TCC - Engenharia de Pesca (Sede)
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Item Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca(2023-05-03) Oliveira, Jacicleide Maria de; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543; http://lattes.cnpq.br/0648216732717534O programa de monitoramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem como objetivo incentivar os alunos que demonstram interesse e aptidão para uma carreira acadêmica, cooperando com o corpo docente nas atividades de ensino. O programa de monitoramento tem duas categorias: bolsa e voluntariado, com carga horária semanal de 12 horas. O objetivo deste relatório é apresentar as principais atividades realizadas na disciplina de 09100 - Introdução à Engenharia de Pesca no período de 2020-2022. O componente de Introdução à Engenharia de Pesca faz parte do núcleo de conhecimentos básicos e seu conteúdo programático abrange a abordagem do contexto histórico, mercado de trabalho, áreas de atuação, regulamentação do profissional, princípios de formação ética e conhecimento dos ecossistemas aquáticos e seus recursos pesqueiros. A monitoria iniciou em agosto de 2020 a agosto de 2022 e em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19. A monitoria no período de agosto de 2020 a outubro de 2021 foi realizada de forma voluntária, com a oferta da bolsa de monitoria a partir de novembro de 2021 até agosto de 2022. Foram realizados nesse período seis períodos letivos, em que dois foram períodos letivos excepcionais (PLE) e quatro períodos letivos regulares. Além disso, componente foi ministrado em diferentes modalidades de ensino: remoto (PLE 2020.3; PLE 2020.4; 2020.1; 2020.2), híbrido (2021.1) e presencial (2021.2). Nos períodos letivos de forma remota e híbrida, as atividades de monitoria consistiram no acompanhamento de aulas, atendimento aos alunos, gravação de tutoriais, elaboração de videoaulas, organização do ciclo de palestras, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tais como Google Meet, Google Classroom, Canva, YouTube, OCam e WhatsApp. A partir de março de 2022, a monitoria foi conduzida para período híbrido e presencial, algumas TDIC se mantiveram como Google Classroom e Whatsapp, e atividades consistiram na elaboração de aula expositiva, acompanhamento e atendimento aos discentes. A experiência de monitoramento proporcionou a oportunidade de observar diferentes modalidades de ensino para os cursos de graduação da UFRPE, que tiveram que se adaptar ao ensino remoto e híbrido devido à pandemia. Apesar dos desafios do ensino remoto, o conteúdo do curso foi entregue de acordo com seu currículo. O programa teve como objetivo motivar os alunos e promover a excelência do ensino.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais - LAQUOR(2025-03-27) Oliveira Júnior, Edson Marques de; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543A comercialização de organismos aquáticos ornamentais movimenta uma indústria bilionária com a principal finalidade de aquariofilia. Peixes ornamentais de água doce é o principal grupo deste setor e sua principal origem é a aquicultura. Além disso, a piscicultura ornamental é uma atividade única pela diversidade de espécies, variedades de produtos (ex. linhagens) e particularidades no cultivo, o que torna cada aquicultor único no mercado. O Brasil é um país promissor neste setor, uma vez que possui uma rica diversidade de espécies de peixes ornamentais nativos e importantes no cenário mundial da exportação. Visando aprimorar as competências e habilidades da Engenharia de Pesca com ênfase na aquicultura ornamental, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais - LAQUOR, localizado no Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. O laboratório tem vigência desde 2020, mas com abertura para atividades práticas desde 2022. As atividades realizadas durante o estágio consistiram principalmente no acompanhamento da larvicultura do acará-bandeira (Pterophyllum scalare) em sistemas estáticos e produção de juvenis de acará-bandeira em sistema de recirculação de água (RAS), sob diferentes densidades de estocagem. Nessas atividades foi possível conhecer as necessidades nutricionais das pós-larvas, produção de alimento vivo, monitoramento da qualidade de água, trocas parciais de água, realização de treinamento alimentar, montagem de estruturas de cultivo e boas práticas de manejo no cultivo de juvenis de acará-bandeira. Além disso, outras atividades realizadas consistiram em acompanhar o ciclo de vida do camarão ornamental Neocaridina davidi tais como sexagem dos animais, conhecimento de fêmeas ovígeras e maduras, importância de substratos naturais e artificiais, controle dos parâmetros de água e manejo alimentar. Também foi possível acompanhar um experimento sobre a importância da dieta úmida na fase inicial do peixe betta (Betta splendens), a partir do acompanhamento do manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água. As atividades realizadas no ESO puderam proporcionar conhecimentos práticos na área de aquicultura ornamental, trazendo o melhor preparo no mercado de trabalho, particularmente em sistemas intensivos. Além disso, as atividades puderam aprimorar o crescimento pessoal, tais como diálogo, trabalho em equipe, proatividade, identificação e resolução de problemas diários na rotina da aquicultura.