TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/466
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A técnica de simulação de Monte Carlo aplicada ao cálculo de áreas no ensino médio(2025-01-31) Araújo, Roberta Elaine Domingos de; Barros, Kleber Napoleão Nunes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1338915220161592; http://lattes.cnpq.br/6420618435459342Este trabalho apresenta a aplicação da técnica de integração de Monte Carlo para o cálculo de áreas de figuras planas, com o objetivo de fortalecer o ensino de Matemática no Ensino Médio. A metodologia inclui uma abordagem prática e experimental, envolvendo simulações computacionais no software R e atividades lúdicas em sala de aula, como o uso de materiais concretos para estimar áreas de figuras geométricas. A fundamentação teórica abrange conceitos de geometria, probabilidade e estatística, fornecendo um suporte consistente para a aplicação do método. Os resultados indicaram que o uso da técnica de Monte Carlo promoveu uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos e despertou maior interesse dos alunos pela disciplina. Além disso, verificou-se que o aumento no número de amostras aleatórias melhora a precisão das estimativas, validando a eficácia do método. Conclui-se que a integração de práticas interativas e ferramentas computacionais ao ensino possibilita uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, sendo uma estratégia valiosa para diferentes níveis de ensino.Item As contribuições do GeoGebra na prática docente para o desenvolvimento de tarefas exploratórias de função afim(2022-06-07) Nascimento, Tatiane Gervásio do; Rodrigues, Cleide Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2951731416008876Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve o objetivo de investigar as potencialidades e os fatores limitantes dos recursos tecnológicos nas aprendizagens dos alunos de 1º ano do Ensino Médio por meio de tarefas exploratórias sobre função afim. Esta pesquisa foi realizada no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório IV, tendo como requisito para sua realização os critérios de observação e de regência no ambiente da escola, além dos critérios necessários à pesquisa. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se na importância do estágio na formação inicial, nas potencialidades das TIC na prática docente, nas contribuições das tarefas exploratórias e na importância do estudo de funções, especialmente de função afim na formação matemática dos alunos. Foram participantes os 33 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, onde foram observadas de forma participativas dez aulas e ministradas duas aulas de regências. A metodologia constitui-se na abordagem qualitativa e interpretativa, onde foi aplicada uma tarefa exploratória com três questões sobre o conteúdo de função afim que também se utilizou o recurso tecnológico do GeoGebra. Na fase que antecipou a aula de regência disponibilizou-se algumas informações sobre o uso do GeoGebra para que os alunos se familiarizassem com o recurso. As análises foram desenvolvidas por meio da coleta de dados recolhida através das folhas respostas dos alunos e também da gravação de áudio. Os resultados indicam que os alunos além de participativos durante a aula compreendeu muitos dos conceitos associados à função afim especificamente o desenvolvimento do gráfico.Item Uma sequência didática para introduzir a eoria dos grafos no Ensino Médio: teoria matemática e prática docente(2019-12-18) Silva, Yasmim Eduarda Santiago da; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/2861415243055101Este trabalho aborda os conceitos básicos para a fundamentação do estudo da Teoria dos Grafos. Estudamos classes especiais de grafos como árvores, grafos Eulerianos e grafos planares. Em seguida aplicamos estes conceitos para estudar dois problemas: Coloração de Grafos e o Problema do Carteiro Chinês. Por fim apresentamos uma sequência didática que tem por objetivo ensinar teoria de Grafos para estudantes do ensino médio.
