Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)

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    A influência do professor criador de conteúdo na formação de jovens produtores de texto: análise de perfil no Instagram
    (2024-12-07) Silva, Lívia Barbosa da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5210553382677662
    Este trabalho investiga a influência de um professor criador de conteúdo no Instagram na formação de jovens produtores de texto, com foco na produção dissertativa-argumentativa exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, o corpus da pesquisa é composto por publicações do perfil @professordigital, o qual apresenta estratégias para ajudar os estudantes nas redações do Enem e outros vestibulares. Dessa forma, o objetivo principal é investigar como essas publicações impactam no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos estudantes, considerando os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada é a pesquisa netnográfica, que adapta os fundamentos da etnografia para o ambiente virtual, permitindo a análise de práticas sociais em redes sociais. Sendo assim, o estudo abrange a observação participante e a análise de dados textuais e visuais das publicações do perfil, além das interações entre o professor criador e seus seguidores/estudantes. Tomando como base a Análise Dialógica do Discurso (ADD), proposta por Bakhtin (2016), os dados foram analisados considerando três elementos fundamentais: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Os resultados indicam que, apesar do convite ao uso das estratégias prontas oferecidas pelo @professordigital, essas práticas tendem a limitar a criatividade e a autoria dos estudantes, visto que a abordagem do perfil prioriza fórmulas e estruturas prontas, distanciando-se da perspectiva Dialógica da Linguagem, que valoriza a interação social e a construção de sentido contextual. Esses modelos prontos também vão de encontro às diretrizes da BNCC, que enfatizam a formação de escritores críticos e autônomos. Em conclusão, o estudo aponta para a necessidade de uma reflexão mais aprofundada por parte dos professores criadores de conteúdo sobre o impacto de suas práticas no desenvolvimento dos estudantes. Portanto, recomenda-se que tais práticas digitais incentivem a construção de argumentos próprios e o engajamento dialógico de acordo com as competências avaliadas pelo Enem e os objetivos educacionais contemporâneos
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    Tecnologias digitais no ensino de gramática: uma alternativa para a formação de escritores competentes na redação do ENEM
    (2025-01-12) Santos, Cláudia Andréa dos; Cavalcanti, Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/1820936739613781
    Este estudo investiga como o ensino de gramática pode ser aprimorado por meio de tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes, para atender aos critérios da redação do ENEM, já que ela se tornou um imperativo para a aprovação no exame. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica para analisar, tanto o potencial das ferramentas digitais no ensino da Língua Portuguesa, quanto as percepções de professores e estudantes sobre sua eficácia. Os resultados evidenciaram que ferramentas como plataformas colaborativas, recursos gamificados e softwares de correção automatizada diversificam os métodos de ensino, promovem maior engajamento e contribuem para o aprimoramento da escrita formal. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação docente ressaltam a importância de uma implementação planejada e equilibrada dessas tecnologias. Assim, conclui-se que as tecnologias digitais, quando bem implementadas (equilíbrio entre práticas tradicionais e contemporâneas), não apenas potencializam a aprendizagem, mas também preparam cidadãos críticos e ativos, capazes de utilizar a linguagem como instrumento de transformação social.