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais - LAQUOR(2025-08-11) Alves, Paulo Roberto Rocha; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543; http://lattes.cnpq.br/7835153513152876O cultivo de organismos aquáticos ornamentais vem sendo um dos setores em crescimento, destacando não só peixes ornamentais, mas também camarão de água doce voltados para a aquarofilia. No Brasil, apesar do grande potencial nacional e grande biodiversidade, o país carece de formalização e expansão. Visando ampliar os conhecimentos práticos na área, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais (LAQUOR), vinculado ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As atividades envolveram o cultivo de juvenis de acará bandeira (Pterophyllum scalare) em sistema de recirculação de água (RAS), avaliação entre mídias biológicas de cerâmica (AC) e de resíduos de ácido polilático (PLA) no desempenho do sistema e monitoramento da qualidade de água. Também foi possível acompanhar a reprodução de camarão ornamental (Neocaridina davidi), com dieta suplementada com farinha de tucumã (Astrocaryum aculeatum), onde se teve a utilização da polpa e da casca. Outras atividades consistiram no manejo de bettas (Betta splendens), onde se deu o conhecimento sobre comportamento e alimentação, além da montagem e manutenção de aquários ornamentais com e sem substrato. Também foi possível vivenciar a aplicação do método “Walstad” em aquários globos, que consistiu na manutenção equilibrada do ambiente sem o uso de filtragem e aeração contínua, baseado na interação entre os resíduos dos animais, peixes e o crescimento de plantas. As atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório proporcionaram a vivência prática na área de aquicultura ornamental, possibilitando uma melhor entrada no mercado de trabalho voltado nessa área. Além disso, as atividades proporcionaram o aprimoramento no trabalho em equipe e dentro do laboratório, onde também pode ser desenvolvida a aquicultura de pequenos organismos aquáticos.Item Uso de mídia biológica alternativa em sistema de recirculação de água para a produção do Acará-Bandeira(2023-09-22) Clemente Júnior, José Rafael; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543A piscicultura ornamental se destaca pela variedade de espécies e particulares quanto às estruturas de cultivo utilizadas. Diferentemente da piscicultura convencional, podem ser implementados tanto em ambientes rurais como ambientes urbanos. Sistemas superintensivos são o principal sistema de cultivo de peixes ornamentais em ambientes urbanos e se destacam pela otimização dos recursos hídricos, altas produtividades e minimizam os impactos ambientais, com destaque para o sistema de recirculação de água (RAS). Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o uso de mídias biológicas alternativas em RAS para o cultivo do acará-bandeira (Pterophyllum scalare). O experimento foi conduzido no Departamento de Pesca e Aquicultura - DEPAq/UFRPE durante 31 dias, em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e quatro repetições, considerando o uso de mídias biológicas convencionais composto por anéis de cerâmica (AC) e mídias biológicas alternativas compostas por resíduos de impressora 3D composto de ácido polilático (PLA). Para isso foram utilizados 8 aquários de volume útil de 6 L e densidade de estocagem de 1,5 juvenis de acará-bandeira (AC= 0,12 g e 1,75 cm; e PLA= 0,11 g e 1,82 cm) por litro. Os animais foram alimentados com ração comercial para peixes ornamentais (TetraMin - Tetra, 47% P.B), com taxa de arraçoamento de 20% da biomassa nos primeiros nove dias e redução para 10% nos demais dias de cultivo. Diariamente foram mensurados pela manhã, a temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade e sólidos totais dissolvidos. A amônia e o nitrito foram analisados três vezes na semana. Ao final do cultivo, foram determinados os índices de desempenho zootécnico como sobrevivência, ganho de massa (GM), taxa de crescimento específico (TCE), conversão alimentar aparente (CAA) e produtividade (g.m-3). Os resultados deste estudo mostraram diferenças na concentração de amônia e pH entre os tratamentos (P<0,05), porém se mantiveram adequados para espécie, assim como as demais variáveis da água. O uso de diferentes mídias biológicas também não afetou na sobrevivência, CAA, GM, TCE e produtividade (P> 0,05). Dessa forma, para as condições de cultivo propostas neste estudo, os resíduos de PLA podem ser uma alternativa sustentável e aproveitados como mídias biológicas para o cultivo do acará-bandeira em RAS.
