08.1 - Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

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    Resíduos sólidos: tecnologias e boas práticas de economia circular
    (EDUFRPE, 2018) Silva, Rodrigo Cândido Passos da; Santos, João Paulo de Oliveira; Mello, Daniel Pernambucano de; El-Deir, Soraya Giovanetti
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    Sapos, jias, calangos e serpentes ameaçados de extinção
    (EDUFRPE, 2020) Lima, Erica Suzan Martins; Dias, Emerson Gonçalves; Santos, Ednilza Maranhão dos
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    Resíduos sólidos: tecnologias limpas e boas práticas
    (EDUFRPE, 2015) El-Deir, Soraya Giovanetti; Guimarães, Elisângela da Silva
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    Resíduos sólidos: desenvolvimento e sustentabilidade
    (EDUFRPE, 2020) Santana, Rhaldney Felipe de; Aragão Júnior, Wilson Ramos; El-Deir, Soraya Giovanetti
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    Guia das aves do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE
    (EDUFRPE, 2020) Pereira, Glauco Alves; Passos Filho, Paulo de Barros; Oliveira, Fernanda Gabriela Santos de; Leal, Edson Silva Barbosa; Borges, Sawana Caroline de Aquino; Neves, Rachel Maria de Lyra; Telino Junior, Wallace Rodrigues; Azevedo Júnior, Severino Mendes de
    A ideia da elaboração deste guia surgiu nas dependências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante as aulas de Ecologia de Aves da primeira turma do Mestrado em Ecologia, no segundo semestre de 2011. Essa primeira turma concluiu, com êxito, o Mestrado em 2012. De lá para cá, muita coisa mudou no campus, mas outras continuaram quase que da mesma forma como deixamos: alguns departamentos surgiram, outros foram ampliados, com a construção de novos prédios, mas as aves que habitam o campus diariamente, lá estão; elas se reproduzem, se alimentam, dormem, enfim, realizam todo o seu ciclo de vida no campus, contudo, de forma invisível para a maioria que trabalha, estuda ou transita pela Universidade. O propósito inicial desta obra foi diminuir essa“invisibilidade” das aves, fazendo com que as pessoas percebamque o campus é ‘vivo’, pois as aves que ali habitam realizam interações ecológicas importantes para a nossa saúde e bem-estar, pois controlam as populações de animais que podem trazer riscos à saúde, como ratos e mosquitos transmissores da dengue, Aedes aegypti e A. albopictus. Além disso,as aves são importantes elementos na dispersão de sementes e no processo de polinização, colaborando diretamente na restauração e na reprodução dos vegetais. Mesmo com as áreas verdes existentes no campus, e sabendo da importânciade sua manutenção, poucos estudos foram publicados sobre a avifauna existente naUFRPE. A maioria das informações está no livro ‘Aves no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco’ (Farias & Mendes, 1995), e em alguns anais e resumos. Compilando esses dados, e indo exaustivamente ao campo, surgiu esta obra, que retrata 70 espécies de aves e divulga a listagem das aves da UFRPE, atualmente com 118 espécies.Esperamos que este livro satisfaça a curiosidade dos discentes, professores, observadores e amantes das aves, e que possa despertar o interesse das pessoas que queiram adentrar no mundo da Ornitologia e/ou da observação de aves (Birdwatching).
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    Educação ambiental na gestão de resíduos sólidos
    (EDUFRPE, 2016) El-Deir, Soraya Giovanetti; Aguiar, Wagner José de; Pinheiro, Sara Maria Gomes
    O presente livro foi organizado em capítulos, que versam a respeito de dois temas. O tema “percepção ambiental” reúne estudos voltados à investigação e à análise da percepção, do conhecimento e dos comportamentos e atitudes dos atores sociais em relação aos problemas ambientais, atrelados à insustentabilidade das práticas de consumo/destinação, e à ausência de um gerenciamento de resíduos mais eficaz. Além de ressaltar o valor da percepção dos indivíduos para o planejamento e a concretização de processos educativos, os trabalhos reunidos neste tema trazem possibilidades diversas de abordagem metodológica, apresentando diferentes técnicas e métodos de pesquisas de percepção ambiental. Já o tema “práticas educativas” agrega trabalhos resultantes, na maioria, de estudos de caso e de relatos de experiências vivenciadas nos diferentes contextos da educação ambiental, desde os espaços formais, representados pelas escolas e instituições de educação profissionalizante, até os espaços não-formais, como os espaços corporativos e os espaços comunitários.