Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A influência das diferenças de gênero na escolha de consumo: um estudo baseado em vieses comportamentais
    (2025-03-31) Kohl, Kimberly Gerda Nunes; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    Este estudo analisa a influência das diferenças de gênero nas escolhas de consumo sob a perspectiva dos vieses comportamentais. A teoria econômica neoclássica tradicional sugere decisões racionais, contudo pesquisas mais recentes, principalmente a partir dos estudos de Kahneman e Tversky (1979), indicam que decisões são frequentemente influenciadas por heurísticas e vieses cognitivos, questionando assim a premissa da racionalidade ilimitada. Este trabalho buscou investigar como os vieses comportamentais - excesso de confiança, aversão à perda, efeito enquadramento, contabilidade mental – podem a princípio estar relacionados às diferenças nas decisões de consumo entre homens e mulheres. A pesquisa é composta por uma revisão bibliográfica aprofundada e uma análise empírica utilizando dados reais de clientes de consultoria financeira, com o objetivo de ilustrar eventuais padrões distintos de consumo ligados ao gênero. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os gêneros, com mulheres demonstrando maior aversão à perda e comportamento conservador e homens apresentaram maior excesso de confiança, destinando mais recursos a financiamentos e consórcios, sugerindo maior propensão ao risco. Além disso, mulheres apresentaram maior segmentação das despesas, evidenciando o viés da contabilidade mental. Esses achados reforçam a importância de estratégias financeiras diferenciadas para homens e mulheres.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos
    (2024-03-04) Brito Neto, José Heleno de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    The present monograph investigates the impact of the availability bias on individuals' investment decisions, aiming to understand to what extent and by which means financial education can mitigate the adverse effects of these decisions. Initially, we retrieve concepts from behavioral economics and contextualize the situation of financial literacy in Brazil. Through a literature review, we seek to understand the role of the availability bias in investment decisions, analyzing case studies and research that address its influence in different economic contexts. Using an analytical-deductive method, we explore strategies and techniques that can be employed to minimize the negative impact of this bias, aiming to improve financial decision-making. Data collection and selection involved a systematic review of academic sources, prioritizing articles in Portuguese between 2018 and 2023. Six articles were selected, focusing on Brazilian case studies. The studies analyzed reveal that the availability bias significantly influences individuals' investment decisions, especially among the younger and less experienced. Information about the recent appreciation of financial assets, widely disseminated on social media platforms and influenced by digital influencers, has been shown to be a determining factor in investment choices. Lack of understanding of associated risks and the tendency to seek alternative assets were also highlighted as significant concerns.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ancoragem de preço: uma investigação econômico-comportamental sobre efeito ancoragem no uso do aplicativo menor preço em Pernambuco
    (2019) Silva, Gabriel Fernando Candido da; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377; http://lattes.cnpq.br/5814642766143449