TCC - Licenciatura em Computação (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/452
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio(2023-03-29) Nascimento, Robson Raabi do; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/4942663556941460A sociedade contemporânea exige novas competências dos estudantes que completam sua formação básica. Deste modo, exige-se que o ensino médio assuma um novo papel no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo ensino médio abre espaço para o ensino de disciplinas de computação, mas ainda são poucos exemplos destas experiências, por isso é importante trazer exemplos destas experiências no ensino básico. Por isso, neste trabalho buscou-se descrever as impressões dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana de Recife em relação ao uso de computação desplugada na disciplina de pensamento computacional. A disciplina foi ministrada no contexto de componente curricular eletivo do novo ensino médio em uma turma com 30 estudantes, entrevistou-se 9 estudantes e realizou-se uma análise estatística e uma análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os estudantes acharam a experiência positiva e que acreditam que o pensamento computacional é importante para sua carreira profissional, à continuidade de seus estudos ou exercício autônomo da cidadania. Por fim, foi possível identificar a necessidade de dar mais ênfase nos conceitos computacionais considerando a metodologia adotada da computação desplugada.
