TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)
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Item Desenvolvimento de um plug-in para a replicação de dados entre os sistemas NetBox e ServiceNow CMDB(2023-05-03) Silva Júnior, Manassés Júlio da; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224Este trabalho apresenta um novo plugin desenvolvido para integrar o software de configuração de rede de código aberto NetBox com o ServiceNow CMDB. Esse plugin estende a funcionalidade do NetBox, permitindo que os usuários enviem dados do NetBox para a Application programming interface (API) do ServiceNow. O NetBox é um software open-source de configuração de rede que oferece uma modelagem e documentação de redes moderna. O projeto é desenvolvido publicamente no GitHub e também age como um repositório centralizado para informações de infraestrutura de rede, incluindo inventário de dispositivos, gerenciamento de endereços IP, gerenciamento de cabos e gerenciamento de energia. Por outro lado, o ServiceNow CMDB é um repositório central que contém informações sobre os ativos e itens de configuração na infraestrutura de TI de uma organização. A integração entre essas plataformas é feita por meio da criação de plugins que ampliam a funcionalidade do NetBox, permitindo que ele trabalhe em conjunto com o ServiceNow CMDB. O projeto usa Python como a linguagem de programação principal, o framework web Django e o Docker para criar o ambiente de desenvolvimento. Em geral, esse projeto fornece uma ferramenta poderosa e flexível para que administradores e operadores de rede gerenciem sua infraestrutura de rede. A arquitetura do plugin segue a arquitetura Django MTV (Model-Template-View), em que o Model representa os dados e o esquema do banco de dados, o View lida com solicitações e respostas e o Template gera a saída HTML. A principal funcionalidade do projeto é a replicação automática das modificações Create, Read, Update, Delete (CRUD) em objetos selecionados do NetBox para o ServiceNow CMDB, feita por meio da API do ServiceNow. Esse recurso de replicação automática usa Webhooks para monitorar modificações de objetos, e o plugin lida automaticamente com a criação e exclusão deles. Webhook é um sinal enviado para um domínio de servidor especificado sempre que um evento especificado é acionado (Bai, 2022). Outros recursos incluem um lote manual e simulação para replicar dados para o CMDB. A interface visual do plugin é simples e focada em suas funcionalidades.Item Transformação digital: eliminação do uso de papel em organizações através da integração de sistemas de BPM, gestão de processos eletrônicos e gerenciamento de recursos humanos(2022-10-13) Barros, Gutenberg Duarte Neves de; Vilar, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/4618755191948983; http://lattes.cnpq.br/6466753248629314A transformação digital nas organizações está demandando cada vez mais que soluções de software distintas sejam capazes de compartilhar e trocar informações entre si para apoiar as empresas e seus gestores na tomada de decisões e também impulsionar a diminuição de trabalhos manuais e repetitivos por parte de seus colaboradores com a automação de processos. Neste trabalho foi desenvolvido soluções de software que possibilitaram integrações de sistemas BPM, gestão de processo eletrônicos, e gerenciamento de recursos humanos para atender uma demanda específica do cliente Pitang na automação do compartilhamento de informações entre estes sistemas.Item Construção de guidelines para tornar um e-commerce acessível para pessoas com deficiência visual(2022-10-10) Sá, Stefany Vasconcelos de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/8325303764845484O surgimento do e-commerce modificou a forma como as pessoas fazem compras e como consequência disso houve um aumento significativo no número de lojas on-line. Um estudo recente publicado pela Accenture mostrou que pessoas com deficiência possuem poder aquisitivoe sentem vontade de efetuar compras e atrelado às suas limitações as lojas on-line se mostram como sendo uma ótima opção para efetuar suas compras sem ter a necessidade de sair de casa. O problema surge quando essas lojas on-line não se mostram preparadas o suficiente para suprir as necessidades das pessoas com deficiências, especificamente deficiência visual, e como resultado desse despreparo ocorre a marginalização desse público-alvo, fato que fere os direitos básicos desses