPE nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.
