TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Item A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação(2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.Item A brincadeira na educação infantil: o ato de brincar na prática pedagógica de uma professora de crianças de 4 anos(2021-07-15) Almeida, Cybelle Medeiros de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3313085571462084O referente estudo teve como objetivo geral compreender como a brincadeira está inserida na prática pedagógica de uma docente da Educação infantil, em uma turma do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Cidade do Recife-PE. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. Baseamo-nos nos principais autores que tratam da brincadeira e sua relação com a ação pedagógica do professor: Kishimoto ( 2010), Horn (2018) e Maluf (2012). Os dados foram coletados no período de 04/02/2020 a 19/02/2020, registrados em diário de campo, a partir de observação participante. Em seguida, foram categorizados sob a perspectiva da análise temática, proposto por Bardin (1988). Este estudo veio confirmar que a brincadeira se faz presente na prática pedagógica da docente do grupo IV, organizada em seu planejamento cotidiano. A docente demonstrou entender que a ação da brincadeira dirigida por ela parece ser mais relevante do que a brincadeira livre proporcionada pelas crianças, uma vez que consta em seu planejamento e ela apresenta-a como sendo solicitada pelos documentos curriculares da Rede de Recife. Entretanto, nos momentos do intervalo, quando as brincadeiras livres aconteceram, ela foi participativa e respeitosa do espaço das crianças. Esse trabalho nos mostra que entender que a brincadeira faz parte da vida da criança. Além de ser um direito, um princípio, um eixo do trabalho na educação infantil, necessita ser bastante estudada nas formações inicial e continuada dos professores para que se torne uma prática legal, afetiva e efetiva.Item A educação ambiental crítica na educação infantil: construção de um quintal brincante(2025-03-10) França, Carla Cunha de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6854845379580822O presente estudo buscou compreender aspectos da Educação Ambiental Crítica (EAC) na prática pedagógica de uma professora de crianças de dois anos. De forma específica procuramos identificar como aconteceram as experiências produzidas pelas crianças no quintal brincante do CMEI, campo de pesquisa; caracterizar os elementos (o espaço e os materiais didáticos) potencializadores para que a EAC aconteça. O referencial teórico baseou-se principalmente em Layrargues e Lima (2014), Tiriba (2018), Saheb e Rodrigues (2016) e Oliveira (2020) que tratam da Educação Ambiental Crítica e sua relação com a Educação Infantil. Trazendo o Movimento dos Quintais Brincantes, em que caracteriza-se como espaço de investigação, brincadeira e reflexão em espaços ao ar livre. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada no período de seis dias do mês de março de 2024. Usamos como procedimento de construção de dados a observação participante e como instrumento de construção, o diário de campo. O sujeito da pesquisa foi uma professora do grupo de crianças de dois anos, pedagoga e professora efetiva da rede do Recife. A análise de dados foi realizada pela metodologia de análise de conteúdo Bardin (2011). Os dados construídos mostraram que dentro da rotina na EI a professora promoveu a EAC com frequência, por meio de experiências que propiciaram a construção do pertencimento ao planeta Terra com a exploração, cuidado e interação. O espaço e os materiais pedagógicos como aspectos fundamentais para o desenvolvimento da EAC na prática pedagógica da professora, dentro do quintal brincante, mostraram-se ativos em seu planejamento, de maneira transversal, abordando a EAC com as crianças, dentro da rotina escolar ao espaço externo do CMEI.Item A música e a ação docente com crianças de 03 anos em um CMEI na cidade do Recife(2022-10-05) Wanderley, Bruna Luna; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3192089376789185O presente trabalho objetivou compreender a prática docente de musicalização no cotidiano de crianças de três anos em uma CMEI municipal da cidade do Recife. Como objetivos específicos: descrever as situações de uso da música em sala de aula; identificar o repertório musical usado no CMEI pesquisado; perceber a ação docente durante o trabalho com música. A pergunta que norteou nosso trabalho foi: Como acontecem as práticas de musicalização na educação infantil? A pesquisa teve um caráter qualitativo, para suceder a coleta de dados foi utilizada como procedimento básico a observação participante e como instrumento o diário de campo. Os dados foram coletados por seis dias, totalizando 24 horas, no período de 13 a 21 do mês de junho. Para realizar a análise dos dados, estes foram categorizados sob a luz da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). O levantamento teórico baseou-se principalmente em Brito (2003), Maffioletti (2007) e Oliveira (2019).Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os alunos do grupo 03. Os dados obtidos mostram que a música aparece com propósitos distintos sendo empregada como recurso pedagógico, para marcar momentos específicos da rotina relacionada a datas comemorativas e integrando som e movimento. Foi possível perceber que a educadora demonstrou sua intencionalidade pedagógica através de ações que objetivaram tornar a vivência com música significativa para os alunos. Como também a ampliação do repertório trazido pelas crianças que consiste na valorização da bagagem cultural de cada aluno e a introdução de novas músicas.Item A prática pedagógica docente-discente e a autonomia em crianças de 3 anos em uma creche da cidade do Recife(2025-03-11) Silva, Giovanna Caroline da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como a autonomia é vivenciada na prática docente-discente do grupo 3 de uma creche do município de Recife. Nossa fundamentação teórica buscou aprofundamento nas temáticas autonomia e rotina, embasado principalmente nos pensamentos de Freire (1996) e Piaget (1994). Freire (1996) diz que a autonomia é a capacidade de desenvolver o pensamento crítico, destacando o papel libertador da educação. Por sua vez, Piaget (1994) coloca a autonomia como intelectual e moral, onde as interações sociais e a afetividade são determinantes no desenvolvimento infantil. Portanto, esse estudo buscou refletir acerca da importância da promoção da autonomia infantil no contexto das experiências vividas na rotina da creche. Além de identificar ações pedagógicas que estimulam a autonomia das crianças, considerando que ela é construída por meio das experiências vivenciadas e das interações com o meio. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e o uso do diário de campo como instrumentos metodológicos, a análise usada foi a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1970). Por fim, o estudo mostra que autonomia se manifesta na rotina e no cotidiano das crianças, permeando as praticas de cuidado, as interações e brincadeiras. A prática docente também é vista como um fator decisivo para promoção dessa autonomia, pois, ao mediar e incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, oferece segurança para elas expressarem suas ideias e exercerem sua liberdade. Dessa forma, a autonomia é o reflexo de escolhas realizadas, levando em conta o contexto social que o indivíduo está inserido.Item A relação do cuidar e educar na prática pedagógica da auxiliar de desenvolvimento infantil na rede municipal de Recife - PE(2021-02-25) Barros, Maria Elaine de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554Esta monografia teve como objetivo compreender os aspectos pedagógicos do trabalho do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) em uma instituição municipal de Recife – PE. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Azevedo (2013), Carvalho (2019) e Souza (2012). O problema de pesquisa buscou compreender quais os aspectos pedagógicos inseridos na prática da ADI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu mediante observação participante. A técnica empregada na análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Através da análise dos dados obtidos, constatou-se que o aspecto pedagógico do trabalho do ADI está relacionado à indissociabilidade entre cuidar e educar na educação infantil, demandando que as atividades de cuidado estejam sempre relacionadas com o ato educativo. Constatou-se também que a ADI e a professora da turma mantiveram uma relação de complementaridade do trabalho em sala, na qual as atividades de cuidado eram integradas às atividades educativas, demonstrando uma compreensão da concepção do princípio da indissociabilidade entre cuidar e educar na educação infantil.Item Atuação docente diante da brincadeira na Educação Infantil(2022-10-03) Leitão, Roberta Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6522592173949563Este trabalho teve como objetivo geral compreender a ação da professora de educação infantil diante do brincar e como objetivos específicos repertoriar os jogos e brincadeiras vivenciadas com as crianças no grupo IV da educação infantil; identificar como o brincar aparece dentro da rotina da escola. O problema norteador da pesquisa foi: