Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gravidez forçada é tortura: acesso ao aborto legal nos casos de estupro de vulnerável na Região Metropolitana do Recife
    (2024-03-07) Buitron, Lara de Oliveira; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/9636731145979747
    A partir da coleta de dados sobre aborto legal, morte materna, óbito fetal, nascidos vivos e estupro de vulnerável nas quatorze cidades da Região Metropolitana do Recife, a presente monografia pretende discutir a discrepância do número de meninas que acessam o aborto legal, nos casos de estupro de vulnerável, em relação ao número de crianças mães. Usando teoria feminista contemporânea, principalmente brasileira, articulando os achados bibliográficos da pesquisa sobre aborto legal no país com os conceitos de justiça reprodutiva, democracia e direitos à infância plena das crianças e adolescentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sociologia da infância: reflexões sobre a primeira infância a partir da Lei 13.257/2016
    (2021-03-04) Assunção, Thamires Fernandes de; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482; http://lattes.cnpq.br/7246703005096755
    This article aims to analyze article 4 of law 13.257 / 2016, seeking to understand its social conception and its relationship with early childhood. The research question seeks to identify which conception of child the law addresses from an unequal conjuncture of society. This is a qualitative research that focused on Article 4 of Law 13.257 / 2016, based on the theoretical debate based on the sociology of childhood, the social history of the child and public policies for early childhood, in the dialogue between theoretical reflections and the data published by Inep, IBGE and Fundação ABRINC. The importance of this law, considered a legal framework for early childhood, is unquestionable, however, some issues related to reducing social inequalities, respecting diversity in their social and cultural contexts, comprehensive and integrated care and the promotion of a culture of protection and promotion of the child, are many of the paths to be followed for the implementation of actions that meet the interests of the child and their condition of rights and citizenship.