TCC - Engenharia Mecânica (UACSA)
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Item Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) aplicada à turbinas eólicas: uma revisão sistemática da literatura(2024-09-25) Gomes, Rafael Felipe da Silva; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/2598157150327854Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver uma análise detalhada da evolução das estratégias de aplicação da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) em aerogeradores, através de uma revisão sistemática da literatura científica publicada entre 2006 e 2024. Foram analisados artigos indexados na plataforma Scopus, selecionando-se os 10 artigos mais citados nesse período. Os resultados indicam que a MCC é amplamente utilizada em diversos componentes das turbinas eólicas, como o gerador, a caixa de engrenagens e o sistema de controle. As falhas identificadas nesses componentes estão frequentemente relacionadas ao desgaste mecânico, falhas de lubrificação e problemas elétricos. A revisão também evidenciou a importância de implementar sistemas de monitoramento contínuo, que permitem a detecção precoce de falhas, além de técnicas de manutenção preditiva. Esses métodos são mencionados de forma recorrente como formas eficientes de aumentar tanto a confiabilidade quanto a disponibilidade das turbinas eólicas, reduzindo custos operacionais e o tempo de inatividade.Item Reciclagem de catalisadores automotivos para produção de hidrogênio(2024-09-25) Dornellas, Luiz Felipe Araujo; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; http://lattes.cnpq.br/1062988248825845A descarbonização é o processo de redução de emissões de carbono na atmosfera. Seu objetivo é alcançar uma economia global com emissões reduzidas para conseguir a neutralidade climática através da transição energética. O hidrogênio verde tem surgido como um vetor alternativo de energia com zero pegada de carbono. Sendo ele produzido através de eletrolise da água, necessita de eletrodos nobres como Ru, Pt e Ir para produzir H2 consumindo um mínimo de energia. Por serem metais nobres e escassos na natureza, vários trabalhos têm buscado melhorias materiais para eletrodos mais baratos. Estratégias como aumento do número de sites ativos e dopagens tem sido usado com frequência para produzir eletrocatalisadores. Os catalisadores automotivos são confeccionados com metais preciosos, e sua reciclagem para utilização como eletrodos pode ser viabilizada com tratamentos eletroquímicos e mecanoquímicos. Neste relatório, pulverizamos os catalizadores automotivos em tamanho micrométrico e analisamos morfológica e quimicamente. Mostramos aqui regiões com até 10% de Pt no catalisador, tornando-o então um promissor catalisador para produção de H2. Desta forma, produzimos um eletrodo de catalisador automotivo utilizando uma base de espuma níquel, que será testado nos próximos ensaios medindo suas características e fazendo comparações em relação ao necessário para produção de H2.Item Simulação numérica de uma prótese transtibial do tipo flex para corrida(2024-09-27) Barbosa, Jéssica Natália da Silva; Lins, Erb Ferreira; Oliveira, Edilma Pereira; http://lattes.cnpq.br/5272283698536321; http://lattes.cnpq.br/2366259555737290As próteses desempenham um papel essencial na recuperação da autonomia de amputados, permitindo a prática de exercícios físicos essenciais para a saúde física e mental. Este estudo analisou o comportamento estrutural e a otimização da lâmina de uma prótese transtibial do tipo flex, considerando a biomecânica da marcha humana e as forças de reação do solo durante a corrida. A metodologia adotada envolveu a modelagem tridimensional da prótese, a análise estrutural através do método de elementos finitos e a otimização por meio de uma análise de correlação de parâmetros dimensionais para minimizar as tensões na prótese. Os resultados mostraram que a tensão máxima equivalente no modelo otimizado pela metodologia aplicada apresentou uma redução de 24,73% em relação ao modelo de referência. A metodologia apresentada permite a construção de próteses com restrições de natureza geométrica que simultaneamente minimizem requisitos de engenharia.Item