TCC - Engenharia de Pesca (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/439
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Item Estágio Supervisionado Obrigatório no Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, Alagoas, Brasil(2024-08-30) Neves, Geiciele Guimarães; Medeiros, Mateus Vitória; http://lattes.cnpq.br/2723228592205339; http://lattes.cnpq.br/7111662517668148A piscicultura é uma das atividades de produção animal que mais cresce no Brasil. Essa atividade desempenha importância relevante tanto para o crescimento econômico quanto para a segurança alimentar. O sucesso de uma produção iniciasse pelo controle eficiente da reprodução das espécies, sendo essencial assegurar o fornecimento contínuo de formas jovens para sustentar a crescente cadeia aquícola e impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, o contato direto do estudante de engenharia de pesca com a cadeia produtiva pode proporcionar uma percepção mais profunda sobre sua escolha profissional. A maior contribuição do estágio está na vivência prática, a qual desenvolve uma postura profissional diante situações externas ao próprio trabalho técnico. Além disso, os alunos se preparam para enfrentar as exigências do mercado de trabalho, particularmente em relação à experiência profissional, que é um requisito básico para a maioria das empresas. O CERAQUA/SF, um dos seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da CODEVASF, foi criado com o intuito de difundir tecnologia e promover o desenvolvimento da piscicultura, assistência aos estudantes, profissionais e produtores em atividades de reprodução e criação de peixes, além de recompor a ictiofauna do Rio São Francisco. Durante o período de estágio, foi possível participar de atividades tais como: manejo alimentar, aspectos nutricionais, criação e reprodução de peixes nativos e exóticos, monitoramento da qualidade de água e doações de alevinos. A experiência adquirida ao longo do estágio supervisionado obrigatório possibilitou uma melhor compreensão dos conteúdos abordados nos componentes da grade curricular voltados para o ramo da aquicultura. Essa vivência permitiu uma integração do conhecimento teórico e prático, através do acompanhamento e execução de atividades de criação, manejo e gestão de recursos aquícolas.Item Relatório de estágio das atividades desenvolvidas no CERAQUA/SF(2024-08-30) Nóbrega, Daniel Andrade; Medeiros, Mateus Vitória; http://lattes.cnpq.br/2723228592205339; http://lattes.cnpq.br/4622465024249271A piscicultura é uma atividade de grande relevância, que contribui para a segurança alimentar, geração de emprego e renda. Para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade, é fundamental o acompanhamento de profissionais capacitados que implementem técnicas adequadas, visando à produtividade e à qualidade da produção. Nesse contexto, a realização do estágio é um momento crucial na formação desses técnicos para aquisição de conhecimentos técnicos, experiência prática necessária e capacitação para uma atuação eficiente e qualificada junto aos produtores. O estágio realizado no Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba – CERAQUA/SF, localizado no município de Porto Real do Colégio/AL, foi uma oportunidade ímpar para consolidação das teorias aprendidas na sala de aula. O CERAQUA/SF, uma das seis estações de piscicultura da CODEVASF ao longo do Vale do São Francisco, atua como centro difusor de tecnologia em aquicultura, dispondo de equipamentos e infraestrutura abrangente. Durante o estágio, foi possível acompanhar tarefas diárias como preparação de viveiro, manejo com reprodutores e alevinos, diferentes técnicas de reprodução, monitoramento da qualidade de água e comunidade zooplanctônica, além do esforço contínuo para incentivar a produção através das doações semanais de alevinos e povoamentos nos rios e açudes do estado de Alagoas. Dentre as dificuldades encontradas ao longo do cultivo, destacaram-se o excesso de macroalgas, presença de predadores naturais, interrupções frequentes de energia, gerenciamento de insumos e funcionários e barreiras burocráticas. Desse modo, a possibilidade de acompanhar todas essas atividades desenvolvidas pelo CERAQUA/SF, aliadas aos desafios operacionais e o aperfeiçoamento das práticas de manejo adaptadas às condições locais, proporcionou uma experiência prática essencial para formação profissional.
