Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Impacto das extensões do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) na redução da desigualdade educacional
    (2025-02-26) Silva, Vinícius Mergulhão da; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/5063813603587182
    Esta monografia busca realizar uma análise através do método de diferenças e diferenças, levando em considerações os efeitos das extensões das políticas públicas do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, com foco no MAIS PAIC, no nível de aprendizagem. Utilizou-se como base os dados e resultados do IDeA, índice de desigualdades e aprendizagens, além de informações detalhadas dos municípios e estrutura das escolas públicas de cada um deles. Para a elaboração da base de dados e resultados foram considerados os resultados da prova de matemática do 9º ano do ensino fundamental, considerando a tríade de prova dos anos de 2013 e 2017, conforme elaboração pelo IDeA.
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    Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco
    (2023-04-28) Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/9164994279562652
    Investigating Brazil's educational system, it is evident that there is unequal access and quality of education provided to different social groups. This study seeks to explore the state of educational equity in the state of Pernambuco, utilizing the Indicator of Inequalities and Learning (IDeA) as a tool. Specifically, the study proposes an analysis of results obtained from 2011 to 2017, segmented by socioeconomic status, race/ethnicity, and gender, with an emphasis on NSE. This analysis will help to illustrate the extent of inequality across the mesoregions of the state. Furthermore, the study will examine possible underlying causes of this inequality through panel data analysis.
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    Ensino remoto emergencial e gestão do tempo: uma análise econômico-comportamental das mudanças na perspectiva de estudantes de Economia da UFRPE
    (2021-07-22) Almeida, Jéssica Albuquerque de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    The covid-19 pandemic brought changes in the format of university education, due to the need for distance, remote learning alternatives were needed to continue the education of students. However, this format brought some benefits and harms, due to changes in people's behavior, time management, procrastination, attention captures. In this context, a survey was carried out with students from the Economics undergraduate course at the Federal Rural University of Pernambuco, Recife Campus. The results point out to learning and organizational difficulties, from one hand, and improvements with cost reduction and flexibility, from the other.