como o brincar é inserido no planejamento da professora de educação infantil? A partir dessa questão e nos pautando nos objetivos gerais e específicos, realizamos o estudo das categorias teóricas utilizando como norteadores os autores: Kishimoto (2010), Corasarri, Vagula e Nascimento (2018), Loro (2015), Carvalho (2010), entre outros. A pesquisa foi de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. Os dados foram coletados por meio da observação participante com o auxílio do diário de campo. A técnica de análise dos dados produzidos foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Por meio da análise dos dados, verificou-se que poucas foram às vezes que o brincar foi promovido pela professora e que ele é visto como uma passa tempo, demonstrando a quase inexistência do brincar no grupo IV da educação infantil da escola campo de pesquisa. Verificou-se também que em sua maior parte o brincar surgiu por iniciativas das crianças nos momentos que se sentiam ociosas ou pela pouca oferta desse direito as crianças. Elas encontraram espaço para criarem brincadeiras com seu corpo, o que tinha de material disponível, confirmando que o brincar é essencial, motivacional e necessário a vida da criança.Item Docência no hospital: caminhos e vivências de professoras de classe hospitalar da Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar Semear em Recife - PE(2025-07-22) Miranda, Maria Vitória de Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias profissionais de professoras que atuam na Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar SEMEAR, localizada em Recife, Brasil. Examina os fatores pessoais, profissionais e emocionais que influenciaram suas escolhas e experiências no ensino hospitalar. A pesquisa insere-se no campo mais amplo dos estudos sobre profissionalidade docente. Adotando uma abordagem qualitativa, emprega metodologias de história de vida e narrativa, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes na educação hospitalar. Os resultados revelam que a decisão de atuar nesse contexto está profundamente enraizada em experiências pessoais, senso de missão e empatia com a vulnerabilidade de crianças hospitalizadas. As professoras relataram desafios como a formação inicial inadequada, a necessidade contínua de desenvolvimento profissional, as exigências emocionais do trabalho e a importância da colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por outro lado, enfatizaram o valor da formação continuada, da escuta atenta e de uma prática pedagógica humanizada. Este estudo contribui para aumentar a visibilidade de uma modalidade educacional ainda pouco explorada e reforça a importância do direito à educação para crianças em contextos hospitalaresItem Intencionalidade docente e sua relação com as brincadeiras na rotina da Educação Infantil(2023-09-12) Silva, Clecia Moreira da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6196625800412945O presente estudo tem como objetivo principal compreender a intencionalidade docente nas atividades de brincadeiras vivenciadas na rotina do grupo 03 da educação infantil em uma creche da rede municipal de Paudalho - PE. Busca-se compreender como o professor promove e direciona essas brincadeiras, mapeando quando e onde essas experiências ocorrem. A pesquisa é motivada pela experiência da pesquisadora em estágio em uma creche, onde percebeu a importância do brincar na educação infantil e a necessidade de planejar conscientemente esses momentos. Além disso, destaca-se a relevância social e acadêmica do estudo, enfocando a educação infantil e a investigação da intencionalidade docente nas atividades lúdicas. O estudo está organizado em três capítulos, abordando a concepção histórica de criança, a metodologia utilizada na pesquisa e a análise dos dados obtidos, destacando a relação entre a intencionalidade docente e as brincadeiras presenciadas. As conclusões ressaltam a importância da intencionalidade pedagógica na promoção de um ambiente de aprendizado enriquecedor na educação infantilItem O brincar em vozes docentes: experiências na educação infantil de um CMEI da cidade do Recife(2025-07-10) Santos, Larissa Nascimento; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554Este trabalho tem como objetivo principal compreender como as concepções das professoras de crianças de 01 a 03 anos se articulam à garantia do direito ao brincar, entendido como eixo estruturante do currículo da Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar as concepções do brincar expressas pelas professoras e repertoriar as ações realizadas pelas professoras que favorecem e incentivam o brincar na rotina das crianças. Fundamenta-se