Levantamento da liberdade de operação atual de biodigestores domésticos no Brasil(2024-05-22) Santos, Damerson Vinícius Santana dos; Centeno González, Felipe Orlando; http://lattes.cnpq.br/9688427609049172; http://lattes.cnpq.br/0844925584480221O crescimento da população em conjunto do desenvolvimento econômico tem aumentado a produção de resíduos, entretanto, os meios de tratamento destes resíduos não evoluíram na mesma proporção. Devido à alta demanda de tratamento de resíduos produzidos em residências nos dias atuais, os biodigestores estão se tornando cada vez mais relevantes como uma possível tecnologia capaz de realizar o correto tratamento, além de gerar biogás e biofertilizante como subproduto. Porém este conhecimento ainda é limitado, então um levantamento de modelos domésticos capazes de atender estas demandas é essencial para difundir esta tecnologia para o público. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivos fazer um levantamento de liberdade de operação de modelos de biodigestores domésticos e do estado da técnica desta área, classificar os modelos pesquisados, assim como revisar os mecanismos de pesquisa patentária. Para tal, foi realizado um estudo acerca das técnicas de buscas que são utilizadas para fazer filtros adequados, de modo a reduzir a quantidade de informação e focar no tema em questão. Em sequência, uma abordagem dos tipos de buscas que são feitas em bancos dados de patentes, para reduzir o número de patentes e focar apenas nos modelos de biodigestores domésticos. Embasado nos métodos de pesquisa foi possível encontrar um conjunto diversificado de modelos de biodigestores domésticos, projetados para atender tanto às necessidades de uma residência de pequeno porte, conforme exemplificado pelo modelo da Homebiogas, quanto às exigências de uma comunidade de 100 pessoas, como no caso do modelo Plug Flow. Foi possível verificar que a liberdade de operação varia conforme a fonte pesquisada, sendo as pesquisas científicas com maior liberdade de operação e os modelos patentários com menor. A combinação desses conhecimentos resultou na proposição de potenciais soluções para o tratamento dos resíduos produzidos em residências, desempenhando um papel importante na promoção de práticas sustentáveis e no avanço do desenvolvimento ambiental e social.Item Estruturação e implementação do planejamento e controle de manutenção em uma indústria de ração animal(2024-02-27) Souza, Matheus Victor Rêgo de; Moura, Alexandre Douglas Araújo de; http://lattes.cnpq.br/3602476790054326; http://lattes.cnpq.br/5282063337624711A produção de ração animal é uma atividade intricada que demanda a implementação de processos eficientes e eficazes. Para atingir esse objetivo, é crucial manter adequadamente os ativos envolvidos, visando aumentar a confiabilidade, disponibilidade e qualidade dos produtos, além de reduzir custos. Nesse contexto, este trabalho se propôs a apresentar a estruturação e implementação do Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) em uma fábrica de ração animal.O processo iniciou-se com um estudo abrangente da planta, seus processos e maquinários. A literatura consultada fornecia informações essenciais que foram aplicadas de maneira consistente e alinhadas com as necessidades e realidade específicas da empresa. Adicionalmente, foram analisados dados referentes aos 14 primeiros meses de funcionamento do planejamento e controle de manutenção.Durante essa análise, foram examinados indicadores cruciais, como o quantitativo de ordens de serviço (corretivas, preventivas, lubrificação), o MTBF (tempo médio entre falhas) e o MTTR (tempo médio para reparo). Essa abordagem permitiu uma compreensão aprofundada da situação atual da planta e de seus ativos, fornecendo insights valiosos para aprimorar continuamente os processos de produção e manutenção.Item Desenvolvimento de Plano de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais para oficina mecânica da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho- UACSA(2024-09-19) Silva, Esterfhanyé Rayani da; Silva, Karla Alves da; Degiorgi, Sérgio Vladimir Barreiro; http://lattes.cnpq.br/7323495611053601; https://lattes.cnpq.br/6261877082189807; https://lattes.cnpq.br/8467737579132524A