TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    O papel do professor e a inclusão escolar da criança autista
    (2018-01-14) Pequeno, Almira Alice Alves; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/3979568113706261
    De um modo geral, a Política Educacional Brasileira tem promovido avanços e retrocessos, e no caso da política inclusiva essa realidade não é diferente, pois o normal e o patológico sempre estiveram imersos numa polarização quanto à compreensão daquilo que era reabilitação e escolarização. No entre meio dessa dicotomia a formação do professor também teve seus impactos. Pesquisar como a escola promove a inclusão das crianças autistas no espaço pedagógico escolar de tempo integral foi o objetivo geral desse trabalho. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, se valendo de uma coleta de dados qualitativos, tomando como referência parte do inventário aplicado por Mendes, em 2005 (Parte A dedicada à identificação dos participantes e a Parte B com duas categorias: categoria 1: ingresso e recepção da criança na turma e categoria 2 : aceitação da criança com autismo). O resultado apontou que embora a política da educação inclusiva tenha oferecido avanços, os relatos dos professores apontaram para uma direção contrária, necessitando maior investimento profissional para que as crianças possam ser bem acolhidas e aceitas no espaço educacional. É preciso que o ingresso e aceitação das crianças com autismo estejam no planejamento na escola pesquisada.