Direitos Humanos e Justiça (PROExC)
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Item Caravana de Saberes – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2009) Tenório, Alexandro CardosoTítulo: Caravana de Saberes – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior Departamento: Educação (DED) Modalidade: Projeto Área Temática: Direitos Humanos Proponentes do projeto: • Coordenador: Alexandro Cardoso Tenório • Um bolsista de extensão: Maria Manoela Paes Galindo (DED/PRAE/UFRPE) • Dois voluntários do Conexões de Saberes (SECAD/MEC) Público-alvo: Professores, Familiares e Responsáveis dos Alunos de 8 Escolas Públicas Estaduais localizadas em bairros próximos à UFRPE. Período de execução: Maio de 2009 a outubro de 2009. Produto que será gerado: Artigo de divulgação científica, participação em eventos de extensão, mapeamento das condições de acesso às Instituições de Ensino Superior, contribuição com a diminuição nos índices de auto-exclusão dos egressos do ensino público para prestar o vestibular das instituições de ensino superior.Item Observatório da Família Itinerante(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2011) Fernandes, Raquel de Aragão UchôaA proposta do Observatório da Família Itinerante constituiu o primeiro movimento do grupo formado a partir do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DCD/UFRPE) com o propósito de ser organização para extensão, pesquisa, produção de conhecimentos, metodologias, compartilhamento de informações e, porque não, de proposições políticas no campo da família e direitos humanos, visando a aproximação com contextos comunitários e institucionais para além dos muros da Universidade. Objetivando criar cenários onde seja possível radicalizar a indissociabilidade e interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão. Por isto o termo itinerante é associado à intenção deste se deslocar para exercer diferentes funções no campo dos direitos humanos; exposição que se realiza sucessivamente em vários lugares diferentes. A proposta dá-se tal qual um grupo mambembe, criando a partir de linhas temáticas espaços de discussão envolvendo a escola, os agentes de saúde, representantes da comunidade, juventude, lideranças religiosas, etc. Os espaços para a instalação das oficinas, debates e atividades formativas no campo dos direitos humanos com ênfase as relações familiares e comunitárias são os mais variados possíveis e foram estabelecidos a partir dos parceiros do próprio Observatório da Família.Item Caravana da Ciência – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Miranda, Antonio Carlos da SilvaTítulo: Caravana de Ciência – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior Departamento: Estatística e Informática (DEINFO) Modalidade: Projeto Área Temática: Direitos Humanos Proponentes do projeto: • Coordenador: Antonio Carlos da Silva Miranda • Um bolsista de extensão: Andreia Gregória da Silva Santos • Dois voluntários do PET/Conexões de Saberes (SESu/SECADI/MEC) O Projeto busca envolver os extensionistas em ações relacionadas à educação enquanto um bem de direito individual e coletivo. Dessa forma, o projeto pretende alcançar professores, familiares e responsáveis dos alunos de escolas públicas estaduais com ações que permitam demonstrar ao final do Ensino Médio, o impacto da auto-exclusão nas escolhas profissionais os jovens nas escolas públicas alcançadas e permitam ainda minimizar esse efeito, através da aproximação do universo do ensino superior do mundo da escola pública, pelo diálogo entre os extensionistas e os estudantes das escolas públicas, através de feiras de Ciências com observações astronômicas associadas a feiras de Profissões. Público-alvo: Professores, Familiares e Responsáveis dos Alunos de 8 Escolas Públicas Estaduais localizadas em bairros próximos à UFRPE e na Região Metropolitana de Recife. Período de execução: janeiro de 2012 a dezembro de 2012.Item Curso de capacitação sobre os novos direitos humanos: as ações de concretização de direitos fundamentais na educação pelos professores no município de Escada(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Humanas., 2011) Maia, Fernando Joaquim FerreiraO estudo fez parte de uma capacitação de professores das escolas do Município de Escada/PE e de estudantes de licenciatura acerca das ações afirmativas e transformativas de concretização de direitos fundamentais no campo da educação. O referido curso teve duas turmas: uma no primeiro semestre de 2012 (31/03 a 30/06) e a outra turma (11/11 a 01/12). Investigação empírica e quantitativa com aplicação de um questionário com perguntas fechadas sobre o perfil social e de renda dos participantes e questões abertas que versaram sobre os temas da cidadania, direitos humanos, direitos humanos na escola, além dos projetos de vivência pedagógica. Concluiu-se que as concepções de cidadania, direitos humanos e garantia de direitos estão associadas a uma visão individualista desses conceitos. A noção de direitos humanos é vaga e desacreditada. Existe a crença que esses direitos sejam desrespeitados na sociedade e na escola. As crianças e adolescentes são apontados como protegidos pelos direitos humanos e há uma incredulidade na efetividade do Estatuto da Criança e Adolescente. Do ponto de vista das práticas educativas no âmbito familiar, julgam ser as 'palmadas' uma forma de educação. A escola não tem importância reconhecida como local de prática política mas apenas de um agir pedagógico.