TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação
    (2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610
    Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.
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    Proposições atelieristas e as experiências estéticas pedagógicas na primeira infância: um encontro entre a arte e as crianças bem pequenas em uma escola do Recife - PE
    (2025-08-05) Almeida, Eunice Florentino de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/1609024449642128
    Este trabalho apresenta os resultados da busca em responder o problema de pesquisa de como proporcionar experiências estéticas através da arte na educação infantil, e como as Práticas Atelieristas podem contribuir para estas vivências em sala de aula. Teve o objetivo geral de: analisar as experiências estéticas na primeira infância com artes visuais, através de práticas atelieristas com as crianças bem pequenas da educação infantil, e os objetivos específicos de; observar as experiências estéticas com as crianças bem pequenas, mediadas pela arte e pela natureza, explorando novas possibilidades de ensinar e aprender com a arte na educação infantil, identificar como as experiências estéticas contribuem para a construção do conhecimento das crianças bem pequenas, documentar as interações das crianças bem pequenas com os materiais artísticos, analisando como estas experiências contribuem para o seu desenvolvimento expressivo, socioemocional e cognitivo, e explorar os impactos das práticas atelieristas no desenvolvimento estético e sensorial das crianças bem pequenas. Como aporte teórico destacam-se Bonaccini (2024), Vecchi (2017); Thubenchlak (2020); Richter (2015); Hoyuelos (2020); Holm (2007); Barbosa (2020) entre outros. A metodologia foi um estudo de caso de caráter qualitativo que teve como sujeitos da pesquisa as Crianças bem pequenas da faixa etária de 2 anos a 2 anos e 11 meses, assim como as Educadoras do grupo 2, o estudo de caso foi realizado em uma escola de Educação Infantil na cidade do Recife-PE, a metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise temática a luz de Autores pertinentes ao Tema pesquisado. Os dados obtidos mostram os possíveis impactos que as práticas Atelieristas tem no desenvolvimento das Crianças em diversas áreas como no desenvolvimento sensorial, emocional, motor, social estético e cognitivo, mostrando-se um tema de grande interesse para a Pedagogia.
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    Avaliação na educação infantil: caminhos e desafios da prática avaliativa com bebês na rede municipal do Recife
    (2025-07-24) Silva, Bárbara Claudiane da; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366
    O presente estudo buscou compreender a prática avaliativa em uma turma de Berçário da Rede Municipal do Recife. De forma específica, procurou-se compreender as concepções do professor acerca da avaliação na Educação Infantil e seus critérios para avaliar bebês. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Hoffmann (1991; 2005), Luckesi (2011), Kramer (2006) e outros que discutem a avaliação como processo contínuo, reflexivo e respeitoso à infância. O interesse pela temática surgiu durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), em que houve contato direto com bebês e diálogos com a professora da turma, possibilitando reflexões iniciais sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada posteriormente, com um professor diferente, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) recifense, por meio de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.
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    Reflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantil
    (2025-07-11) Brito, Bruna Loreny Costa de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
    Esta pesquisa teve como propósito compreender a prática pedagógica de uma professora do Grupo IV da Educação Infantil em uma creche escola localizada no município do Recife-PE, em relação ao ensino da leitura e da escrita. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Brandão e Leal (2011), Ferreiro (2001), dentre outros, bem como nas diretrizes norteadoras da prática docente na Educação Infantil. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia de estudo de caso, e como forma de adquirir dados para investigação, observamos a prática docente durante dez dias e realizamos uma entrevista semiestruturada. Por meio da análise dos dados obtidos constatamos uma consonância entre a teoria abordada e o trabalho docente analisado. A professora desenvolveu práticas centradas em experiências potencialmente lúdicas, na interação criança-criança, criança-adulto, criança-ambiente e na construção de propostas didáticas que favoreceram a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa às crianças de quatro anos da Educação Infantil.