saúde e a segurança são fundamentais em qualquer ambiente de trabalho, incluindo oficinas mecânicas em instituições de ensino. Este trabalho desenvolveu um Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) específico para a oficina mecânica da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo foi criar um PGR adaptado às condições e necessidades da oficina, com base em uma análise detalhada dos riscos ocupacionais e ambientais que incluiu a identificação e análise de riscos por meio de pesquisa in loco, pesquisa organizacional e análise de manuais de equipamentos. Com essas informações, foi elaborado um inventário de riscos, classificando-os quanto à probabilidade e severidade. O plano de ação utiliza a metodologia 5S para promover a organização e a eficiência no ambiente de trabalho, com ações corretivas e preventivas e critérios para avaliar a eficácia das intervenções implementadas. O desenvolvimento e a implementação deste plano visam não apenas atender às exigências regulatórias, mas também melhorar a segurança e a eficiência operacional da oficina. Espera-se que as medidas propostas contribuam para um ambiente de trabalho mais seguro, reduzam custos relacionados a acidentes e fortaleçam a imagem da instituição.Item Desenvolvimento de um aplicativo para gestão de treinamentos do time de manutenção em uma indústria metalúrgica do Polo Industrial de SUAPE – Cabo de Santo Agostinho(2024-09-24) Santos, Gustavo Felix dos; Silva, Karla Carolina Alves da; http://lattes.cnpq.br/6261877082189807; http://lattes.cnpq.br/1876824907649818Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo destinado a complementar os métodos tradicionais de gestão de treinamentos em uma organização. O aplicativo, desenvolvido na plataforma PowerApps utilizando uma abordagem Low Code, visa facilitar o acompanhamento e gerenciamento dos treinamentos dos funcionários do setor de manutenção de uma empresa no polo industrial de Suape, Cabo de Santo Agostinho. Seu principal objetivo é oferecer uma plataforma digital que permita verificar o status dos treinamentos dos técnicos de manutenção, identificando quais estão em situação de "Atenção", "Vencido" e/ou "OK". Tradicionalmente, esses dados são gerenciados manualmente, em um processo demorado e propenso a erros. A transição para um sistema digital garante a precisão dos dados, reduz o tempo para acessar e atualizar informações e melhora a eficiência geral do processo de programação de atividades do setor. Durante a fase de testes, realizada entre janeiro e agosto de 2024, foram levantados dados comparativos sobre o processo de consulta de treinamentos, antes e depois da implementação do aplicativo. Os resultados preliminares indicaram uma melhoria significativa na eficiência e produtividade do setor de manutenção, comparável a outros trabalhos que utilizaram PowerApps como solução rápida e de baixo custo.Item Análise de tensões em flanges eólicos utilizando ferramentas CAE(2024-03-07) Inocencio, Igor Guilerme Neri; Lins, Erb Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5272283698536321; https://lattes.cnpq.br/4975371866385642O crescimento da demanda de energia e a utilização da tecnologia eólica para produzi-la é um fenômeno notável da atualidade a nível mundial. Buscando entender melhor o comportamento de um importante componente estrutural das turbinas eólicas, o presente estudo utiliza métodos de elementos finitos para examinar a distribuição de tensões em um flange eólico em condições de cargas operacionais sem a ação dos ventos e sob a ação de velocidades médias de ventos extremos determinadas pela IEC (International Electrotechnical Commission). Os resultados destacam áreas de concentração de tensões e identificam possível susceptibilidade a falhas de fadiga, também avaliando o impacto desses carregamentos na integridade da estrutura. A análise de elementos finitos revela distribuições de tensão em flanges eólicos e é avaliada a susceptibilidade às concentrações maiores em regiões externas. Os valores encontrados aplicados em uma análise de fadiga demonstram que a segurança do flange é elevada para as magnitudes de tensões encontradas.Item Avaliação