em autores e marcos regulatórios que abordam a concepção de criança e brincadeira, como Kishimoto (2002, 2010, 2011, 2013), Wajskop (1995, 1996, 2002), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada com quatro professoras de um CMEI da cidade do Recife. Os resultados demonstram que existem inconsistências entre concepção e ação. Há o entendimento sobre o brincar e a sua valorização na rotina das crianças é reconhecido, entretanto, as concepções das professoras não condizem com as propostas oferecidas, reduzindo, assim, o brincar a uma visão utilitarista.Item O espaço e a relação professor-criança e criança-criança na construção de ambientes de aprendizagens na educação infantil(2025-07-21) Silva, Sabryna Eduarda Torres da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3585496939682764O presente trabalho tem como objetivo analisar como a organização dos espaços físicos acessados pelas crianças do Grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal do Recife, bem como as interações entre crianças-crianças e crianças-adultos nesses espaços, contribuem para a construção de ambientes de aprendizagem. Especificamente, buscou-se caracterizar os espaços físicos utilizados pela turma observada, repertoriar as interações entre criança-criança, criança-adulto e criança-ambiente, além de descrever como o ambiente foi construído pelo grupo analisado. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições de Zabalza (1998), Forneiro (1998), Horn (2004), Vygotsky (1991), Oliveira (2020), Barbosa e Horn (2022), Ariès (1986), Saveli e Samways (2012), entre outros, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), com foco nas distinções e articulações entre espaço e ambiente e na importância das interações de qualidade no cotidiano institucional. Adotando uma abordagem qualitativa, com observação participante realizada no contexto educacional, a análise evidenciou que a organização do espaço vai além da disposição física, ela está diretamente relacionada a uma prática pedagógica intencional, sensível e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças. A dimensão relacional mostrou-se essencial, contribuindo para os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. No entanto, foram observadas limitações na mediação docente, como falas pouco afetivas e baixa intencionalidade em algumas situações. Os dados também apontaram a importância da formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas e promover uma escuta mais sensível. Por fim, constatou-se que, embora o espaço físico favoreça parcialmente a autonomia infantil, ainda há desafios estruturais e materiais a serem superados para garantir ambientes mais estimulantes e ricos em experiências.Item “Ser professor é uma profissão que exige sim, dedicação, pesquisa, estudo e empatia”: intencionalidades da prática pedagógica exitosa de uma professora de crianças com dois anos(2023-09-12) Pereira, Lídia Beatriz Ramos; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/9104531173750488O trabalho pedagógico com crianças pequenas desafia diariamente os profissionais que atuam na Educação Infantil, é a partir dos desafios enfrentados e das demandas que surgem no dia a dia escolar que professores e professoras vão tecendo seu fazer pedagógico. Neste processo de pesquisa acompanhou-se o trabalho de uma professora da rede municipal da cidade do Recife - PE referendada como uma professora de práticas exitosas, este acompanhamento teve como objetivo compreender as intencionalidades presentes na prática pedagógica com crianças de dois anos da referida professora. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como procedimento básico a observação e o registro em diário de campo. A análise dos dados foi feita a partir da técnica da análise de conteúdo sob a perspectiva de Bardin (2016). Ao final do estudo constatou-se a presença de intencionalidades pedagógicas na realização das atividades propostas na rotina com o objetivo de proporcionar experiências significativas às crianças. Além disso, a professora pesquisada demonstrou estar alinhada com uma concepção de criança que a enxerga como sujeito sócio histórico. Para isso, propôs experiências que agregam à aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos, tendo a interação e a brincadeira como eixos estruturantes de sua prática e aguçando os sentidos para ouvir atentamente o que as crianças têm a dizer. Dessa maneira, sua prática pedagógica pode ser considerada como exitosa, pois o seu planejamento está baseado em reflexões e estudo, que consideram as orientações dos documentos oficiais, atrelado às experiências afetivas e ao olhar sensível para a criança.