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    O olhar docente sobre as relações entre avaliação e aspectos socioemocionais dos estudantes
    (2025-07-29) Brandão, Maria Eduarda Silva; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/4792394204301905
    O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental sobre os processos avaliativos e seus reflexos no comportamento das crianças em uma escola da rede municipal do Recife. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos a observação, realizada em sala de aula no período de semana de provas com duração de 4 dias, e uma entrevista semiestruturada com a docente regente. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (2011). Os resultados revelam uma tensão entre o discurso pedagógico da professora, alinhado a uma perspectiva formativa, e a prática, guiada por uma cultura escolar classificatória e por avaliações externas. Essa dinâmica resulta em impactos significativos nos estudantes, como o desenvolvimento de uma relação utilitarista com o conhecimento, a internalização da percepção de incapacidade, a criação de estigmas sociais em sala de aula e a manifestação de ansiedade e desengajamento. Verificamos que no cenário investigado, a avaliação tem operado mais como um instrumento preparatório do que como uma ferramenta mediadora da aprendizagem, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que priorizem o acolhimento e a formação integral do aluno.
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    Prática pedagógica com estudantes com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-07-25) Pereira, Ana Carolina Alves; Coelho, Maria Teresa Barros Falcão; http://lattes.cnpq.br/3795912188041909
    Uma sala de aula é formada por indivíduos que possuem singularidades e particularidades que precisam ser consideradas ao longo do processo de aprendizagem. Neste sentido, esta monografia teve como objetivo compreender a prática pedagógica de professoras, dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Camaragibe (PE), em relação aos estudantes com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A partir de revisão de literatura foi possível perceber que o planejamento pedagógico precisa de adaptações direcionadas aos estudantes com o TDAH, visando uma metodologia com estratégias e recursos didáticos que estimulem a autonomia, atenção e concentração para o desenvolvimento das atividades propostas. Este estudo tem uma natureza qualitativa, na qual os meios para a coleta dos dados foram observações e entrevistas semiestruturadas. A partir do procedimento de Análise de Conteúdos Temática, foram elaboradas três categorias: A prática pedagógica: entre teorias e vivências; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: concepções e experiências; e Dificuldades e desafios para a prática pedagógica com crianças com o TDAH. Os resultados indicaram que o planejamento pedagógico era elaborado para a turma, havendo uma abordagem de ensino tradicional pelas professoras, com o estabelecimento de condições e recompensas nas atividades propostas para os estudantes. Ressalta-se a importância da formação continuada, que possibilite ampliar a compreensão de temas da Educação Inclusiva, que favoreçam a efetividade de um planejamento que vise adaptações mediante as heterogeneidades educacionais apresentadas pelas crianças.
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    As interações pedagógicas na educação infantil: um olhar sobre a afetividade
    (2025-07-17) Barbosa, Larissa Ellen Araújo; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/9986041158834813
    Este trabalho teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de uma professora do grupo 4 da Educação Infantil em uma escola pública municipal de Camaragibe (PE), focando na construção da identidade da criança a partir da dimensão da afetividade, segundo a teoria de Henri Wallon. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou observação e entrevista para compreender como as interações entre crianças e a professora, que ocorrem no espaço escolar durante o estágio do Personalismo, promovem o desenvolvimento integral. As observações revelaram que as crianças expressam afetos por meio de gestos, verbalizações e atitudes essenciais para a formação da identidade. As interações pedagógicas entre a professora e as crianças foram marcadas pela afetividade, em diferentes situações no espaço escolar. E, entre as crianças, as brincadeiras tiveram mostraram que se trata de uma ação importante de interação. A entrevista demonstrou que a professora não apresenta um conhecimento mais aprofundado sobre a Teoria de Henri Wallon, o que talvez possa restringir a sua mediação nas situações de interações pedagógicas no espaço da Educação Infantil. Desta forma, o estudo traz elementos para refletir sobre a importância de uma teoria do desenvolvimento infantil a partir da perspectiva da psicogênese da pessoa completa, no caso, a Teoria de Wallon, para a formação docente. Nas situações analisadas, uma questão se fez presente: uma mediação consciente das necessidades emocionais e sociais das crianças, uma prática pedagógica que valorize a afetividade de forma intencional, reconhecendo-a como ferramenta fundamental, podem ser um diferencial qualitativo para o desenvolvimento integral infantil.