de revestimentos galvanizados industriais com e sem cromatização para avaliação das propriedades anticorrosivas(2024-03-08) Costa, João Alberto Martins; Pina, Euclides Apolinário Cabral de; Vieira, Magda Rosângela Santos; http://lattes.cnpq.br/2192310329330578; http://lattes.cnpq.br/5490051645784422O processo de galvanização por imersão é muito utilizado como forma de proteção anticorrosiva de estruturas metálicas, promovendo mutuamente, uma barreira física e a proteção catódica do substrato, atuando como “eletrodo de sacrifício”, caso metal de base venha a ser exposto. Contudo, a camada de zinco quando exposta a ambientes úmidos e agressivos, é rapidamente submetido ao processo de corrosão branco do zinco. Visando minimizar esse processo, é comumente utilizado de forma associada, o processo de cromatização, que consiste na imersão da peça galvanizada em um banho contendo íons cromo hexavalente e trivalente. Apesar do caráter protetivo, a maior limitação desse processo são os efeitos tóxicos e carcinogênicos do Cr+6. O presente trabalho tem como objetivo investigar a efetividade de proteção anticorrosiva da camada de cromatização aplicada sobre aço carbono galvanizado, obtido por meio de processo industrial, quando exposto ao NaCl. No presente estudo foram investigadas 3 condições de revestimentos galvanizados obtidos por meio de processo industrial sobre o aço ASTM A36: G (aço galvanizado); C10 (galvanização + cromatização por 10s) e C30 (galvanização + cromatização por 30s). As amostras foram submetidas a imersão em zinco fundido por 2 min e o banho cromatizante apresentava concentração de cromo de 0,46% m/v de Cr3+, sendo todo o processo executado na empresa Galvanisa (Igarassu-PE). Foi realizado o monitoramento da espessura dos revestimentos e da rugosidade das superfícies. Para avaliação da microestrutura do revestimento foram obtidas micrografias por MEV e análise composicional foi realizada por EDS. Para análise da resistência à corrosão foram realizados ensaios de polarização linear em solução de NaCl 3,5% e posteriormente analisada a morfologia e composição das superfícies oxidadas através de MEV e EDS, respectivamente. Os resultados indicaram que os revestimentos obtidos apresentam heterogeneidade quanto à espessura, rugosidade e composição. Os revestimentos C10 e C30 não apresentaram uma distribuição uniforme de Cr na superfície galvanizada, sendo observados trechos mais susceptíveis à corrosão, pela ausência desse elemento. A condição C30 apresentou menor densidade de corrente anódica, indicando um comportamento de redução da cinética de corrosão.Item Dimensionamento do grupo moto-propulsor de um aeromodelo(2024-02-19) Batista, Leonardo Henrique Tavares; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/1898774956397470A aviação destaca-se como um dos pilares essenciais na sociedade moderna, oferecendo mobilidade, praticidade e conforto aos indivíduos. Nesse aspecto, os aeromodelos, que representam o primeiro passo na jornada da aviação, são objetos de estudo neste trabalho. Um aspecto crucial na construção desses aeromodelos é o conjunto motopropulsor, formado pelo motor e pela hélice. Este estudo explora o processo de determinação do desempenho desse conjunto para o desenvolvimento da aeronave. Utilizando softwares como Excel e Propeller Selector, foram obtidos dados para a elaboração das análises de desempenho da aeronave. Esses dados, juntamente com outros fornecidos por diferentes áreas da aeronave, incluíram coeficientes de sustentação, de arrasto, entre outros parâmetros. Por meio de cálculos detalhados, foi realizada uma análise abrangente do desempenho da aeronave em diferentes fases de voo, desde a decolagem até a aterrissagem, sempre em conformidade com as normas da FAR-Part 23. O motor selecionado para o projeto foi o modelo elétrico D3542, enquanto a hélice escolhida tinha um diâmetro de 13 polegadas e um passo de 7 polegadas. Com essas especificações definidas, foi possível avaliar o desempenho do veículo para operar com um peso total de 12 kg. Essa análise foi essencial para garantir operações de voo eficientes e seguras, contribuindo para o avanço contínuo da aviação e da tecnologia aeroespacial.