indivíduos. Utilizando os conhecimentos adquiridos por meio de um estudo focado sobre diretrizes Web Content Acessibility Guidelines (WCAG) e padrões de acessibilidade na internet foi possível fazer a construção de alguns artefatos que serviram como guias para tomadas de decisões e padrões de implementações. Neste guideline estão presentes técnicas de desenvolvimento de software e design inclusivo.Item Desenvolvimento de software para dimensionamento automático de painéis fotovoltaicos aplicados a sistemas IoT com restrição energética(2022-10-17) Maia, Bruno Lins; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505; http://lattes.cnpq.br/4677794271430249O crescimento do mercado de sistemas IoT (Internet of Things) tem gerado uma demanda crescente de recursos para alimentação desses dispositivos. Muitos deles são empregados em aplicações e regiões onde o acesso à energia elétrica é restrito. Uma alternativa para solucionar este desafio é a utilização da energia solar, amplamente disponível, em especial no Brasil, devido a sua localização geográfica favorável. Diante desse cenário, este trabalho propõe o estudo e a implementação de uma ferramenta de software capaz de fornecer especificações técnicas de um sistema fotovoltaico voltado a dispositivos embarcados com restrições energéticas.Item Uso de Machine Learning para identificação de solicitação de teste de confirmação em projeto de teste de software(2022-06-06) Santos, Victor Leuthier dos; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/8817589533156593Um estudo recente publicado pela Cambridge Judge Business School descobriu que os desenvolvedores perdem 620 milhões de horas por ano depurando falhas de software, o que acaba custando às empresas aproximadamente US$ 61 bilhões por ano. Este processo de depuração se torna ainda mais complexo e custoso às organizações quando o desenvolvedor não possui acesso aos recursos necessários. Utilizando a biblioteca TPOT como ferramenta de Auto Machine Learning para encontrar a melhor pipeline de um modelo foram analisados comentários do Jira afim de identificar pedidos de reteste por parte de desenvolvedores para os testadores de uma empresa. Foi construído um modelo para criação da ferramenta chamada “Preste atenção ao reteste ou Pay attention to retest” - PATRE, que utiliza Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para identificação automática de pedido de teste de confirmação, otimizando assim a rotina dos profissionais envolvidos no desenvolvimento do software. O classificador gerado após 5 gerações foi o GradientBoostingClassifier e obteve uma precisão de 0.562, e um recall de 0.529, enquanto o f1-score encontrado foi de cerca de 0.545. Enquanto que o classificador escolhido pelo TPOT após 20 gerações foi o StackingEstimator obteve os seguintes resultados: precisão de 0.48, recall de 0.735 e f1-score de 0.581. Mostrando a influência direta do número de gerações na qualidade do modelo e do classificador final. Nenhuma informação ou dado confidencial foi utilizado para a realização deste trabalho.Item Comparação de técnicas de classificação para predição de esforço no desenvolvimento de software(2019-01-31) Uehara, Matheus Pitancó de Lima; Soares, Rodrigo Gabriel Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2526739219416964; http://lattes.cnpq.br/2761038597182432A estimação de esforço de atividades é uma etapa fundamental no desenvolvimento de software, ela é de fundamental importância para que o software seja entregue com qualidade no prazo estimado. Estimativas realizadas de forma isolada das equipes de desenvolvimento tendem a se basear na estimativa de um especialista, essas estimativas são facilmente obtidas porém não refletem fielmente o esforço necessário do responsável pelo desenvolvimento da atividade, enquanto abordagens que envolvem o time de desenvolvimento tendem a ser mais assertivas no entanto demandam mais tempo e mais pessoas envolvidas neste processo de estimativa. Neste trabalho é apresentado como o aprendizado de máquina pode auxiliar de forma automatizada os times na melhoria de estimativas de esforço diminuindo o tempo necessário para sua realização. Através dos experimentos foram obtidos resultados que validam a viabilidade da técnica utilizada para extração de características e classificação na estimativa de esforço a partir da descrição textual das atividades. Os resultados dos classificadores variaram de 31% à 33% de F-measure.