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    O desenho livre e a prática pedagógica exitosa na educação infantil
    (2025-07-31) Souza, Shuellyn Karolayne de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/3633399914816986
    Este trabalho tem como objetivo compreender como o desenho livre pode ser incorporado como prática pedagógica exitosa na Educação Infantil, valorizando a expressividade e a autonomia das crianças no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Camaragibe, com crianças de três anos de idade. Adotou-se uma abordagem qualitativa, inspirada no estudo etnográfico, utilizando observação participante, entrevista semiestruturada e registros fotográficos como instrumentos de coleta de dados. A análise foi conduzida com base na metodologia da Análise Temática, permitindo a identificação de sentidos recorrentes nas práticas docentes observadas. O estudo tem como principais referenciais teóricos Derdyk (1989) e Mèredieu (2017), cujas contribuições permitiram compreender o desenho como linguagem expressiva e processo simbólico fundamental na infância. Os resultados apontam que o desenho livre, quando inserido com intencionalidade na rotina escolar, promove a expressão, autonomia, acolhimento, consolidando-se como uma linguagem essencial na Educação Infantil.
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    O papel dos recursos lúdicos para o desenvolvimento de noções matemáticas na educação infantil
    (2025-07-23) Silva, Maria Carolina Andrade; Lucena, Sandra da Silva Santos; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/3205045481328407
    O presente trabalho investiga o papel dos recursos lúdicos no processo de desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil. O objetivo principal foi compreender como a ludicidade pode contribuir para uma aprendizagem matemática significativa nesta etapa da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e configurada como um estudo de caso, utilizou como instrumentos a análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e o currículo da Rede Municipal do Recife (2021) e entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma escola pública de Recife - Pernambuco, Brasil. Os resultados indicam que, embora os documentos curriculares valorizem o brincar, a articulação explícita com o ensino da matemática, por vezes, é genérica e não oferece subsídios suficientes para o professor. As professoras, por sua vez, reconhecem a centralidade do lúdico e empregam uma gama diversificada de materiais concretos e jogos, mas relatam desafios na integração de tecnologias digitais, apontando para lacunas na formação de professores. A pesquisa conclui que os recursos lúdicos são mediadores fundamentais, mas sua eficácia está condicionada à intencionalidade pedagógica do educador, evidenciando a necessidade de uma formação docente que articule teoria e prática de forma mais consistente.
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    Práticas de leitura e o tratamento da heterogeneidade: os saberes e fazeres de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-07-16) Leite, Renata da Silva; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207; http://lattes.cnpq.br/7106126368088282
    A presente pesquisa analisou as práticas de ensino de leitura de uma professora alfabetizadora que atuava em uma turma de 3º Ano, Ensino Fundamental no município de Recife, no tocante ao trabalho com as heterogeneidades de conhecimentos de seus alunos com esse eixo. Para tanto, identificamos o que a professora pensava sobre heterogeneidade e ensino de leitura, descrevemos sua prática pedagógica e suas estratégias de mediação. O referencial teórico articulou as contribuições de Soares (2008, 2017, 2022), que enfatiza o letramento como prática social, a perspectiva de Leal (2005, 2006, 2013; 2022) sobre as múltiplas dimensões da heterogeneidade (cognitiva, econômica, cultural e afetiva), e de Leal, Souza e Silva (2020), acerca de intervenções pedagógicas, ou seja, ações deliberadas do professor que buscavam ajustar o ensino às necessidades específicas dos alunos. Ancorados na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos observações participantes na sala de aula da professora investigada, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com a mesma. Os resultados apontaram que a professora possuía um amplo entendimento acerca das heterogeneidades presentes na sua turma, tanto no que diz respeito aos conhecimentos sobre a leitura, como em relação às questões sociais e econômicas, levando-a a promover atividades de leitura diversificadas, que valorizavam o contexto sociocultural dos estudantes. Os dados apontaram que a docente, em busca de tratar a heterogeneidade da turma, buscava formar grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimentos em relação a leitura, com o objetivo de fazê-los avançar nos seus conhecimentos e alcançar a autonomia na leitura, promovia atendimentos aos alunos de forma individualizada e realizava correções coletivas, ajustadas às necessidades de cada um. Por fim, os dados colocaram em evidência que as suas escolhas textuais e estratégias de acolhimento demonstravam a sua sensibilidade às desigualdades socioeconômicas, aos diferentes níveis de conhecimento e às dimensões afetivas dos estudantes. Esse conjunto de movimentos da docente revelou alinhamento com a perspectiva do alfabetizar letrando (Soares, 1998), por ter promovido autonomia, criticidade e avanços concretos nos níveis de leitura, além de apontar caminhos para que a escola reconheça e trabalhe de forma sistemática as diversidades em sala de aula.